A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

quarta-feira, 31 de agosto de 2011


DASHI 

Dados Gerais:

O dashi é um ingrediente básico e indispensável na culinária japonesa, seja para cozinhar legumes, seja para preparar sopas ou macarrões. Ichiban Dashi, ichi significa número um e o ban, é o sufixo que indica números ordinais. Ichiban, portanto, quer dizer primeiro. É o primeiro dashi. É habitual ainda aproveitar a alga marinha para tirar o segundo dashi, que tem um sabor menos nobre que o primeiro. Dashi é o caldo fundamental para vários pratos japoneses, como o-suimono (sopa consomé), caldo para massas como soba, somen, udon, caldo para o o-zôni (prato de moti que se come na primeira refeição do ano), utiliz  ando-se também no cozimento de arroz tipo risoto ou de nimono (cozidos, geralmente de legumes e outros ingredientes).

Utilização/Preparo: 

Dashi é um de muitos ingredientes de sopa considerado fundamental para Culinária do Japão. A forma mais comum de dashi é um simples caldo de pescado ou feito aquecendo-se kombu e katsuobushi (flocos de atum seco), ambos encontrados em casas de produtos orientais, em água.

Ichiban Dashi

Ingredientes:
20 cm de alga marinha kombu    
20 g de raspas de peixe bonito katsuobushi
1,5 l de água

Modo de preparo:
Lave o kombu rapidamente, passando-o embaixo da água corrente. Coloque a água na panela com o kombu e leve ao fogo alto.
Quando a água começar a borbulhar levemente, aproximadamente 85º C, abaixe o fogo e deixe no fogo médio por mais 3 minutos. É importante não aferventar a alga.
Retire o kombu da panela e guarde.
Aumente o fogo e quando levantar fervura forte adicione o katsuobushi, deixe cozinhar por 1 minuto e coe o ichiban dashi.

Algumas receitas:

Toshikoshi Soba

Rendimento:
4 a 6porções 

Ingredientes:
8 copos de dashi
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de sal
8 colheres de sopa de shoyu
4 colheres de sopa de sake
1 colher de chá de glutamato monossódico
4 litros de água
500 g de soba
cebolinha picada

Modo de preparo:
Ferva a água numa caçarola, acrescente a massa, mexa e ferva durante 2 minutos.    Jogue um pouco de água fria na caçarola. Quando ferver novamente, a massa estará cozida.  Jogue numa peneira e regue com bastante água fria. Mexa-a com a mão e faça escorrer.  Ponha a massa escorrida nos pratos. Coloque o caldo (quente ou frio) em tigelas. Salpique cebolinha. A seguir, sirva-se molhando a massa no caldo.

Sopa de Camarão

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
70 g de folhas de espinafre em tiras finas
1 litro de dashi
100 g de filé de peixe
150 g de camarões limpos, sem casca e sem cabeça
1 colher de chá de shoyu
1/2 pimenta vermelha
1 talo de cebolinha em rodelas
1 colher de sopa de amido de milho
gotas de suco de limão

Modo de preparo
Ferva o dashi em uma panela, acrescente o peixe e os camarões. Cozinhe por 1 minuto. Acrescente o shoyu, a pimenta e a cebolinha. Misture bem o amido de milho com 1 colher de sopa de água fria. Incorpore a mistura à sopa, mexendo bem para dissolver. Espere ferver. Tire a pimenta, junte o espinafre, o suco de limão e sirva.

Gyudon

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
400g de carne de vaca em lascas finíssimas
1 cebola grande
200 ml de dashi
200 ml de água
4 colheres de sopa de saquê
2 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de mirin
6 colheres de sopa de shoyu
cebolinha verde picada a gosto
beni shooga (conserva de gengibre) a gosto

Modo de preparo
Corte a carne em nacos de 2 cm. Divida a cebola ao meio e corte cada metade em lascas grossas de 1 cm. Coloque o dashi, a água e o saquê numa panela e leve ao fogo para ferver. Junte a cebola picada e deixe cozinhar por alguns minutos até ela ficar murcha e transparente. Junte a carne e vá separando os pedaços com a ajuda de um garfo ou hashi. Logo que a cor da carne mudar, junte o açúcar e o mirin. Misture bem e deixe cozinhando por uns 3 minutos. Adicione então o shoyu e deixe o caldo reduzir em 2/3. Coloque arroz branco cozido em cumbucas e sobre ele a carne ensopada. Espalhe cebolinha a gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário