A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ENDRO

Dados Gerais: 

O endro (Anethum graveolens) é uma erva aromática. Também conhecido por aneto ou dill, é muito usado na cozinha sueca, finlandesa, russa e polaca para aromatizar salmão e batatas novas. Tem um aspecto semelhante ao do funcho mas o sabor é muito diferente. Também faz parte indispensável na cozinha búlgara. Precisamente na preparação de al guns pratos tipicamente búlgaros, como famosa sopa fria de verão chamada "tarator", para aromatizar pratos e sopas de cogumelos, saladas como a  salada branca-da- neve, de pepinos, e outros.

Utilização/Preparo:

Na cozinha, o endro é apreciado tanto pelas suas sementes como pelas suas folhas e cada uma delas tem o seu próprio e distinto sabor. As sementes possuem um odor agradável e forte, fresco e picante. O sabor é quente. As folhas são anisadas sem o sabor queimado das sementes. As folhas secas perdem um pouco o aroma.
 Devido ao aroma e sabor delicado de suas folhas, é indicado para comidas pouco temperadas. Pode ser usado em dietas com exclusão do sal como seu substituto pois é muito rico em sais minerais.
As folhinhas frescas são ótimas para condimentar queijos, ricota, molho branco, carnes grelhadas, peixes como o salmão e o arenque, saladas, ovos, cremes tipo maionese ou manteiga ou patês, arroz ou massa e sopas, Seu aroma e sabor são melhor aproveitados, quando esta erva é acrescentada ao final do cozimento.
As sementes usam-se em pickles, conservas, vinagres aromáticos, bolos, pães, carnes e legumes cozidos, principalmente repolho, beterraba e couve-flor. Tambem faz parte dos ingredientes do molho curry.
Pouco conhecido no Brasil, o endro é chamado de dill nos países de língua inglesa, e é um condimento essencial na culinária do Norte da Europa, principalmente na Noruega e Suécia. Nestes países, o endro está como o orégano para o italiano. Difícil imaginar um salmão sem ele, tanto as folhas frescas quanto as sementes secas.

Conservação:

Fresco - lave suas folhas e seque-as cuidadosamente com toalha de papel, depois as guarde na geladeira, por alguns dias em recipiente fechado ou sacos plásticos próprios para alimentos.

Seco e Sementes - Conserve-o em vidro fechado (de preferência escuro), em local protegido da umidade e luminosidade.

Cuidados na Compra:

Fresco: maços e vasinhos de endro fresco são encontrados em feiras, mercados e supermercados. Escolha os ramos com as folhas mais viçosas e que não estejam manchadas nem murchas. Se desidratado perde grande parte do sabor durante o processo.

Seco e Sementes: encontrado em supermercados e empórios. Verifique o prazo de validade.

Cuidados no Uso:

Contra indicado o uso interno ou externo de óleo essencial durante a gravidez, lactância, em crianças e em doenças neurológicas. Pode dar fotodermatite e, em doses elevadas, é convulsivo.

Curiosidades:

O uso do endro já era mencionado na Bíblia, para pagamento de impostos, pois tinha alto valor comercial para os romanos.

Denominada "erva-de-deus" pelos armênios, o endro, ou aneto, tem origem asiática e foi introduzido na Europa durante a Antigüidade. É uma das ervas mais antigas e mais conhecidas do Ocidente

Utilizado há milhares de anos, as primeiras alusões desta planta foram feitas por egípcios, que a empregavam como planta medicinal. 

Em escavações em sítios arqueológicos romanos foram encontradas muitas sementes de endro, e os próprios gladiadores usavam muito desta semente em sua alimentação, pois, para os romanos, simbolizava a vitalidade e acreditavam que ela podia aumentar a força física. 

Era utilizada pelos gregos como erva medicinal, pois possui poderes digestivos e calmantes.

Também foi usada na Idade Média para enfrentar as bruxarias. 

Os hebreus costumavam pagar o dízimo, sua obrigação religiosa, com o endro; os armênios também usavam com muita freqüência para condimentar seus pratos, sendo característico de sua culinária.

Algumas receitas:

Batata Fundida

Rendimento:
6 porções

Ingredientes:
1 kg de batata cozida e cortada em rodelas
1/2 litro de creme de leite fresco
200 g de queijo fundido
250 g de queijo prato ralado grosso                                     
2 colheres de sopa de parmesão ralado
2 colheres de sopa de farinha de rosca
2 colheres de sopa de endro
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de alecrim
35 g de manteiga clarificada
1 cebola ralada

Modo de preparo:
Aqueça o forno a temperatura alta. Leve ao fogo uma frigideira grande de borda alta, acrescente a manteiga clarificada e duas colheres de sopa de azeite, junte o alecrim e frite as batatas dos dois lados até que fiquem levemente douradas. Reserve. Leve ao fogo uma panela média, acrescente uma colher de sopa de azeite, doure a cebola ralada, acrescente o creme de leite fresco e o queijo fundido. Mexa até o queijo derreter completamente e formar um creme espesso e homogêneo. Reserve. Em um refratário, coloque a metade das batatas, polvilhe sobre elas uma colher de endro, despeje metade do creme e cubra com a metade do queijo prato ralado. Faça outra camada com as batatas restantes, despeje o restante do creme e cubra com o queijo prato ralado. À parte misture o queijo parmesão ralado com a farinha de rosca e polvilhe por toda a superfície. Leve ao forno bem quente por aproximadamente 20 minutos ou até que gratine. Sirva como entrada ou como acompanhamento de assados, ou mesmo sozinho.

Salmão Com Batatas

Rendimento:
3 porções

Ingredientes:
3 filés de salmão
500 g de batata
1 litro de creme de leite fresco
1 colher de sopa de manteiga
1/2 cebola picada
1/2 colher de sopa de farinha de trigo
Sal e pimenta do reino branca a gosto
1 colher de sopa de endro

Modo de preparo:
Lave as batatas e corte-as em rodelas. Leve-as para cozinhar na água com sal. Reserve. Tempere o salmão com sal e pimenta, frite-o no azeite bem quente. Em outra panela, aqueça o azeite e doure a cebola, a farinha de trigo, o endro e o creme de leite e corrija o sal. Misture as batatas cozidas no creme. Numa travessa, coloque o salmão e decore com o creme.

Salada de Camarão com Ervilhas           

Rendimento:
3 porções

Ingredientes:
500 g de camarão rosa
1 lata de ervilha
1 tomate picado
1 colher de sopa de vinagre branco
2 colheres de sopa de óleo
1 cebola picada
1/2 pimentão vermelho picado
1 colher de sopa de salsinha picada
1 colher de sopa de endro picado
3 fatias de torrada de pão integral

Modo de preparo:
Cozinhe os camarões em água e sal; escorra-os bem e junte-os à ervilha e todos os outros ingredientes, com exceção das torradas. Mexa bem e leve à geladeira. Sirva cada prato com uma fatia de torrada de pão integral.



TABELA DE COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Resultado da busca na Base de Dados de Nutrientes do USDA SR14

Semente de endro

Nome científico:    Anethum graveolens

NDB No:    02016

Nutrientes

UnidadeValor por 100 g
Relacionados
Águag7.7
Caloriaskcal305
Proteínasg15.98
Lípides totais (gordura)g14.54
Carboidratos, por diferençag55.169998
Fibra total dietéticag21.1
Cinzasg6.62
Minerais
Cálcio, Camg1516
Ferro, Femg16.33
Magnésio, Mgmg256
Fósforo, Pmg277
Potássio, Kmg1186
Sódio, Namg20
Zinco, Znmg5.2
Cobre, Cumg0.78
Manganês, Mnmg1.833
Selênio, Semcg12.1
Vitaminas
Vitamina C, ácido ascórbico totalmg21
Tiaminamg0.418
Riboflavinamg0.284
Niacinamg2.807
Ácido pantotênicomg0
Vitamina B6mg0.25
Folato totalmcg10
Vitamina B12mcg0
Vitamina AUI53
Vitamina A, RAEmcg_RAE3
Lípides
Ácidos graxos, total saturadosg0.73
Ácidos graxos, total mono-insaturadosg9.41
Ácidos graxos, total poli-insaturadosg1.01
Colesterolmg0
Fonte: USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14 (Julho 2001)

Resultado da busca na Base de Dados de Nutrientes do USDA SR14

Endro, fresco

Nome científico:    Anethum graveolens

NDB No:    02045

Nutrientes

UnidadeValor por 100 g
Relacionados
Águag85.949997
Caloriaskcal43
Proteínasg3.46
Lípides totais (gordura)g1.12
Carboidratos, por diferençag7.02
Fibra total dietéticag2.1
Cinzasg2.45
Minerais
Cálcio, Camg208
Ferro, Femg6.59
Magnésio, Mgmg55
Fósforo, Pmg66
Potássio, Kmg738
Sódio, Namg61
Zinco, Znmg0.91
Cobre, Cumg0.146
Manganês, Mnmg1.264
Selênio, Semcg0
Vitaminas
Vitamina C, ácido ascórbico totalmg85
Tiaminamg0.058
Riboflavinamg0.296
Niacinamg1.57
Ácido pantotênicomg0.397
Vitamina B6mg0.185
Folato totalmcg150
Vitamina B12mcg0
Vitamina AUI7718
Vitamina A, RAEmcg_RAE386
Lípides
Ácidos graxos, total saturadosg0.06
Ácidos graxos, total mono-insaturadosg0.802
Ácidos graxos, total poli-insaturadosg0.095
Colesterolmg0
Fonte: USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14 (Julho 2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário