A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

URUCUM


Dados Gerais: 

O urucum (Bixa orellana) é uma planta originária da América do Sul, mais especificamente da região amazônica. De suas sementes extrai-se um pigmento vermelho usado pelas tribos indígenas brasileiras e peruanas como corante e como protetor da pele contra os raios solares intensos.  Seus frutos são cápsulas armadas por espinhos maleáveis, que se tornam vermelhas (motivo do nome urucu) quando ficam maduras. Então se abrem e revelam pequenas sementes dispostas em série, de trinta a cinquenta por fruto, envoltas em arilo também vermelho.


Hoje ele é usado amplamente na indústria alimentícia como co rante de diversos produtos. Usado como corante alimentício, tém também propriedades conservantes ( o popular colorau). O urucum é um dos únicos corantes que não fazem mal à saúde; contém cálcio, potássio, ferro, fósforo, vitaminas A, B2 e C.Até 1 g pode ser ingerida para repor carotenos e beta carotenos. As sementes verdes dão corante amarelo, as vermelhas dão o corante vermelho conhecido como colorau.

Utilização/Preparo:
 
Na culinária: como condimento e também colorante, emprega-se sob a forma de pó obtido por trituração das sementes, usualmente misturadas a certo teor de outros grãos também triturados, devido ao arilo que envolve as sementes, que fornece matéria corante vermelha característica. É apreciado pela quase-ausência de sabor e por não apresentar os efeitos prejudiciais dos corantes artificiais.

Conservação:

Guardar em frasco escuro fechado, protegido da luz e do calor.

Cuidados na Compra:

Verifique a sua procedência e o prazo de validade. De preferência às semente que ainda se encontram dentro das suas cápsulas.

Cuidados no Uso:

O uso do urucum não é recomendado para mulheres gestantes ou em fase de
amamentação e também para pessoas que sejam sensíveis a algum de seus
componentes químicos.

Curiosidades:

Seu nome popular tem origem na palavra tupi "uru-ku", que significa "vermelho".

A semente do urucum produz um corante vermelho muito utilizado, assim como o jenipapo, cuja tintura é de cor negra, para a pintura corporal dos nativos amazônicos em seus diversos rituais. 

Os marajoaras pintavam suas cerâmicas com a tintura de urucum, e este é um dos únicos corantes que não é tóxico. A cor vermelha esté associada ao sol e aos guerreiros.

Algumas receitas:

Frango com Urucum

Rendimento:
2 a 4 porções

Ingredientes:
1/2 frango cortado em pedaços
1 cebola
1 tomate picado
1/2 kg de batatas picadas
1 colher de sopa de urucum
2 dentes de alho picado
2 abobrinhas
coentro
azeite
sal e pimenta a gosto
suco de 1 limão
2 xícaras de chá de água
1 colher de sopa de coentro

Modo de preparo:
Tempere o frango com sal, pimenta e limão. Aqueça o azeite na panela (de barro), frite os pedaços de frango; a seguir acrescente as batatas, o alho, a cebola e os tomates. Tampe a panela e deixe cozinhar. Aqueça o azeite e frite o urucum; coe e regue o caldo sobre o frango. Salpique coentro. Em outra panela, aqueça o azeite, e coloque as abobrinhas picadas para refogar. Corrija o sal.

Óleo de Urucum (colorífico)

Rendimento:
1  porções

Ingredientes
1 xícara de  chá de óleo de milho ou girassol
1 colher de sopa de urucum em grão

Modo de preparo
Lave as sementes de urucum, e deixe de molho em água, por 1/2 hora. Escorra bem. Enxugue ligeiramente com papel toalha, as sementes devem ficar úmidas, porém sem gotas de água, para não espirrar. Aqueça o óleo, juntamente com ½ dúzia de sementes de urucum. Quando essas sementes começarem a soltar tinta, coloque o restante do urucum, e mexa bem. Quando o óleo começar a ferver, apague o fogo e abafe. 
Cuidado, as sementes não podem começar a escurecer. Se notar que estão escurecendo, apague o fogo imediatamente. Quando esfriar, coe o óleo e descarte as sementes. Esse óleo de urucum é usado para fazer a moqueca capixaba, e é de uma bonita cor avermelhada. Experimente também para fazer sua farofa. Fica igual à dos restaurantes, bem amarelinha. Conserve esse óleo em vidros bem tapados, até ser usado.
Dica: CUIDADO. As sementes secas, colocadas no óleoquente, estouram igual pipoca.

Peixe ao Molho de Tomate

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes
1 xícara de chá de caldo de peixe
1 xícara de chá  de salsa e cebolinha picadas
1 pitada de pimenta do reino
1 1/2 xícara  de chá de coentro picado
1/2 kg de tomates sem pele e sem sementes cortado em cubos
1/2 kg de cebola
1/2 kg de postas de badejo
2 limões
2 colheres de sopa de óleo de urucum
2 cebolas pequenas em fatias
2  ½ colheres de sopa de azeite
3 colheres de chá de sal

Modo de preparo
Na panela de barro aqueça o azeite, junte a metade dos tomates e a cebola. Ferva-os por 10 minutos. À parte, tempere o peixe com sal e metade do limão. Coloque as postas no molho de tomate, junte o coentro, a salsa, a cebolinha, o óleo de urucum e os tomates restantes. Acrescente o caldo de peixe e ferva em fogo baixo por aproximadamente 10 a 15 minutos, tempere com a pimenta e o limão restante. Verifique o sal. Enfeite com cebola em rodela e coentro

Nenhum comentário:

Postar um comentário