A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

quarta-feira, 31 de agosto de 2011


ERVA CIDREIRA

Dados Gerais: 

Erva-cidreira (Melissa officinalis), é uma planta perene herbácea da família da menta e da hortelã e do boldo (Lamiaceae), nativa da Europa meridional. O seu sabor e aroma característicos, frutado, de limão, principalmente nas folhas, deriva do seu óleo essencial. É também designada de melissa. A erva-cidreira é muito confundida com o capim-limão. Aprenda a diferenciar as espécies: as folhas da cidreira verdadeira têm formato de coração e nervuras sulcadas, bem diferente do das folhas pontiagudas, que nascem em moitas, do capim-limão.

Utilização/Preparo:

A erva-cidreira é muitas vezes usada como aromatizante em sorvetes e chás quentes e frios, freqüentemente em combinação com outras ervas como a hortelã. Erva-cidreira também é utilizada na culinária com pratos de frutas e doces. Em todos os cozidos que levem limão, podem também empregar-se folhas frescas de erva-cidreira, especialmente em saladas, sopas, molhos, regime dietético, legumes crus, sopas de fruta, sobremesas de leite e sucos de frutas. A erva-cidreira não deve ser cozida com o alimento, pois perde o sabor.
Corte as folhas jovens em tiras finas para saladas verdes ou de tomate, ou pique-as para espalhar por cima de legumes cozidos ao vapor ou salteados, ou no arroz ou em sêmola de trigo. A erva-cidreira faz uma delicada manteiga de ervas e um fragrante vinagre.

Conservação:

As folhas frescas conservam-se 3-4 Dias dentro de um saco de plástico no refrigerador, no compartimento para os legumes. Para secar as folhas, pendure molhos pequenos de caules num local escuro e arejado. Esmigalhe as folhas depois de completamente secas e guarde-as num recipiente hermético. As folhas secas deverão conservar seu sabor durante 5-6 meses.

Cuidados na Compra:

Dê preferência àqueles que estiverem bem verdes e viçosos, não compre os, que estiverem moles, já querendo amarelar. Eles não vão temperar, e ainda vão lhe fazer mal!

Cuidados no Uso:

A erva-cidreira deve ser evitada por aqueles tomando medicação para a tireóide, uma vez que acredita-se que ela inibiria a absorção desses medicamentos.

Curiosidades:

Esta erva também é conhecida como Melissa, segundo diz a lenda, em homenagem à ninfa grega protetora das abelhas, Melona.

A erva cidreira é usada há mais de dois mil anos, e seu chá é um dos mais apreciados ao redor do mundo.

Os gregos a chamavam de “erva do mel de abelha”, e difundiram o seu uso por toda a Europa, na forma de chá com poderes medicinais.

Na Inglaterra, no século XVII, além de atribuir-se a ela a atuação positiva sobre a longevidade, acreditava-se também que tinha poderes mágicos para atrair o ser amado.

Na Malásia é cultivada em grandes quantidades, para a fabricação de perfumes.

Algumas receitas:

Robalo ao vinho branco

Rendimento:
4 porções

Ingredientes:
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de vinho branco
2 dentes de alho amassados
3 colheres de sopa de azeite
3 colheres de sopa de nozes picadas
2 filés de robalo (400 g)
1 xícara de chá de erva cidreira
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Limpe, lave e seque o peixe com papel toalha. Tempere com sal e pimenta-do-reino e passe na farinha de trigo. Em seguida, aqueça o azeite em uma frigideira e frite os filés, até dourarem. Adicione o alho e as nozes e deixe dourar. Junte o vinho branco, 1/2 xícara (chá) de água, a erva cidreira e cozinhe por 5 minutos em fogo baixo, ou até o peixe ficar cozido e macio. Acerte o sal e a pimenta-do-reino, retire do fogo e sirva com batatas coradas.

Suco de limão e Erva Cidreira

Rendimento:
4 porções

Ingredientes:
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de suco de limão
gelo a gosto
água mineral
4 folhas de erva cidreira

Modo de preparo:
Lave muito bem as folhas de melissa. Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e sirva.
Para preparar uma “caipirinha”:: soque com um socador o açúcar e as folhas de erva cidreira. Deixe macerar por 15 minutos. Acrescente gelo, vodka ou cachaça. O nome da bebida passa a ser Caipireira.

Cheesecake de Erva Cidreira

Rendimento:
5  porções

Ingredientes:
Para a massa:
110g de farinha
Sal
50g de margarina
Para o recheio:
50g de margarina
2 colheres de sopa de mel
350g de queijo cream cheese
2 ovos batidos
6 colheres de sopa de erva cidreira fresca picada

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 200° C.
Massa: Peneire a farinha e o sal em uma tigela. Acrescente a margarina cortada em pedacinhos e esfregue com as mãos, até que a mistura pareça farinha de rosca. Adicione aos poucos água gelada até formar uma massa macia. Abra a massa e forre numa forma para torta de 18cm. Asse durante 15 minutos.
Recheio: Numa tigela bata a margarina, o mel e o queijo cream cheese até que fique cremoso. Acrescente os ovos e bata. Adicione a erva cidreira e misture. Diminua a temperatura do forno para 180° C.
Despeje o recheio na forma com a massa. Asse durante 45 minutos, até que o recheio fique firme e dourado. Se desejar, sirva com creme chantilly ou iogurte natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário