A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

SAL DE ERVAS

Dados Gerais:

O "sal de ervas" preparado com partes iguais de sal e ervas que poderão ser frescas ou desidratadas, ajuda na diminuição de sal absoluto e agrega propriedades antioxidantes e antiinflamatórias provenientes de substâncias bioativas encontradas nas ervas. A associação dos fitoquímicos com o sal produto tão aceito na mesa da população favorecem para o tratamento e prevenção das doenças cardiovasculares. A mistura pode ser acrescida em qualquer preparação em substituição ao sal realçando o sabor do alimento. É importante lembrar que o sal, como fonte de sódio, não deve ser retirado totalmente da dieta, por ser um mineral importante controle de líquidos celulares, além de desempenhar um papel de conservação dos alimentos. 
Por isso o mais importante é controlar sua ingestão e não eliminá-lo totalmente da dieta. A combinação do alecrim, manjericão, orégano e sal marinho é uma excelente alternativa para substituição do sal, reduzindo o teor de sódio na receita. O alecrim é excelente para a digestão. O orégano tem ação antifúngica. O manjericão é fortificante e antigripal.

Utilização/Preparo:

Sal de Ervas Secas

Ingredientes
20g de alecrim desidratado
20g de manjericão desidratado
20g de orégano desidratado
20g de sal marinho

Modo de Preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador. Armazenar em um recipiente de vidro e utilizar como substituto do sal.

Sal de Ervas Frescas

Ingredientes:
01 maço de Salsinha
01 maço de Salvia
01 maço de Tomilho
10 folhas de Louro
02 maços de Manjericão ou Alfavaca
03 ramos de alecrim
05 flores de cravo
02 kg de sal fino

Modo de Preparo:
Bata em um liquidificador 500g de sal com todas as ervas, pode colocar os talinho sem problemas, é muito importante que bata com o sal, pois ele funciona como um abrasivo facilitando a trituração de todos os temperos, depois é só mistura o restante do sal branco manualmente.
Este sal pode ficar armazenado por trinta dias em temperatura ambiente, pois uma das qualidades do sal é a conservação de alimentos.

Algumas receitas:

Bife Buenos Aires
 
Rendimento:
1 porção

Ingredientes:
1 bife de contra- filé de aproximadamente 200 g
120 g de cogumelos frescos do tipo shitake, cortados em tiras
20 g de manteiga sem sal
1 colher sobremesa de molho shoyu
2 batatas médias descascadas e cortadas em oito
Sal de ervas
Sal grosso

Modo de preparo:
Coloque o bife em uma chapa de ferro bem quente ou então na brasa da churrasqueira. Depois de dourado de um lado (selado), vire a carne e salgue com sal grosso. Deixe a carne assando até que comecem a aparecer gotas de sangue no lado superior. A carne estará ao ponto. Enquanto a carne grelha, derreta a manteiga e coloque o shitake para refogar com o molho shoyu, até que fique cozido. Pré-cozinhe as batatas cortadas em oito e depois as frite em óleo abundante, salgando-as com o sal de ervas.

Pernil de Cordeiro com Sal de Ervas

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
1 pernil de cordeiro
1 porção de sal de ervas
1/2 xícara de chá de azeite
Para o sal de ervas:
4 dentes de alho espremidos
3 folhas de louro
1 colher de sopa de pimenta do reino branca em grãos
3 colheres de sopa de sal grosso
3 colheres de sopa de azeite
3 colheres de sopa de alecrim fresco

Modo de preparo:
Faça o sal de ervas colocando todos os ingredientes em uma vasilha e esmagando com um pilão. Passe o sal de ervas em todo o pernil. Deixe coberto, na geladeira, por cerca de 1 hora (no mínimo). Retire da geladeira e deixe em temperatura ambiente por cerca de 1 hora. Regue com azeite, enrole em papel alumínio (não basta cobrir o tabuleiro, tem que enrolar o pernil) e leve ao forno com 200° C por cerca de 3 horas. Retire o papel alumínio e deixe mais 2 horas.

Pimentão Recheado com Macarrão

Rendimento:
4 porções

Ingredientes:
250 g de macarrão conchinha
sal
100 g de milho em conserva
4 pepinos em picles
1 cebola branca
1 pimentão verde, 1 vermelho e 1 amarelo
150 g de queijo cheddar ou emental
½ maço de manjericão
Pimenta-do-reino
suco de limão
Molho:
2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
2 colheres de sopa de óleo de semente de uva
100 g de creme de leite batido
sal de ervas
pimenta-do-reino moída na hora

Modo de preparo:
Cozinhe a massa numa panela com bastante água e sal; escorra e deixe esfriar. Escorra a água do milho e corte os pepinos em cubos. Descasque a cebola e corte também em cubinhos.
Corte ao meio o pimentão verde. Retire as sementes, lave e corte em pedaços pequenos. Corte ao meio os pimentões amarelo e vermelho e limpe-os, sem remover os cabinhos. Lave as duas metades de cada um e deixe escorrer. Corte o queijo, sem a casca, em cubos.
Para preparar o molho, coloque numa tigela o vinagre, o óleo e o creme de leite, e misture. Tempere bem com sal de ervas e pimenta. Acrescente os pedaços de pimentão, os cubos de queijo, o milho, o pepino, a cebola e a massa ao molho, e misture.
Lave e seque o manjericão. Corte ½ das folhas em tiras finas e misture-as à salada. Tempere com mais sal, pimenta e suco de limão a gosto. Recheie as metades dos pimentões com a salada. Decore com o restante do manjericão e sirva em seguida. Para acompanhar, pão de centeio torrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário