A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

quarta-feira, 31 de agosto de 2011


ERVAS DE PROVENÇA

Dados Gerais:

As Ervas de Provença, região no sul da França, uitas são as misturas encontradas, tradicionalmente, inclui manjericão, louro, manjerona, alecrim, segurelha e tomilho. Raspas de casca de laranja às vezes são adicionadas, assim como lavanda, são da região do mar Mediterrâneo. Servem para assados, grelhados, peixes em geral, algumas saladas como a niçoise (da cidade de Nice) e todos os pratos que lembrem mar e verão. A mistura pode ser encontrada pronta nos mercados na forma desidratada.

Utilização/Preparo:

De modo geral, a combinação resulta em sabor relativamente adocicado, picante e mentolado. Muito usada para temperar peixes, carnes e vegetais, a mistura geralmente é adicionada durante o cozimento, pois é a melhor maneira de capturar o seu sabor. Pode também temperar azeites, que ficam ótimos em pratos típicos da região mediterrânea ou simplesmente regados sobre frango e peixe grelhados, acompanhados de tomate, batata e azeitonas. O conjunto de ervas faz ótimo efeito, ainda, em molhos para pizza, sopas, omeletes, legumes refogados, carnes de caça e espetos de carne ou frango. Embora seu uso mais interessante seja nos pratos quentes, nada impede que entre em temperos para salada e seja polvilhado sobre queijos.

Ervas de Provença

Ingredientes:
3 colheres de sopa de manjerona
3 colheres de sopa de tomilho
3 colheres de sopa de segurelha
1/2 colher de sopa de manjericão
1/2 colher de sopa de alecrim
1/4 colher de sopa de sálvia

Modo de preparo:
Se usar ervas secas misture tudo, se usar ervas frescas, pique o mais miúdo possível.

Algumas receitas:

Salada Agridoce

Rendimento:
4 a 6 porções
Ingredientes:
1 pêra cortada em cubos
½ xícara de chá de suco de laranja
1 colher de chá de ervas de Provence
Sal a gosto
6 folhas de alface americana
100 g de presunto cortado em tiras
1 xícara de chá de queijo tipo parmesão em lascas
½ xícara de chá de nozes picadas
½ xícara de chá de uva passa escura
Molho:
½ xícara de chá de creme de leite
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de salsinha picada
1 colher de chá de mostarda

Modo de preparo:
Em uma tigela, coloque a pêra, o suco de laranja, as ervas e o sal. Deixe descansar por 15 minutos. Em seguida, coloque em uma travessa as folhas de alface, o presunto, a pêra reservada, o queijo, as nozes e, por fim, a uva passa. Reserve. Misture em outra tigela os ingredientes do molho e sirva com a salada.

Badejo à Provence

Rendimento:
1 porção

Ingredientes:
1 File de Badejo de aproximadamente 200gr
100 g de manteiga
10 g de sal
Ervas de Provence a gosto

Modo de preparo:
Temperar o peixe com os ingredientes acima, cobrir com a manteiga e levar ao forno em envelope de alumínio, até que esteja assado.

Frango Cinquenta

Rendimento:
1 porção

Ingredientes:
600g de frango desossado (coxa e sobrecoxa)
2 cebolas grandes picadas em cubos
30 ml de vinho tinto
1 colher de sobremesa de mostarda em grãos
1 colher de sobremesa de alho picado
sal marinho com limão a gosto
ervas de provence a gosto
mix de Pimenta a gosto
30 ml de azeite extra virgem

Modo de preparo:
Ligue o forno primeiro no máximo. Lave o frango, e o coloque numa assadeira. Coloque a cebola picada embaixo dos filés de frango. Adicione o vinho, as ervas, o alho, a pimenta, o sal e o azeite. Leve ao forno por 30 minutos e depois retire, vire o frango e coloque a mostarda. Leve mais 20 minutos ao forno e pronto.                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário