A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

quinta-feira, 1 de setembro de 2011


CURRY DE MADRAS

Dados Gerais:

No sudoeste da Índia, no estado de Tamil Nadu, produz-se uma mistura conhecida pelo seu sabor complexo, quente e picante: o curry de Madras. Recebeu o nome do antigo porto do Golfo de Bengala que foi palco de incessantes lutas de poder entre franceses e ingleses. Este Curry, da região sul da Índia, tem sabor apimentado e aromas marcantes. Dentro da cultura oriental, o Curry de Madras é um dos mais tradicionais masalas. Pode ser usado com carnes brancas, vermelhas e cozidos de legumes.

Utilização/Preparo:

Sua utilização na culinária poderá ser encontrada em receitas com carnes brancas, em molho, num aveludado de marisco ou com ostras ao vapor, n um purê de grão-de-bico, lentilhas ou com pratos vegetarianos.

Curry de Madras

Ingredientes:
2 pimentas vermelhas secas
25 g de coentro em grãos
15 g de cominho em grãos
1 colher de café de mostarda em grãos
15 g de pimenta do reino em grãos
2 folhas de louro frescas
1 pitada grande de gengibre em pó
1 colher de café de cúrcuma

Modo de preparo:
Tire o cabo das pimentas secas. Torre as pimentas, o coentro, o cominho, a mostarda e a pimenta do reino. Triture-os bem, usando um pilão. Na mesma frigideira, torre as folhas de louro. Triture-as no pilão, junte-as à mistura anterior e adicione o gengibre e o cúrcuma. Misture bem.

Algumas receitas:

Frango ao Curry

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
2 peitos de frango em filés
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
1 cebola média
2 colheres de sopa de manteiga clarificada
1 colher de sopa de curry de Madras
Sal a gosto

Modo de preparo:
Disponha os filés de frango em uma vasilha e esfregue o pó do curry sobre eles. Deixe-os assim por 30 minutos. Aqueça 250 ml de água e reserve. Após lavar os pimentões, abra-os em 4 partes e retire os filamentos brancos, bem como as sementes e o talo. Corte-os em cubinhos. Fatie a cebola em tiras finas e reserve.
Em uma panela aquecida, derreta a manteiga e doure as fatias de cebola. Coloque o frango e, após poucos minutos, coloque os cubos de pimentão. Deixe-os dourar por, no mínimo, 5 minutos. Acrescente então a água quente, o sal e deixe cozinhar por 20 minutos, com a panela tampada. Sirva o cozido quente, acompanhado de arroz branco ou pão tipo naan.

Cordeiro ao Curry

Rendimento:
3 a 4 porções

Ingredientes:
2 cebolas roxas
½ pimenta dedo de moça
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de curry de Madras
500 g de cordeiro em cubos
150 g de manteiga clarificada
1 lata de tomates pelados
1 cenoura
1 abobrinha
1 batata
350 g de iogurte natural 
sal e pimenta do reino a gosto
gengibre a gosto

Modo de preparo:
Temperar a carne com sal e pimenta do reino a gosto. Em uma panela aquecida, colocar metade da porção de manteiga clarificada. Juntar as cebolas e os dentes de alho picados. Fritar. Colocar a cebola antes, ela deve ficar bem queimadinha.  Juntar a pimenta picada, o gengibre e um pouco mais de manteiga. Adicionar os cubos de cordeiro e os legumes cortados em fatias. Deixar fritar e adicionar água para hidratar. Após 30 minutos (ou até que a carne esteja macia), desligar o fogo, deixar esfriar um pouco e colocar o iogurte para dar cremosidade. Finalizar com suco de limão.

Peixe Defumado em Molho Cremoso ao Curry

Rendimento:
2 a 4 porções
Ingredientes:
400g de peixe defumado
300 ml de creme de leite
1 colher de café de curry de Madras
1/2 dente de alho
Folhas de 1 ramo de tomilho
300 ml de caldo de peixe
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher de sopa de manteiga sem sal

Modo de preparo:
Limpe bem o peixe, retirando a pele e eventuais espinhas, que serão usadas para o molho. Corte o peixe em 4 pedaços de 100 gramas cada. Reduza o creme de leite com o curry, alho e tomilho até que comece engrossar. Adicione o caldo de peixe e as espinhas (se tiver) e cozinhe em fogo baixo por 5 a 10 minutos. Antes de servir, esquente os pedaços de peixe no molho. Tire o peixe e passe o molho pela peneira, tempere-o com sal e pimenta e finalize com a manteiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário