A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

TOMATE – EXTRATO


Dados Gerais: 

Extrato de tomate é o produto resultante da concentração da polpa de frutos maduros e sãos do tomateiro Solanum lycoperaicum por processo adequado.O extrato de tomate deve ser preparado com frutos maduros, escolhidos, sãos, sem pele e sementes. O extrato de tomate contém carotenóides tais como o licopeno, beta caroteno e vitamina E, conhecidos c omo antioxidantes eficazes para combater os radicais livres e reduzir a velocidade da progressão da aterosclerose.

Utilização/Preparo:

Os tomates destinados a produção de Extrato de Tomate, devem se apresentar com boa cor e firmes, em ponto de maturação adequado, isto é, nem verdes e nem excessivamente maduros, livres de materiais estranhos o que deverá assegurar um produto final de boa qualidade.

Extrato de Tomate Caseiro

Ingredientes:
1 kg de tomates bem maduros
1 cebola cortada em quatro partes
2 dentes de alho socados
2 folhas de louro
Cheiro verde, sal, coentro e orégano a gosto

Modo de preparo:
Ferva tudo em fogo brando durante 20 minutos. Retire do fogo, deixe amornar. Bata no liquidificador e leve novamente ao fogo. Deixe cozinhar lentamente, mexendo de vez em quando até ficar cremoso. Lave bem alguns vidros de boca larga e despeje aí o extrato de tomates. Tampe bem. Coloque numa panela com água fria e leve para esterilizar em banho-maria por 15 minutos. Deixe esfriar na própria panela.

Algumas receitas:

Strogonoff de Frango

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
2 colheres de sopa de óleo
1/2 cebola ralada
2 colheres de sopa de extrato de tomates
1/2 xícara de chá de leite desnatado
1 colher de sopa de catchup
1 colher de chá de mostarda
1 colher de chá de molho inglês
100 g de champignon em conserva picado
500 g de peito de frango desossado cortado em tiras
1/2 xícara de chá de maionese a base de leite
sal a gosto

Modo de preparo:
Em uma panela aqueça o óleo em fogo médio e refogue a cebola e o frango por cinco minutos ou até dourar. Junte o extrato de tomate e o leite e deixe ferver por um minuto. Acrescente o catchup, o molho de mostarda, o molho inglês e o cogumelo. Misture e cozinhe por um minuto. Adicione a maionese a base de leite e o sal. Misture até ficar homogêneo e cremoso. Sirva a seguir.

Bolinhos de Atum

Rendimento:
20 porções

Ingredientes:
1/2 pão francês
2 dentes de alho
1 lata de atum sólido em óleo
2 ovos
farinha de rosca
1 colher de sopa de extrato de tomates
1/2 limão
sal
cúrcuma
óleo

Modo de preparo:
Deixe de molho o pão em água. Esprema bem e misture com os outros ingredientes, amassando bem, juntando um pouco de farinha de rosca até ficar uma massa firme. Faça as bolinhas do tamanho que preferir e frite. Na mesma frigideira, coloque o extrato de tomates, sal, limão e um pouco de água. Acrescente as bolinhas fritas e deixe ferver por 10 minutos.
                                                             
Enroladinho de Frango

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
2 peitos de frango desossado e desfiados
300 g de Mussarela
300 g de presunto magro
1 copo de Requeijão
1 lata de milho verde
queijo parmesão ralado
extrato de tomates a gosto

Modo de preparo:
Retire a pele do peito de frango se houver. Cozinhe em água temperada até que fique bem firme. Escorra, deixe esfriar e desfie o frango. Refogue o frango com temperos a gosto. Acrescente o milho verde, tire do fogo e junte o requeijão. Misture bem. Em seguida, coloque numa superfície uma fatia de presunto e, por cima, uma de queijo. Sobre o queijo, deite 2 colheres do frango e enrole como panqueca. Repita até acabarem os ingredientes. Em um refratário, coloque um enroladinho do lado do outro. Regue com um pouco de molho de tomate e salpique queijo ralado. Leve ao forno para gratinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário