A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

sexta-feira, 26 de agosto de 2011


SAL

Dados Gerais:

Existem mais de 300 variedades de sal, que são divididos em dois grupos: o marinho e o de rocha. O primeiro se origina da evaporação da água do mar e o segundo é retirado de minas subterrâneas que surgiram quando antigos lagos ou mares secaram.
 Do ponto de vista nutricional, o sal é uma grande fonte de sódio, mineral fundamental na regulação do volume de líquido no corpo, na condução de impulsos nervosos e na contração muscular. No entanto, o sódio também é abundante na maioria dos alimentos naturais. Assim, é adicionado aos alimentos mais pela satisfação do paladar do que por uma real necessidade do organismo.
Durante um longo tempo o sal foi considerado muito precioso para a preservação dos alimentos e foi chamado de ouro branco. Os Gregos e Romanos, utilizavam o sal como moeda para suas compras e vendas e com este condimento os romanos eram pagos, por isso surgiu a palavra salário que deriva de sal. Foi também considerado um artigo de luxo e só os mais ricos tinham acesso a ele.

O sal em seu estado puro consiste de cloreto de sódio e é encontrado em grande quantidade na natureza, em alguns casos são adicionados a ele substâncias ou temperos para o seu uso culinário.
Sal de Cozinha, de Mesa ou Refinado: O sal de cozinha é o mais usado. Ele é processado para remover impurezas e contém antiaglutinantes como o fosfato de cálcio. Como tem u ma textura fina, o sal de cozinha é fácil de medir e se mistura de maneira homogênea. O sal de cozinha pode ser iodado ou não iodado, neste sal pelas leis brasileiras deve-se ser adicionado iodo para se evitar o bócio.



Sal Marinho: É um potencializador de sabor e vai bem com carnes e mariscos, o processo para fazer esse sal acaba preservando os seus nutrientes, outro beneficio é que não recebe aditivos químicos. Existem diversos tipos, dependendo da procedência e a cor de seus cristais pode variar. Muito usado na cozinha macrobiótica.

Sal Grosso: O Sal é encontrado na natureza em pequenos cristais. Chamamos de sal grosso por não ter passado por processos de refino. Na culinária é comumente usado em churrasco, assados de forno e peixes curtidos.





Sal Light: seu teor de sódio é reduzido, sendo fruto da mistura de partes iguais de cloreto de sódio e cloreto de potássio. É ideal para pessoas em dietas com restrição ao sal .

Flor de Sal: também chamado de coalho é constituída pelos cristais de sal que se formam à superfície da água, durante a produção de sal marinho em salinas. Como não é beneficiada, a flor de sal contém todos os nutrientes da água do mar, como magnésio, iodo e potássio. A flor do sal é colhida diariamente, cuidadosamente e com um instrumento apropriado, evitando tocar o fundo. A flor do sal é um ingrediente comum na moderna alta gastronomia, utilizada mundialmente por apreciadores e chefes de cozinha, devido ao seu sabor especial e sua maior riqueza em oligoelementos e micronutrientes.




Fumée de Sel: é um sal formado por cristais que ficam na camada superior aos da Flor de Sal. Eles são colhidos e defumados a frio em barricas de carvalho que foram usados por anos envelhecendo vinhos de uva Chardonnay. É normalmente utilizado para finalizar pratos e temperar saladas.

Sal Kosher: Este sal contém cristais grossos e irregulares que tanto pode ser extraído de mina ou do mar , desd e que seja sob supervisão de rabinos. Sendo sua granulação mais grossa, tem a preferência dos chefes de cozinha, porque adere com muito mais facilidade a superfície das carnes.



Sal de Guérande: Considerado como o melhor do mundo este sal tem sua produção artesanal. Extraído da cidade de Guérande, região da Bretanha francesa torna-se um condimento caro. Com uma leve cor acinzentada, é muito rico em oligo-elementos, muito natural e sem nenhum tipo de aditivos.

Sal Defumado: os cristias de sal são colocados sobre o calor do fogo produzido por madeiras nobres. Muitas vezes essa madeira é proveniente de antigos barris onde foram envelhecidos vinhos diversos conferindo ao sal aromas e sabores diferentes. O sal defumado pode ser usado em diversos tipo de comida e adiciona obviamente um sabor defumado aos pratos onde é utilizado.



Sal Maldon: é um sal inglês, de grande pureza, e com um forte sabor salgado, muito apreciado pelos chefs e gourmets. Um de seus usos mais comuns: adicionar uma pitada de sal Maldon a um filé de carne recém cozido (justo no momento de servi-lo). O resultado é delicioso!


Sal Negro: também conhecido como Kala Namak ou sal indiano preto é ideal para o preparo de molhos de saladas e massas e também para o preparo de carnes. Tem uma textura crocante e é solúvel, o sabor lembra bastante a gema de ovo por conter o enxofre e ferro na composição. Não é negro, mas possui um forte sabor e cheiro de enxofre. Produto indiano.



Sal Vermelho Havaiano: de cor avermelhada, tem um ligeiro sabor adocicado e a terra. É um sal não refinado, rico em minerais, derivados da água do mar e de vestígios de argila, que enriquecem este sal com óxidos de ferro. O sal havaiano do mar de Alaea contém argila purificada rica em minerais e tem gosto muito suave. Muito aconselhado para carnes assadas ou grelhadas, tal como é utilizado nas especialidades de carne havaianas.

Sal Preto Havaiano: tem origem na ilha Molokai. A sua cor preta acetinada, deve-se à existência de carvão activado na sua composição. Sabor ligeiramente semelhante ao da nóz, muito utilizad o em marisco e aves, mas óptimo também para massas, saladas e outros petiscos, dando um toque artístico a qualquer prato.




Sal Murray River: é um sal colorido da Austrália. Os cristais coloridos derretem rapidamente e têm um gosto maravilhosamente suave, de cor rosa alaranjada, tem forma de flocos com uma textura crocante e é muito aromático, excelente para peixes e frutos do mar.

Sal de Chipre: tem um formato piramidal e é um sal atualmente muito usado entre os chefs do mundo todo. A textura e o gosto suave e a versatilidade, fazem dele ideal para cozinhar e para enfeitar um prato. Metalizado e o aspecto crocante fazem desse sal um tempero versátil, que combina com diversos sabores e texturas, com os do foie grãs e do ceviche de viera.



Sal Rosa do Himalaia:  Esses cristais vem de uma reserva natural, aos pés da cordilheira, eles se formaram quando as montanhas eram o leito do mar. A cor rosa é resultado de um processo natural que enriquece o cristal com o tempo. É um sal ótimo para o preparo de frutos do mar, massas e saladas, pois se desfaz facilmente em contato com os alimentos. Ele fornece mais de 80 minerais, tem metade do sódio encontrado no sal comum e ainda possui um sabor delicado e delicioso.

Sal Rosa do Peru:  é retirado de reservas criadas por um antigo oceano que secou e deixou o sal preso nas montanhas do Vale Sagrado dos Incas. Está entre as opções de menor teor de sódio, perfeito para temperar peixes, aves e frutos do mar, sua aparência é grudenta graças a grande umidade nos grãos rosados do sal, além de oferecer um sabor forte.



Sal Azul: é um dos tipos mais raros extraídos de uma mina do Irã. Ele potencializa o sabor dos alimentos, mais que os outros sais. A cor azul se deve à forma como os cristais desse sal refletem a luz. O sal azul é uma raridade pois lá é o úico lugar no mundo onde se encontra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário