A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

sábado, 27 de agosto de 2011


POEJO

Dados Gerais:

O poejo (Mentha pulegium) é uma das espécies mais conhecidas do género Mentha é uma planta originária da Europa e Ásia Ocidental, possui sabor refrescante e é aromático como a hortelã. Planta vivaz, perene, de 30 a 50 cm de altura, com talos erguidos ou prostrados, folhas pequeninas,  verde escuras e flores brancas, lilases ou radas, é uma planta rasteira, bastante resistente e que se espalha com facilidade. Também é conhecida como erva-de-são-lourenço e menta selvagem. É uma espécie de menta que se diferencia das outras por possuir odor mais forte, a planta desprende um aroma adocicado e agradável.

Utilização/Preparo:

Na cozinha, suas folhas são usadas frescas no cozimento de carnes de sabor forte, como de ovelha, de carneiro, de cabrito e de bode, ou ainda para finalizar e decorar pratos. É uma erva bastante difundida na Itália. Tempera saladas de frutas e verduras, aromatiza sucos e drinques. Chás refrescantes de verão e também usados nos molhos de mentas para acompanhar carnes de carneiro e ovelha.

Conservação:

Uma forma prática de armazenar o poejo é fazer um pesto com as folhas do poejo, em um pote de vidro bem lavado, coloque duas xícaras de poejo, meia xícara de azeite extra virgem e meia colher de café de sal.

Cuidados na Compra:

Verifique sevas folhas devem estão bem verdes, sem queimaduras ou pontos pretos.

Cuidados no Uso:

Como as demais mentas, o poejo não deve ser consumido em grandes quantidades, pois a pulegona contida na planta pode exercer ação paralisante sobre o bulbo raquidiano.

Curiosidades:

Na Nova Inglaterra (EUA), é conhecido como folha da bíblia.
Recebeu esse nome de Plínio, por sua reputação de afastar pulgas (oulex em latim). 

Usado nas viagens dentro dos sapatos, evita enjôos de ar e mar.

Alguns povos da Antiguidade usavam o poejo para confeccionar coroas empregados em cerimônias religiosas.

Os antigos chineses também já faziam referências a suas virtudes calmantes e antiespasmódicas.

Algumas receitas:

Licor de Poejo
 
Rendimento:
3 a 4 litros

Ingredientes:
1 ramo grande de poejo (ou folhas bem secas)
800 ml de vodka
800 g de açúcar cristal ou refinado
750 ml de água filtrada

Modo de preparo:
Lave bem as folhas e pique com uma tesoura em pedaços pequenos. Coloque as folhas para maceração em um vidro de boca larga juntamente com a vodka. Deixe macerar em local escuro por 15 dias ou mais, devendo mexer diariamente. Depois dos 15 dias, coe com um coador de pano. Feito isto, prepare a calda com a água e o açúcar, deixe ficar meio rala e espere esfriar. Agora junte a infusão do poejo com a calda, mexendo com colher de pau para dissolver tudo. Filtre com filtro de papel e engarrafe. Mantenha em local escuro por mais 30 dias ou mais. Sirva gelado

Açorda de Poejo

Rendimento:
3 a 4 porções

Ingredientes
 1 maço poejo
125 g de bacon em fatias
125 g de linguiça cortada em rodelas
1 cebola
2 dentes de alho:
1,5 litros de água fervente
sal a gosto
pão

Modo de preparo
Frite o bacon e a lingüiça até dourar bem e reserve, esta mesma panela juntar a cebola picada, os dentes de alho picados e metade do poejo. Deixar refogar. Acrescente a água e junte a outra metade do poejo. Tempere com sal. Corte fatias de pão muito finas, disponha no fundo da terrina e deite o caldo por cima. Acompanhe com a linguiça e o bacon frito.

Creme de Melão com Poejo

Rendimento:
4 a 6 porções
Ingredientes
1,5 kg melão inteiro
2 potes de iogurte natural
10 g de folhas de poejo
½ colher de café de sal
½ colher de café pimenta do reino moída

Modo de preparo
Descasque o melão e corte em cubos, junte o iogurte, o poejo, o sal e a pimenta, triture bem tudo. Finalmente, retifique os temperos e sirva em taças individuais

Nenhum comentário:

Postar um comentário