A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

quinta-feira, 25 de agosto de 2011


TOMATE – MOLHO

Dados Gerais: 

Os melhores tomates para molho são os pequenos de forma alongada (do tipo italiano), no pico da maturação. Cuidado com os tomates de mercados, que são colhidos muito antes de estarem maduros! E não deixe de le var em conta o manuseio e o plantio (Por ser muito atacado por pragas, o tomate recebe muito agrotóxico. Tomates orgânicos são uma boa opção.). 
O tomate está maduro quando a cor é vermelha profunda, a carne firme e a pele lisa e brilhante, sem rachaduras ou rugas (daí a dificuldade de transporte e comércio desse item). Como são muito regados antes da colheita para ganhar pes o, é importante cozinhar por mais tempo para eliminar o excesso de água. Mas não por muito tempo, para não perder o sabor natural do molho.

Utilização/Preparo:

Um molho de tomate é uma ampla gama de molhos feitos primariamente com tomates, normalmente servidos como parte do prato e não como um condimento à parte. O molho de tomate é quase sempre associado a pratos que contêm massa, como macarrão, lasanha etc.

Molho de Tomate Básico

Ingredientes:
1 kg de tomates maduros
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
1 folha de louro
1 l de água quente
1/4 xícara (chá) de azeite de oliva
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:
Lave os tomates muito bem sob água corrente. Com uma faca, faça um corte em X na base de cada tomate cru. Coloque os tomates numa panela com água fervendo por 30 segundos. Prepare outra tigela com água e gelo. Com uma escumadeira, retire os tomates da panela e mergulhe-os na tigela. Pelo X, puxe a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que a pele se desprenda facilmente. Para extrair as sementes, corte os tomates na metade, horizontalmente, e, com o dedo indicador, retire-as com o suco que as envolve. Não enxágüe os tomates, pois a água pode até tirar as últimas sementes, mas leva junto parte do sabor. Corte os tomates em cubinhos. Numa panela grande, coloque o azeite e leve ao fogo baixo para aquecer. Quando estiver quente, junte a cebola e refogue por 2 minutos, mexendo sempre, ou até que fique transparente. Acrescente o alho picado e refogue por mais 1 minuto, sem parar de mexer. Em seguida, coloque todo o tomate picado na panela e misture bem. Acrescente a água quente e a folha de louro ao molho. Mexa bem e tempere com sal e pimenta-do-reino. Tampe a panela e deixe o molho cozinhar por cerca de 1 hora em fogo médio. Mexa de vez em quando, para não grudar, e verifique a água. Adicione um pouquinho de água quente, caso seja necessário. Desligue o fogo e verifique os temperos. Sirva o molho a seguir.

Molho de Tomate à Italiana

Ingredientes:
1 kg de tomates bem maduros
1 colher de sopa de açúcar
1/2 colher de sopa de sal
1 maço de salsa, cebolinha e manjericão
1 folha de louro
1 colher de chá de orégano
4 dentes de alho

Modo de preparo:
Lave bem os tomates, corte em pedaços, leve ao fogo em panela grande, não colocar água, junte os demais ingredientes, deixe cozinhar por 20 minutos em fogo baixo, deixe esfriar, bata no liquidificador, se quiser passe na peneira, volte ao fogo para apurar mexendo sempre até aparecer o fundo da panela. Coloque em vidros esterilizados, depois cubra com óleo.

Algumas receitas:

Espaguete com Molho de Tomate

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
1 pacote de espaguete
2 cebolas picadas
1 colher de chá de óleo
2 xícaras de chá de molho de tomate
60 ml de água
4 tabletes de caldo de frango
1 colher de sobremesa de açúcar

Modo de preparo:
Coloque a água para cozinhar o macarrão, sem óleo ou sal. Quando ferver, coloque a massa, mexendo de vez em quando para não grudar os fios e enquanto isto aqueça o óleo e frite a cebola até começar a dourar. Junte o molho de tomate, a água, o caldo de galinha e ferva por aproximadamente cinco minutos. O macarrão deve estar cozido. Escorra, lave-o, volte para a panela e cubra com o molho, envolva bem todo o macarrão com o molho, leve ao fogo novamente para aquecer bem. Desligue o fogo e tampe a panela, para o macarrão absorver bem o molho. Sirva uns dez minutos depois, com bastante parmesão.

Frango com Molho de Tomate

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
3 xícaras de chá de molho de tomate
1 colher de sopa de vinagre
2 cebolas picadas
3 dentes de alho picados
sal e pimenta do reino a gosto
1 frango picado
2 colheres de sopa de óleo
2 folhas de louro
pimenta dedo de moça, pimentão vermelho e cheiro verde picados a gosto
1 e 1/2 xícara de chá de tomates em cubos
1 cubo de caldo de galinha
1/2 litro de água quente
2 gemas
folhas de salsa para decorar

Modo de preparo:
Bata no liquidificador 1 cebola, o alho, sal, pimenta e o vinagre. Junte o frango, misture e leve à geladeira por 1 hora. Frite o frango no óleo até dourar. Retire o frango, adicione a cebola restante, as folhas de louro, pimenta dedo de moça, pimentão, o tomate e refogue por 5 minutos. Adicione o caldo de galinha, a água, o frango frito e cozinhe em fogo baixo com a panela semi tampada por 40 minutos. Tempere com sal, pimenta e cheiro-verde. À parte, misture o molho de tomate, as gemas e 1 concha do caldo quente. Com o fogo desligado, despeje essa mistura na panela e misture até incorporar. Decore com folhas de salsa e sirva.

Quibebe com Molho de Tomate

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
1 xícara de chá de molho de tomate
1½ kg de carne seca com um pouco de gordura
2 folhas de louro
1 pimenta dedo de moça
½ xícara de chá de manteiga
6 cebolas médias em rodelas bem finas
10 dentes de alho sem casca
2 kg de abóbora moranga

Modo de preparo:
Lave a carne, corte em cubos e deixe de molho na geladeira por 24 horas em uma tigela com 2 litros de água. Troque de água por quatro vezes. Passado o tempo, escorra a água e coloque a carne em uma panela de pressão com o molho de tomate, o louro e a pimenta dedo de moça. Tampe a panela e cozinhe por 25 minutos ou até a carne ficar macia. Retire do fogo, tire a pressão da panela e abra. Separe somente os pedaços de carne e reserve. Volte o molho da panela de pressão ao fogo, cozinhe por 35 minutos e reserve. Em outra panela, refogue a cebola e o alho na manteiga. Acrescente a carne cozida e cozinhe por 5 minutos. Retire do fogo e reserve. Descasque a abóbora, corte em cubos e coloque em uma
panela com ½ xícara de chá de água. Tampe a panela e cozinhe até a abóbora ficar macia, mas íntegra. Retire do fogo e sirva com carne e o molho. Decore com a pimenta dedo de moça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário