A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ESTRAGÃO

Dados Gerais: 

Estragão (Artemisia dracunculus) é uma herbácea perene, de folhas pequenas e estreitas. Planta originária da Mongólia, difundiu-se na Europa a partir do século XV. O estragão é um tempero típico da culinária francesa e é utilizado para realçar o sabor de certos ingrediente e alimentos. O sabor da folha de estragão é adocicado e ao mesmo tempo levemente picante, lembrando algumas pessoas, mesmo que brevemente, do cheiro e gosto do funcho (também conhecido como erva-doce, marantro, finóquio). As folhas do estragão, assim como as de outras ervas utilizadas na culinária podem ser usadas tanto verdes e frescas quanto secas, dependendo sobretudo do que exigem as específicas receitas.

Utilização/Preparo:

A folha do estragão é utilizada na preparação de pickles,  como pepinos em conserva à base de vinagre; em cozidos de panela, em saladas verdes, etc; mas ela também dá o sabor distinto do molho béarnaise. Existem muitas receitas para o uso caseiro do estragão na preparação de vinagres, vinagretes, e outras infusões gastronômicas. Na culinária usar as folhas para carnes vermelhas, de porco, frangos, galinhas, peixes, frutos do mar e pratos com ovos. Para aromatizar vinagres, salsichas, queijos e pães. Dá um toque especial a vinagres, molhos, maionese e saladas. Ótimo bem picadinho junto com manteiga derretida, para derramar sobre aspargos, vagem, beterraba, ervilha ou espinafre ou ainda para passar sobre bifes prontos.

Conservação:

O estragão seco tem maior concentração de aroma e sabor, no entanto, ele é mais agradável quando fresco.

Fresco – suas folhas inteiras, depois de lavadas, podem ser conservadas na geladeira, em recipiente fechado, por alguns dias.

Seco – coloque em recipiente fechado, em lugar seco e ventilado.

Cuidados na Compra:

Para ter todos os benefícios do estragão, escolha os mais frescos e de folhas bem verdes. O caso de comprar o produto seco devemos cuidar a data de validade.

Cuidados no Uso:

Durante a gravidez, ou quando estiverem amamentando, as mulheres devem evitar o consumo do Estragão.

Curiosidades:

Da família da Artemísia, o estragão é uma das 300 espécies mais conhecidas, pelo seu difundido uso na culinária francesa. 

O termo dracunculus (dragão, em latim) advém da semelhança da sua raiz com esse monstro. Acreditava-se que plantas cujas raízes tinham esse formato, curavam picadas de animais venenosos.

O Estragão é uma das quatro ervas que compõem a famosa mistura "Fines Herbes", ervas finas que devem ser utilizadas frescas, para que o sabor seja apreciado totalmente, e para dar um toque de requinte aos mais variados pratos.

Algumas receitas:

Frango com Estragão

Rendimento:
4 a 8 porções

Ingredientes:
600 ml de caldo de galinha
1 cebola picada
1/2 limão cortado em rodelas finas
1 xícara de chá de estragão fresco
4 peitos de frango
2 colheres de sopa de margarina
25g de farinha
raspas de limão
1 gema
4 colheres de sopa de iogurte natural
sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Leve o caldo ao fogo, juntamente com a cebola, o limão, metade do estragão, sal e pimenta. Deixe ferver por cerca de 3 minutos. Junte o frango, tampe e deixe cozinhar durante 30 minutos. Retire o frango, mantendo-o quente. Escorra o caldo, reservando duas xícaras. Em outro recipiente, derreta a margarina com a farinha, acrescentando gradualmente o caldo. Deixe cozinhar em fogo baixo. Junte então, o estragão e as raspas do limão. Bata a gema de ovo com o iogurte e misture ao caldo. Junte o caldo ao frango e deixe levantar fervura antes de servir.

Omelete ao Estragão

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
6 a 8 ovos
2 alhos porós lavados e picados
100 g de espinafre lavado e picado
3 colheres de sopa de salsinha fresca picada
3 colheres de sopa de estragão picado
1 colher de sopa de nozes picadas
Sal, pimenta a gosto

Modo de preparo:
Aqueça o forno a 180° C. Bata os ovos numa tigela. Acrescente os ingredientes picados e tempere a gosto com sal e pimenta. Misture bem. Unte com manteiga uma travessa refratária e despeje a mistura. Cubra e asse por 30 minutos. Remova a cobertura e asse por mais 15 minutos ou até dourar. Sirva quente ou frio.

Hambúrguer a Quatro Ervas

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
½ kg carne moída
1 ovo, ligeiramente batido
1 colher de sobremesa de manjericão fresco picado
1 colher de sobremesa de estragão fresco picado
1 colher de sobremesa de manjerona fresca picada
1 colher de sobremesa de salsinha fresca picada
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
1 cebola picada
3 colheres de sopa de azeite
¼ xícara de farinha de rosca grossa

Modo de preparo:
Numa tigela misture a carne, os ovos, as ervas, o sal e a pimenta. Numa frigideira doure a cebola no azeite até que a cebola fique transparente. Acrescente à mistura da carne. Adicione a farinha de rosca e misture bem. Formar em hambúrgueres, fritar, assar ou preparar na churrasqueira. Servir no prato decorado com manjerona ou num pão aquecido.


TABELA DE COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Resultado da busca na Base de Dados de Nutrientes do USDA SR14

Estragão, moído

Nome científico:    Artemisia dracunculus

NDB No:    02041

Nutrientes

UnidadeValor por 100 g
Relacionados
Águag7.74
Caloriaskcal295
Proteínasg22.77
Lípides totais (gordura)g7.24
Carboidratos, por diferençag50.220001
Fibra total dietéticag7.4
Cinzasg12.03
Minerais
Cálcio, Camg1139
Ferro, Femg32.299999
Magnésio, Mgmg347
Fósforo, Pmg313
Potássio, Kmg3020
Sódio, Namg62
Zinco, Znmg3.9
Cobre, Cumg0.677
Manganês, Mnmg7.967
Selênio, Semcg4.4
Vitaminas
Vitamina C, ácido ascórbico totalmg50
Tiaminamg0.251
Riboflavinamg1.339
Niacinamg8.95
Ácido pantotênicomg0
Vitamina B6mg2.41
Folato totalmcg274
Vitamina B12mcg0
Vitamina AUI4200
Vitamina A, RAEmcg_RAE210
Lípides
Ácidos graxos, total saturadosg1.881
Ácidos graxos, total mono-insaturadosg0.474
Ácidos graxos, total poli-insaturadosg3.698
Colesterolmg0
Fonte: USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14 (Julho 2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário