A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

TCHAI MASALA

Dados Gerais:

Assim como para nós brasileiros café e leite andam juntos, para os indianos o chá preto com leite e especiarias é uma tradição secular. O Tchai Masala, como denominam, é muito apreciado após as refeições. Já no primeiro gole, a mistura e a peculiaridade das sensações percebidas são indescritíveis.

Utilização/Preparo:

A maioria dos Tchai Masala incorpora um ou mais dos seguintes componentes: cardamomo, canela, gengibre, anis, pimenta e cravo.

Receita Básica

Ingredientes:
01 baga de cardamomo
1 colher de sopa de gengibre em pó
01 pau de canela pequeno
02 grãos de pimenta do reino preta
01 anis estrelado
01 cravo da índia
01 pitada de garam masala

Modo de preparo:
Combine todas as especiarias e misture bem em um moedor ou liquidificador. Guardar e vidro apropriado longe da luz e da umidade.


Algumas receitas:

Arroz ao Perfume de Laranja e Tchai

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
Polpa de 20 laranjas doces sem casca, sem pele e sem sementes.
½ kg de arroz, bem lavado, depois de mergulhado em água fria por algumas horas e coado.
1 kg de açúcar
3 colheres de sopa de manteiga clarificada
2 colheres de sopa de Tchai Masala peneirado

Modo de preparo:
Primeiramente, lave bem o arroz e deixe-o de molho em água fria por, no mínimo, 2 horas. Numa panela funda, coloque água para ferver, em quantidade suficiente para cobrir o meio quilo de arroz. Quando ferver, despeje o arroz e deixe-o cozinhar. Depois de cozido, coloque-o num coador ou peneira, para que não fique água em excesso. Faça uma calda com o açúcar, acrescentando água de acordo com a necessidade. Junte o Tchai Masala e deixe a calda dar o ponto em fogo baixo. Adicione a polpa das laranjas, a ghee e continue a mexer. Lentamente, vá despejando o arroz, mexendo-o com um garfo grande, para não grudar. Despeje o doce numa travessa funda e deixe esfriar sem tampar. Sirva em potinhos individuais.

Tchai Masala Tradicional
(Preparado com Chá Preto)

Rendimento:
400 ml

Ingredientes:
2 colheres rasas de chá da mistura de TCHAI MASALA
250 ml de água
200 ml de leite (dê preferência para o leite tipo A)
2 colheres de sopa de Açúcar
2 colheres chá ou 1 saquinho de chá preto

Modo de preparo
coloque a porção indicada de Tchai Masala em água, leve ao fogo e, após 3 min. de fervura (fogo baixo), acrescente o leite e o açúcar. Ao reiniciar fervura, desligue o fogo e acrescente o chá preto. Deixe em infusão por mais 5 min.. Passe em um coador bem fino. Sirva-o quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário