A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

RAS EL HANOUT

Dados Gerais:

O Ras El Hanout é uma das mais clássicas misturas de especiarias do Marrocos. O nome significa qualquer coisa como “o melhor da loja” ou “chefe da loja” em árabe, esta mistura depende muito de quem a prepara e cada loja de especiarias tem a sua versão, ela refere-se a uma mistura das melhores combinações de especiarias. Existem três tipos de misturas de Ras el Hanout: Lamrouzia, L'msagna e Monuza. Seu uso é eclético: do frango ao cordeiro, dos legumes ao peixe. Tido como afrodisíaco, ao primeiro contato seduz com seu aroma e sabor picante e fresco.
  
Utilização/Preparo:

A grande vantagem do Ras El Hanout é a sua versatilidade. Pode ser utilizado no nosso dia-a-dia em qualquer ensopado de carne, peixe ou legumes. Pode ainda ser polvilhado sobre qualquer bife de carne, ou de peixe, enriquecendo e dando um toque exótico nos pratos de todos os dias. Na verdade, não há combinação exata de especiarias que compõem Ras El Hanout. Cada loja, empresa ou pessoa teria a sua própria combinação secreta contendo mais de uma dúzia de especiarias. No entanto, há algumas especiarias que compõem sempre a base desta mistura, tais como: Açafrão-da-terra, Canela, Coentro, Cominho, Cravo, Gengibre, Noz Moscada,  Pimenta da Jamaica e Pimenta do Reino

Receita Básica

Ingredientes:
1 colher de chá sal
1 colher de chá cominho em pó
1 colher de chá gengibre em pó
1 colher de chá açafrão da terra em pó
3/4 colher de chá canela em pó
3/4 colher de chá pimenta preta moída
1/2 colher de chá pimenta da Jamaica moída
1/2 colher de chá sementes de coentro em pó
1/2 colher de chá noz moscada moída
1/4 colher de chá cravo moído

Misture tudo e guarde num frasco para especiarias.

Algumas receitas:

Frango Ras El Hanout com Ameixas Secas

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
4 peitos de frango
1 1/2 colher de chá de Ras el Hanout
1 cebola grande
250 ml caldo de galinha
150 g ameixas secas sem caroço
3 colheres chá de mel
3 colheres chá de sumo de limão
3 colheres chá de água de rosas
manteiga para fritar
sal a gosto

Modo de preparo:
Comece por aquecer a manteiga numa frigideira e junte as especiarias (Ras el Hanout) tendo sempre cuidado para não as deixar queimar, em seguida frite os peitos de frango por cerca de um minuto de cada lado e retire da frigideira. Adicione a cebola fatiada e deixe refogar até estar translúcida, nesta altura coloque o caldo de galinha, as ameixas, o sumo do limão, o mel, sal e a água de rosas e deixar em fogo brando 15 a 20 minutos para reduzir e apurar. Quando achar que o molho está no ponto junte então os peitos de frango e deixe cozinhar uns 15 minutos até estarem bem cozidos, mas não secos. Sirva quente.

Ras El Hanout em Acém Bovino

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
3 colheres de sopa de óleo
1 kg de acém bovino cortado em cubos
2 cebolas grandes picadas
2 dentes de alho
2 tomates grandes maduros
1 copo de iogurte natural
2 colheres de sopa de Ras El Hanout
sal a gosto

Modo de preparo
Coloque o óleo em uma panela de pressão, acrescente o acém e deixe-o fritando em fogo baixo. Quando os cubos estiverem dourados, coloque as cebolas e os dentes de alho laminados finos. Misture bem e acrescente os tomates sem peles e sem sementes.

Deixe fritar um pouco mais, coloque duas xícaras (chá) de água quente, o iogurte, o Ras El Hanute acrescente sal, se necessário. Cozinhe por 20 minutos na pressão, ou até que a carne esteja macia.

Espetinho de Frango com Ras El Hanout

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
1 kg de peito de frango desossado cortado em cubos médios
2 cebolas picadas
3 dentes de alho amassados
raspas de 2 limões sicilianos
2 colheres de sopa de manteiga clarificada
3 colheres de sopa de azeite
1 colher sopa de Ras El Hanout
sal a gosto

Modo de preparo:
Misturar todos os ingredientes (exceto a manteiga) e deixar marinando por 1h, sob refrigeração. Reservar o caldo. Montar os espetinhos e, em seguida, pincelá-los com a manteiga líquida (caso esteja solidificada, aqueça um pouco em banho maria). Assar em churrasqueira, chapa ou forno, virando de vez em quando e pincelando com o caldo que restou da marinada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário