A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

SAL DE AIPO

Dados Gerais:

Sal de mesa misturado com grãos de aipo secos e moídos. Tabém é obtido a partir do aipo-rábano, submetido a um processo de secagem, depois é transformado e pó. É feita uma mistura de 80% de sale 20% de aipo. É utilizado para dar sabor aos grelhados de peixe ou de carnes e em caldos e consommés. Pode ser usado para temperar o suco de tomate e outros coquetéis de legumes.


Utilização/Preparo:

Sal de Aipo (receita básica)

Ingredientes
1 colher de sopa de semente de aipo
2 colheres de sopa de sal grosso não refinado

Modo de Preparo:

Coloque as sementes no liquidificador e processar a velocidade mais alta até ficarem bem batidas, provavelmente cerca de 30 segundos. Depois adicione o sal e processe e alta velocidade até que o sal fique tão fino o como você desejar.
Guarde em um pote pequeno com uma tampa que vede bem.

Algumas receitas:

Bolinho de Mortadela

Rendimento:
65 bolinhos

Ingredientes:
3 colheres de sopa de óleo
½ colher de sopa de cebola picada
3 dentes de alho amassado
½ pimenta dedo de moça picada
450 g de mortadela
3 colheres de sopa de mostarda
Sal de aipo a gosto
3 colheres de sopa de salsinha picada
3 colheres de sopa de cebolinha picada
Louro e cominho em pó a gosto
Sal, se necessário
300 ml de leite
8 colheres de sopa de farinha de trigo
Para empanar:
3 claras de ovo ligeiramente batida com 6 colheres de sopa de óleo
farinha de rosca ou pão torrado e triturado para empanar

Modo de preparo:
Aqueça o óleo e refogue a cebola, o alho, a pimenta, a mortadela, a mostarda, o sal de aipo, a salsinha, a cebolinha, o louro e o cominho, acerte o sal. Adicione a farinha e o leite. mexa até obter uma massa homogênea e firme.  Cozinhe por uns 10 minutos ou até desgrudar do fundo da panela, deixe esfriar.
Para empanar, passe na farinha de rosca, na clara batida com óleo e novamente na farinha de rosca e frite em óleo quente até dourar. Sirva com limão.

Coxas de Frango Grelhadas

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
8 coxas de frango
4 colheres de sopa de catchup
2 colheres de sopa de molho inglês
1/2 cebola pequena picada
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de suco de limão
Sal de aipo
Páprica doce

Modo de preparo:
Misture o catchup com o molho inglês, a cebola, o açúcar e o suco de limão.    Tempere a gosto com sal de aipo e a páprica doce.  Pincele as coxas de frango com essa mistura. Deixe de molho em local fresco durante o maior tempo possível (até 8 horas). Esquente a grelha em temperatura média. Retire as coxas da marinada e asse por 20 minutos, até que estejam grelhadas. De vez em quando, vire e regue com o molho. Misture a marinada com o líquido que se formou na assadeira da grelha e despeje sobre as coxas grelhadas. Sirva imediatamente.

Cachorro Quente de Chicago

Rendimento:
1 porção

Ingredientes:
1 salsicha
1 pão de cachorro quente
1 colher de sopa de mostarda
1 colher de sopa de relish doce de pepino
1 colher de sopa de cebola picada
4 fatias de tomate
1 pepino em conserva
4-6 fatias jalapeno em conserva
1 pitada de sal de aipo

Modo de preparo:
Cozinhe a salsicha em água fervendo por 5 minutos. Coloque uma cesta de cozimento a vapor por cima e esquente o pão nela enquanto a salsicha cozinha.
Coloque a salsicha no pão e coloque as coberturas por esta ordem: a mostarda, o relish, a cebola, fatias de tomate, pepino em conserva, jalapenos e sal de aipo. Os tomates devem fica por cima da salsicha e o pepino por baixo dela. Nem pense em ketchup.

Nenhum comentário:

Postar um comentário