A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

quinta-feira, 1 de setembro de 2011


CURRY

Dados Gerais:

O Curry, também chamado de Caril, é uma mistura de especiarias que varia de família para família e de região para região na Índia e na Tailândia.  Esse tempero de sabor peculiar e inconfundível, mescla de picante e adocicado, é preparado de uma forma bastante eclética. Uma alquimia de mais de 20 tipos de especiarias, ervas e sementes. Na Índia, é comum ser preparado diariamente, e até comido puro. Seus ingredientes variam, mas basicamente é feito com cardamomo, cravo, canela em rama, cominho, semente de erva-doce, feno-grego, noz-moscada, pimentas preta, vermelha e dedo-de-moça, sementes de papoula, gergelim, tamarindo, coentro em grãos e cúrcuma. Este último é o responsável pela sua cor amarela característica. Além deles, outros ingredientes são incluídos, conforme a vontade de quem prepara: alforva, pimenta-de-caiena, cominhos finos, pimenta-da-jamaica, pimentão, alecrim, gengibre, cravinho.
Existem currys que chegam a levar setenta plantas diferentes. Inicialmente o curry servia para temperar exclusivamente o arroz, mas atualmente é usado para o preparo de inúmeras receitas.
Mas o fato é que, além de ser um tempero multifuncional e que cai bem numa infinidade de receitas, o curry também vem se mostrando um excelente auxiliar para a saúde humana. Nos últimos anos, foi descoberto que o tempero tem capacidade de defender as células do corpo.
O curry é um dos personagens mais antigos da história dos temperos. Segundo os registros disponíveis, a idéia de misturar diversas especiarias e ervas para incrementar o sabor das receitas teve sua origem na Índia. O termo curry é derivado da palavra kira, do tamil, língua falada no sul da Ásia, que significa molho

Utilização/Preparo:

É uma mistura de vários temperos e condimentos. Em pó, muito picante, parece bastante em cor com o nosso açafrão em pó. Muito usado em pratos de carne, aves, peixes, molhos. Também em arroz, sopas, cremes.
Principais utilizações: Maionese e salada de batatas, patês, Caldos, sopa de tomate, sopa rala de feijão, Ervilhas, salada e arroz, Ovos, Carne de porco, frango temperado, frito ou cozido, Caldeirada de peixe, mexilhões, camarão, frutos do mar, Molhos para ovos, peixes, aves, carne branca, arroz.

Curry Caseiro

Ingredientes:
2 colheres de sopa de cominho em pó
2 colheres de sopa de sementes de coentro em pó
2 colheres de chá de cúrcuma em pó
1/2 colher de chá de pimenta calabresa em flocos
1/2 colher de chá de sementes de mostarda
1/2 colher de chá de gengibre em pó

Modo de preparo:
Em um liquidificador ou processador de alimentos, coloque todos os ingredientes. Bata até obter um pó bem fino. Guarde em um recipiente hermético.

Algumas receitas:

Filé de Pescada com Pimentão, Manjerona e Curry

Rendimento:
3 a 6 porções

Ingredientes:
6 filés de pescada
1 limão
Sal a gosto
2 tomate
2 cebola
1 pimentão vermelho
manjerona a gosto
curry a gosto
azeite a gosto
óleo para fritar

Modo de preparo:
Tempere os filés com o suco do limão, sal e mangerona. Deixe descansar por 1 h. Frite os filés no óleo com uma colher de azeite. Frite dos dois lados, virando com cuidado para não quebrar os filés. Retire os filés e reserve quentes. Escorra 2/3 do óleo da fritura e, no óleo restante, refogue os tomates cortados, a cebola cortada em rodelas e o pimentão cortado em tiras.
Cozinhe até que o pimentão esteja cozido mas não muito mole. Tempere com pouco sal e com duas colheres de chá de curry. Se gostar mais forte ponha mais. Despeje o molho sobre os filés. Sirva em seguida.

Camarões com Espinafre ao Curry

Rendimento:
2 porções

Ingredientes:
400 g de camarão rosa limpos
2 dentes de alho amassados
1 colher de chá de curry
3 colheres de sopa de azeite
1 maço de espinafres
Sal e pimenta do reino branca a gosto

Modo de preparo:
Numa panela, coloque o azeite e espere esquentar. Junte o alho e o espinafre, refogando-o até ele murchar. Adicione o camarão (não adicione sal nessa etapa) e deixe-o cozinhar por cerca de 6 a 87 minutos, mexendo às vezes. O camarão vai soltar água, que cozinhará o próprio e o espinafre. Quando estiver quase no ponto, adicione o curry, o sal e a pimenta do reino. Sirva regando com o caldo que fica na panela.

Salada de Cenoura ao Curry

Rendimento:
2 porções

Ingredientes:
4 cenouras raladas
1/2 cebola ralada
1 maçã em cubos pequenos
1 colher de sopa de uva passa sem caroço
1 colher de sopa de maionese
1 colher de sobremesa de mostarda
1 colher de chá de curry
1 colher de sopa de salsinha picada
5 g de cebolinha verde picada
sal e pimenta do reino branca a gosto

Modo de preparo:
O bom é preparar e servir em seguida, para isso deixe as uvas passas de molho em uma mistura de água com um pouco de vinagre, para amolecerem. Enquanto isso, misture os demais ingredientes. Após misturar tudo leve a geladeira por uma hora, para que abra os sabores. Para deixar a salada light pode substituir a maionese por iogurte por exemplo. E a maça por manga, abacaxi ou uma fruta da época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário