A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

SALSA

Dados Gerais:

A salsa, salsinha ou perrexil, podendo ser crespa (Petroselinum crispum) ou lisa ( Petroselinum sativum), é uma das espécies de hortaliças que não atinge sua importância pelo volume ou valor de comercialização mas sim pela utilização comercial como condimento. Salsa é uma das ervas mais conhecidas na culinária, entra no preparo dos mais variados pratos e costuma fazer dupla com outra planta muito conhecida, a cebolinha, compondo o famoso “cheiro verde”. Graças à suavidade de seu aroma e sabor, a salsa é um daqueles temperos aceitos até por quem não é fã de ervas aromáticas na culinária. Tanto as folhas como os talos da salsa são usados para realçar o sabor de peixes, frutos do mar, carnes vermelhas, aves, legum  es, ovos, sopas, molhos, massas, enfim, em quase todos os tipos de pratos salgados.

Utilização/Preparo:

A salsa de folhinhas crespas (ou salsa-musgo) que enfeita qualquer prato, além de temperar, também é colocada em sopas, assados, risotos (batidinha na manteiga para passar em batatas cozidas, ou em omeletes, é essencial). A salsa de folhinhas lisas trem sabor um pouco mais forte. Qualquer das duas pode ser usada em tempero de carnes de toda espécie, em sopas, refogados, pratos de forno, farofas, pastas de queijo, verduras, molhos. Tanto no preparo, como picadinha e salpicada por cima depois. Podem ser guardadas e usadas secas.  
 Deve ser acrescentada ao prato no final do cozimento, pois o seu aroma se perde com este.
Encontra-se também a salsa desidratada, Não há necessidade de reidratá-la antes de utilizar, mas nunca a acrescente em óleo quente, pois a enrijecerá. Use-a para condimentos ou simplesmente decorar.

Conservação:

Fresca – lave-a bem e coloque-a em recipientes fechados ou em saquinhos para alimentos, e guarde-a na geladeira, por no máximo uma semana.

Seca – guarde-a em recipiente fechado, em lugar protegido da luminosidade e umidade.

Congelada – Conserva-se no freezer por alguns meses. Lave bem as folhas e leve-as a congelar em recipiente aberto. Depois que tiverem congelado, coloque-as em saquinhos fechados.

Cuidados na Compra:

Na hora da compra devem-se escolher as que possuem folhas bem verdes, talos firmes e sem marcas de picadas de inseto. Folhas amarelas indicam que a salsa está velha.

Cuidados no Uso:

Não se deve comer grande quantidade durante a gravidez, uma vez que a apiole é um estimulante uterino. Alguns pássaros se intoxicam com Salsa, porém a maioria dos outros animais se alimentam dela. Evite ingerir excessivas quantidades de sementes.

Curiosidades:

Os gregos antigos já usavam a salsinha para coroar os vencedores de jogos, para decorar canteiros e em tratamentos medicinais.

Foram os romanos, os primeiros a consumi-la como alimento. Em banquetes, era oferecida aos convidados para prevenir intoxicação.

Dioscorides, um herborista grego, nomeou o gênero Petroselinum, onde “petro”, significa “pedra”, e “selinon” significa “aipo”. 

Os gregos antigos acreditavam que a Salsinha pulou do sangue de Archemorus, o Arauto da Morte. Soldados evitavam comer a Salsinha antes das batalhas. 

Ela já foi usada para fazer grinaldas para mortos e colocadas em suas tumbas.

Algumas receitas:

Patê de Salsinha

Rendimento:
1 porção

Ingredientes:
3 molhos de salsa
1 molho de cebolinha (só a parte branca)
alecrim fresco, só as folhas (um punhado, para não ficar forte)
alcaparra ou azeitona verde a gosto
sal marinho a gosto
azeite
Limão
Orégano

Modo de preparo:
Lavar a salsinha, secar bem e selecionar as folhas. Picar a salsa. Ir acrescentando os demais ingredientes até ficar tudo bem batidinho. Importante ajustar o ponto com azeite, para não ficar nem muito seco e nem muito empapuçada de azeite. Colocar num pote de vidro e guardar na geladeira. É gostoso, dura bastante e vai com tudo: pães, massas e saladas.

Alcatra com Laranja e Legumes

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes
1 cebola média em gomos
1 colher de chá de salsinha
2 laranjas médias
1 colher de chá de gengibre em pó
1 pimentão amarelo picado
3 colheres de sopa de molho de soja
½ kg de miolo de alcatra
1 pimentão vermelho picado
200 g de pimenta doce
3 colheres de sopa de óleo

Modo de preparo
Lave a carne, seque-a com papel toalha, corte em bifes bem finos e coloque em uma tigela. Regue com o molho de soja misturado com o gengibre e deixe tomar gosto por 15 minutos. Descasque as laranjas, retire a parte branca e corte-as em rodelas não muito finas. Parta as rodelas ao meio e retire as sementes. Reserve. Coloque 1 colher de sopa de óleo em uma frigideira funda e deixe aquecer um pouco. Junte os pimentões, a cebola e a pimenta. Refogue por 5 minutos, sacudindo a frigideira a todo o momento, até os legumes ficarem macios e crocantes. Retire da frigideira e reserve. Na mesma frigideira, coloque o restante do óleo e, assim que aquecer frite os bifes, pouco a pouco, até dourarem dos dois lados. Volte os legumes e adicione as fatias de laranja e a salsinha. Acerte o sal, se necessário, e deixe por mais 2 minutos, sacudindo a frigideira a todo o momento. Retire do fogo e sirva.

Almôndegas à Moda Italiana

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes
ALMONDEGAS:
1 pão francês sem casca amanhecido
1/3 de xícara de chá de leite
500g de carne moída
1 ovo
1 colher de chá de sal
3 dentes de alho amassados
2 colheres de sopa de salsinha picada
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
MOLHO:
1 cebola cortada em rodelas finas
3 colheres de sopa de azeite de oliva
1 lata de molho de tomate pronto
1 xícara de chá de água
½ xícara de chá de vinho branco
Sal e pimenta do reino a gosto
1 colher de sopa de folhas de manjericão fresco

Modo de preparo
ALMONDEGAS: Em uma vasilha, misture o pão com o leite e mexa até virar uma papa. Acrescente o restante dos ingredientes e misture com as mãos. Faça bolinhas e empane-as na farinha de trigo. Coloque-as no molho fervente, tampe e cozinhe por cerca de 20 minutos.
MOLHO: em uma panela refogue a cebola no azeite e deixe dourar claro, junte o molho de tomate e refogue. Adicione a água e o vinho. Tempere com sal e pimenta, junte o manjericão. Deixe ferver por cerca de 5 minutos em fogo médio, e só depois de decorrido esse tempo adicione as almôndegas para cozinhar.

TABELA DE COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Resultado da busca na Base de Dados de Nutrientes do USDA SR14

Salsinha, crua

Nome científico:    Petroselinum crispum

NDB No:    11297

Nutrientes

UnidadeValor por 100 g
Relacionados
Águag87.709999
Caloriaskcal36
Proteínasg2.97
Lípides totais (gordura)g0.79
Carboidratos, por diferençag6.33
Fibra total dietéticag3.3
Cinzasg2.2
Minerais
Cálcio, Camg138
Ferro, Femg6.2
Magnésio, Mgmg50
Fósforo, Pmg58
Potássio, Kmg554
Sódio, Namg56
Zinco, Znmg1.07
Cobre, Cumg0.149
Manganês, Mnmg0.16
Selênio, Semcg0.1
Vitaminas
Vitamina C, ácido ascórbico totalmg133
Tiaminamg0.086
Riboflavinamg0.098
Niacinamg1.313
Ácido pantotênicomg0.4
Vitamina B6mg0.09
Folato totalmcg152
Vitamina B12mcg0
Vitamina AUI8424
Vitamina A, RAEmcg_RAE421
Lípides
Ácidos graxos, total saturadosg0.132
Ácidos graxos, total mono-insaturadosg0.295
Ácidos graxos, total poli-insaturadosg0.124
Colesterolmg0
Fonte: USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14 (Julho 2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário