A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

quarta-feira, 31 de agosto de 2011


ERVAS FINAS

Dados Gerais:

Essa delicada mistura de ervas é originária da cozinha francesa, e podem ser usadas frescas ou secas e moídas. As combinações clássicas são compostas por 3 a 9 ervas como o cerefólio,o estragão, a cebolinha e a salsa, podendo ainda juntar-se segurelha, manjericão, tomilho, sálvia ou alecrim.
As Ervas Finas pode ser polvilhadas frescas e picadas de modo semelhante à da salsa sobre o prato confeccionado ou misturadas com alimentos.

Utilização/Preparo:

Esta mistura de ervas finamente picadas e de sabor picante é usada em molhos de saladas, peixes, ovos, molhos de tomate, "Ragout", aves, carnes, cordeiro e vegetais cozidos. Deve-se adicionar no final do cozimento.






Molho Ervas Finas

Ingredientes:
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de cebola batidinha
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 copo de vinho branco seco
500 ml de caldo de galinha
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher de sobremesa de cebolinha verde picada
1 colher de chá de estragão fresco picadinho
1 colher de chá de suco de limão
sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Doure a cebola em 1 colher de sopa de manteiga, polvilhe com a farinha de trigo, mexa bem e molhe com o caldo e com o vinho. Engrosse em fogo brando e passe este velouté pela peneira. Coloque em banho-maria, deixe cozinhar por 10 minutos e tempere com pimenta, suco de limão e as ervas. Prove o sal. O molho não deve ficar espesso demais. No momento de servir, ligue com 1 colher de sopa de manteiga.

Algumas receitas:

Tortellini com Molho de Ervas Finas e Camarões

Rendimento:
2 a 4 porções

Ingredientes:
300 g de tortellini
1 copo de requeijão de sua preferência
200 ml de leite
ervas finas a gosto
500 g de camarões
azeite extra virgem
1/2 cebola picadinha
alho picado e torrado a gosto

Modo de preparo:
Cozinhar a massa até o ponto al dente, cerca de 9 minutos. Escorrer e reservar. Temperar os camarões já na panela com cebola e o alho, sal e outros temperos de seu gosto. Colocar um pouco de azeite (+/- uma colher de sopa) e cozinhar tudo junto em fogo médio por cerca de 10 minutos. Retirar apenas os camarões, deixando o molho que se formará na panela, e reservar. Ao molho que sobrou do cozimento dos camarões acrescentar todo o requeijão e as ervas finas. Em fogo baixo, mexer lentamente até se formar o molho. Os 200 ml de leite são para serem adicionados aos poucos e, desta maneira conseguir a textura que mais lhe agradar.
Após chegar ao ponto desejado do molho, acrescentar o tortellini e corrigir o sal caso seja necessário. Como os camarões foram apenas cozidos, se desejar, volte com eles a uma frigideira aquecida com um pouco de azeite para dourá-los. Sirva o camarão ao lado do tortellini.

Arroz com Ervas Finas

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
1 garrafinha de 200ml de leite de coco
2 xícaras de chá de arroz
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picadinho
4 xícaras de chá de água morna
1 xícara de chá de cogumelos fatiados
1 colher de sopa de curry
1 tablete de caldo de galinha
3 colheres de sopa de azeite de oliva
Sal e pimenta a gosto
ervas finas a gosto

Modo de preparo:
Em uma panela funda, aqueça o azeite e frite a cebola e o alho até dourar um pouco. Não deixe queimar para não ficar amargo. Acrescente o arroz e refogue em fogo baixo por uns 5 minutos. Adicione o curry, uma pitada de pimenta-do-reino e o cogumelo fatiado. Dissolva o caldo de galinha na água morna, misture o leite de coco e acrescente ao arroz. Misture bem e acerte o sal. Cozinhe com a panela tampada de 12 a 15 minutos. Quando o arroz estiver quase seco, desligue o fogo e acrescente as ervas finas, misturando bem ao arroz.

Bistecas ao Molho de Ervas Finas

Rendimento:
4 a 8 porções

Ingredientes:
8 bistecas suínas
2 colheres de sopa de salsinha picada
1 colher de sopa de ervas finas
1 dente de alho
2 colheres de sopa de óleo
óleo para untar
2 colheres de sopa de mostarda
8 fatias de presunto
sal e Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Junte o dente de alho picado, misture duas colheres de sopa de óleo, as ervas finas e bata bem com um garfo para formar um molho grosso. Tempere a carne com sal e pimenta do reino a gosto, passe mostarda em cada bisteca e depois passe o molho de temperos. Ponha uma fatia de presunto em cima de cada bisteca, embrulhe em papel alumínio untado. Asse em forno médio 180 graus, por cerca de 35 minutos. Sirva no próprio papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário