A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

quarta-feira, 31 de agosto de 2011


DUKKAH

Dados Gerais:

Dukkah é uma mistura de especiarias egípcias, é uma combinação de sementes torradas, castanhas, gergelim e diversas especiarias que é tradicionalmente consumido no Egito. Muitas vezes, é servido com pão sírio que é passado no azeite e depois mergulhado na mistura. Diferentes variações dessa mistura é encontrada em todo o Oriente Médio e Norte da África. Ele tem uma variedade muito grande de usos.

Utilização/Preparo:

O dukkah fica muito bom polvilhado em saladas de folhas ou sobre legumes. Misturado com os temperos de um filé de frango antes de grelhá-lo fica excelente, pois a crosta torna-se linda e saborosa! Pode ser usado para fazer crosta em outros tipos de carnes e peixes grelhados e assados. Apenas tome cuidado para que ele não se queime.
Também fica gostoso quando misturado ao requeijão ou pasta de ricota e dentro do queijo quente feito com queijo minas! Saboroso e saudável!
O dukkah é muito simples de fazer, basta misturar e moer algumas castanhas à sua escolha com algumas especiarias.

Dukkah – receita adaptada

Ingredientes
½ de xícara de castanha de caju tostada
1/4 de xícara de avelãs
1/4 de xícara de pistaches
½ xícara de sementes de gergelim brancas tostadas
2 colheres de sopa de sementes de coentro
2 colheres de sopa de cominho em grãos
Pimenta do reino a gosto
1 pitada de sal

Modo de preparo
No liquidificador moer o coentro e o cominho, acrescentar as castanhas, o gergelim, sal e pimenta e moer até a textura desejada. Deve ficar como uma farofa.
 
Dukkah – receita básica

Ingredientes
75 g de avelãs
75 g de sementes de gergelim
2 colheres de sopa de sementes de coentro
2 colheres de sopa de sementes de cominho
2 colheres de sopa de pimenta do reino preta moída na hora
1 colher de chá de sal grosso

Modo de preparo
Preaqueça o forno em temperatura média (180 C). Coloque as avelãs numa assadeira e leve ao forno por cerca de 5 minutos, ou até começar a sentir o cheiro de avelã pela casa. Ainda com as avelãs quentes, coloque-as em um pano seco. Dobre o pano sobre as avelãs e esfregue com força para que as cascas das avelãs se soltem. Deixe esfriando.
Em uma frigideira sem óleo, em fogo médio, torre um pouco as sementes de gergelim, elas ficarão com uma coloração marrom claro. Despeje as sementes em uma tigela média para que elas parem de torrar e reserve. Na mesma frigideira, torre as sementes de coentro e as sementes de cominho. Mexa a frigideira até que as sementes comecem a estourar. Passe as sementes de coentro e cominho no processador até que estejam bem moídas. Misture estas sementes com o gergelim torrado.
Passe as avelãs no processador de alimentos até que estejam bem moídas. Misture-as com o gergelim e as sementes de coentro e cominho moídas. Tempere com sal e pimenta. Misture bem.

Algumas receitas:

Frango ao Dukkah

Rendimento:
4 porções

Ingredientes:
4 filés de frango
sal a gosto
100 g de ricota
100 g de cream cheese
1 colher de chá de mostarda
100 g de damasco seco cortado em tiras
1 colher de sopa de maionese
dukkah para polvilhar

Modo de preparo:
Abra os filés de frango tempere com sal. Numa vasilha, amasse a ricota, o cream cheese e acrescente a mostarda e o damasco; misture tudo. Recheie sobre os filés de frango, enrole e prenda com palito. Pincele com a maionese, salpique com o dukkah e coloque-os numa assadeira. Cubra com papel alumínio, e leve para assar em forno médio, (180ºC). Para acompanhar; brócolis cozidos e batatas (corte-as em rodelas finas, dê uma pré-cozida e frite com um fio de azeite.

Tira gosto de Dukkah

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de Dukkah
1/2 xícara (chá) de azeite
200 g de cream cheese
torradas

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes e espalhe essa pasta nas torradas. Sirva como antepasto.

Salmão com Crosta de Dukkah

Rendimento:
4 porções

Ingredientes:
4 filés de salmão
1 colher de sopa azeite
2 colheres de sopa dukkah
1 colher de chá de sal
1 / 4 colher de chá de pimenta do reino moída na hora

Modo de preparo:
Pré aqueça o forno a 180 oC. Lave e seque bem o salmão com um papel toalha e coloque numa assadeira. Regue com o azeite e polvilhe com o dukkah, o sal e a pimenta. Asse até que o meio do salmão esteja firme ao toque, mas não duro (aproximadamente 10 a 12 minutos). Retire do forno e sirva quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário