A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

sábado, 27 de agosto de 2011

RAIZ FORTE

Dados Gerais:

A raiz forte (Armoracia rusticana) ou rábano-picante (horseradish, em inglês), provem de um vegetal com raiz larga e branca, folhas basais e flores brancas. Nativa das regiões temperadas do Leste da Europa até a Rússia, Polônia e Finlândia, foi acrescentada à lista de condimentos recentemente. As raízes crescem mais no outono e julga-se que seu s abor aumenta com o clima frio.
A raiz forte é uma planta da família da mostarda, utilizada na culinária européia desde a Idade Média. Produz raízes cilíndricas brancas que, quando raspadas, exalam um odor penetrante e muito picante, além de óleos voláteis, que fazem os olhos lacrimejarem. As raízes inteiras não têm odor. As raízes são usadas como condimento, principalmente na culinária oriental.

Utilização/Preparo:

É usada como ornamento à mesa, mas também constitui importante condimento picante para carnes assadas, ostras cruas, peixes e língua defumada; ou na preparação de molhos, para coquetel e no vinagre de raiz-forte; para dar sabor à mostarda pronta e iguarias orientais, como sushi. É excelente no preparo de salsichas, arenques e saladas cruas, como as de pepino e de rabanete.
Em função da semelhança de seu sabor e odor, quando misturada com corante verde, é largamente usada na substituição do wasabi, ingrediente fundamental da culinária japonesa.
Para preparar a raiz forte raspe a casca expondo a polpa branca. Se não for tão nova, o melhor é descascar a raiz-forte com um cortador de legumes, eliminando antes os brotos. Em seguida, corte em lâminas finas e processe de acordo com o uso.

Conservação:

A raiz forte fresca pode ser armazenada por várias semanas na geladeira, embalada em saco plástico, próprio para alimentos, ou no congelador. Nesse caso, congele em pedaços pequenos (porção para ser usada uma só vez). Quanto mais tempo for armazenada, menos picante fica a raiz-forte. Em pó, deve ser armazenada em recipientes secos e bem fechada, guardada em local arejado e longe da luz.

Cuidados na Compra:

A raiz-forte pode ser encontrada na forma fresca e em pó. No caso da fresca, evite as que se apresentarem secas ao toque e as leves, o que significa perda da seiva e do sabor marcante do tempero.

Cuidados no Uso:

É contra-indicado para pessoas com problemas de estômago ou intestino.

Curiosidades:

A raiz-forte não é o wasabi. São plantas bem distintas, de sabor, aroma, cor, formato, origem, aplicação totalmente diferente. 

Muitas vezes o “wasabi” é feito a partir de raiz-forte, mostarda e corante.

Algumas receitas:

Bife Suíço

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
1 cebola pequena cortada em rodelas
sal a gosto
2 colheres de sopa de óleo
1 xícara de chá de farinha de trigo
1 pitada de pimenta do reino
2 dentes de alho amassados
1 kg de coxão mole em bifes
2 colheres de sopa de raiz forte ralada

Modo de preparo:
Tempere os bifes com o sal e o alho e coloque-os em uma tigela. Cubra com filme plástico e deixe tomar gosto por 10 minutos. Em seguida, empane os bifes na farinha de trigo, temperada com 2 colheres de chá de sal e a pimenta do reino.  Aqueça o óleo na panela de pressão e frite os bifes por 5 minutos, ou até ficarem levemente dourados. Junte a cebola, salpique a raiz-forte e adicione 12 colheres de sopa de água. Tampe a panela e, assim que começar a chiar, deixe cozinhar por mais 10 minutos, ou até a carne ficar macia. Se preferir, sirva com arroz com ervas.

Molho de Raiz Forte

Rendimento:
3 a 4 porções

Ingredientes
1/2 xícara de chá de raiz-forte fresca ralada
1/2 pãozinho cortado
1/2 copo de leite
1/2 copo de creme de leite
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
3 colheres de sopa de suco de limão

Modo de preparo
Junte todos os ingredientes, inclusive a raiz-forte. Bata bem no liquidificador e bata até ficar um creme fofo. Passe tudo por peneira. Sirva com saladas de legumes, com carne assada ou peixe, com frios etc.

Batata com Presunto e Manteiga de Raiz Forte

Rendimento:
2 a 4 porções

Ingredientes
2 batatas grandes
½ xícara de chá de manteiga com sal em temperatura ambiente
1 colher de sopa de raiz forte em pó
½ maço pequeno de ervas frescas picadas (salsinha, sálvia e cebolinha verde)
300 g de presunto magro cortado em cubos médios
sal a gosto

Modo de preparo
Misturar numa tigela a manteiga com a raiz-forte. Em seguida, passar por uma peneira de malha fina, aparando numa tigela. Acertar o sal, se necessário. Reservar 1 colher de sopa da manteiga temperada e distribuir o restante num prato, fazendo 4 montes com a ajuda de duas colheres. Reservar no congelador. Lavar bem as batatas, escovando as cascas, partir ao meio no sentido do comprimento, colocar numa panela com água e tampar. Levar ao fogo e deixar cozinhar por 30 minutos, ou até as batatas ficarem macias. Retirar do fogo, escorrer a água e reservar as batatas. Colocar a manteiga reservada numa frigideira pequena e levar ao fogo. Assim que aquecer, juntar o presunto e as ervas. Refogar, salteando de vez em quando, até o presunto ficar bem quente. Acertar o sal, se necessário, e retirar do fogo. Dispor as batatas quentes nos pratos, distribuir por cima o presunto refogado e servir com a manteiga temperada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário