A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

SÁLVIA

Dados Gerais:

A Sálvia (Salvia officinalis) também é conhecida como salva, salva-dos-jardins e salva-ordinária. Faz parte da família das mentas. De origem Mediterrânea, desde a costa sul da Espanha até Marselha e na Itália.A sálvia é tida desde tempos imemoriais como a erva da longevidade. Quem tem sálvia em casa nunca envelhece, já dizia um velho provérbio chinês. Seu nome deriva da palavra latina salvere, que significa estar de boa saúde, curar. É uma ótima erva culinária também, mas é melhor não misturar com outras, pois como disse um cozinheiro chefe: "Na grandiosa ópera da culinária, a sálvia representa a prima donna caprichosa, que se ofende por tudo e por nada, Gosta de ter o palco por sua conta."

Utilização/Preparo:

Como erva aromática, a salva tem um sabor ligeiramente apimentado. Na cozinha Ocidental é usada para dar sabor a carnes gordas (especialmente em marinada), queijos, e algumas bebidas. Nos Estados Unidos, Reino Unido e Flandres, a salva é usada com cebola, em recheios de porco ou aves e também em molhos. Na cozinha francesa, a salva é usada para cozinhar carne branca e em sopas de vegetais. Os alemães usam-na frequentemente em pratos de salsichas. É também de uso comum na cozinha italiana. Nos Bálcãs e no Médio Oriente, é usada em assados de borrego. Principais utilizações: Patês de fígado e de queijo, Sopa de tomate, lentilha e macarrão, Tomates, purê de batata, espinafre, saladas verdes, Queijos e omeletes, Carnes gordurosas, linguiça, carne de porco, pato, Ensopado de peixes, Use com alecrim e tomilho para molho de churrasco, Pão de ervas.

Aconselha-se não se misturar esta erva com outras. O aroma de suas folhas se torna mais forte quando secas, e por isso deve ser usada com moderação.

Conservação:

As folhas frescas podem ser conservadas na geladeira, em recipientes fechados, por alguns dias.
Quando seco, este tempero deve ser guardado em vidros escuros, ao abrigo da luz, para que o seu aroma e sabor não se altere.

Cuidados na Compra:

Na hora da compra devem-se escolher as que possuem folhas bem verdes com uma fina penugem na superfície, talos firmes e sem marcas de picadas de inseto. Evite folhas murchas e amareladas. Nos grandes supermercados existem vasos com esta erva plantada.

Cuidados no Uso:

Não usar a erva em casos de insuficiência renal, durante a menstruação ou amamentação. Pode causar súbita elevação da pressão arterial. Não consumir em grandes quantidades ou por longos períodos de tempo consecutivos. Não deve ser tomado por mulheres grávidas e crianças.

Curiosidades:

Seu nome deriva da palavra latina “salvere”, que significa “curar”.

Considerada uma erva sagrada para os romanos, tinha sua colheita cercada de rituais.

A sálvia é tida como a erva da longevidade. Segundo um provérbio chinês, quem tem sálvia em casa nunca envelhece.
Na Idade Média era muito usada com finalidades medicinais, sendo que os gregos, romanos e árabes a usavam como tônico geral e contra mordidas de cobras.

Há alguns séculos seu uso medicinal foi superado pelo uso na cozinha.

Algumas receitas:

Abóbora Assada com Sálvia

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
1 kg de abóbora japonesa
10 folhas de sálvia
4 dentes de alho
sal e pimenta do reino a gosto
azeite para untar

Modo de preparo:
Pre aqueça o forno a 150ºC (temperatura baixa). Lave a abóbora e as folhas de sálvia sob água corrente. Deixe as folhas sobre papel-toalha para secar. Numa tábua, corte a abóbora em fatias finas. Em seguida, transfira para uma tigela e tempere com sal e pimenta do reino. Descasque os dentes de alho e corte-os em lâminas finas. Unte uma assadeira com um pouco de azeite. Disponha as fatias de abóbora na assadeira. Coloque as folhas de sálvia e as lâminas de alho sobre as fatias de abóbora e leve ao forno para assar por cerca de 1 hora ou até que a abóbora fique macia.

Filé de Frango ao Molho de Sálvia

Rendimento:
3 a 5 porções

Ingredientes
1 ½ xícara de chá de água
½ kg de filé de frango em bifes médios
1 cubo de caldo de galinha
100 g de cogumelo paris cortado em fatias finas
4 folhas de sálvia picada
1 xícara de chá de maionese

Modo de preparo
Em uma panela média, 1 xícara de chá da água em fogo alto. Junte a carne e esfarele o cubo de caldo de galinha e misture bem. Junte o cogumelo e a sálvia. Cozinhe com a panela parcialmente tampada por 10 minutos ou até ficar macio e secar o caldo. Coloque o frango em uma travessa e reserve. Na panela onde foi cozido o frango, junte o restante da água e deixe ferver. Acrescente a maionese, misture e aqueça em fogo médio, mexendo sempre. Cubra os filés com o molho e sirva em seguida.

Bife a Role

Rendimento:
5 porções

Ingredientes
5 bifes de coxão duro, aparados e batidos
1 cenoura
1 maço de sálvia
100 g de bacon em fatias
1 cebola média ralada
1 cubo de caldo de carne
2 latas de tomate pelado
1 dente grande de alho
2 folhas de louro
1 copo de vinho branco
Linha para atar

Modo de preparo
Tempere, apare e bata os bifes. Raspe a casca da cenoura, lave-a e corte-a ao meio, na longitudinal. Corte os pedaços de cenoura na medida da largura do bife que vai abrigá-la, enrole o bacon, e a sálvia. Enrole os bifes com o recheio e para fechá-los amarre-os com a linha. Numa caçarola doure os bifes com pouco óleo, cuidando para que dourem de todos os lados e depositem o suco da carne no fundo da panela. Adicione a cebola ralada, refogue por alguns minutos e despeje o vinho branco para levantar o fundo e obter o molho ferrugem. À parte, bata no liquidificador o tomate pelado junto com um dente grande de alho e duas folhas de louro. Despeje o líquido obtido sobre a carne na panela, raspe ainda uma vez o fundo para terminar de levantar, junte o tablete de caldo de carne e deixe cozinhar em fogo baixo até engrossar. Acerte o sal e a pimenta. Cozinhe o pappardelle, ou qualquer outra massa seca, em água já salgada e abundante , escorra, salteie na manteiga com alho e cubra com o molho que resultou da cocção da carne. Sirva com uma mescla de queijo parmesão e queijo pecorino ralados.

TABELA DE COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Resultado da busca na Base de Dados de Nutrientes do USDA SR14

Sálvia, moída

Nome científico:    Salvia officinalis

NDB No:    02038

Nutrientes

UnidadeValor por 100 g
Relacionados
Águag7.96
Caloriaskcal315
Proteínasg10.63
Lípides totais (gordura)g12.75
Carboidratos, por diferençag60.73
Fibra total dietéticag40.299999
Cinzasg7.95
Minerais
Cálcio, Camg1652
Ferro, Femg28.120001
Magnésio, Mgmg428
Fósforo, Pmg91
Potássio, Kmg1070
Sódio, Namg11
Zinco, Znmg4.7
Cobre, Cumg0.757
Manganês, Mnmg3.133
Selênio, Semcg3.7
Vitaminas
Vitamina C, ácido ascórbico totalmg32.400002
Tiaminamg0.754
Riboflavinamg0.336
Niacinamg5.72
Ácido pantotênicomg0
Vitamina B6mg2.69
Folato totalmcg274
Vitamina B12mcg0
Vitamina AUI5900
Vitamina A, RAEmcg_RAE295
Lípides
Ácidos graxos, total saturadosg7.03
Ácidos graxos, total mono-insaturadosg1.87
Ácidos graxos, total poli-insaturadosg1.76
Colesterolmg0
Fonte: USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14 (Julho 2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário