A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

TOMATE


Dados Gerais:

O tomate é o fruto do tomateiro (Solanum lycopersicum). Embora seja considerado legume, é uma fruta. De sua família, fazem também parte as berinjelas, as pimentas e os pimentões, além de algumas espécies não-comestíveis. Originário das Américas Central e do Sul, era amplamente cultivado e consumido pelos povos pré-colombianos, o tomateiro é uma das plantas hortícolas mais cultivadas no mundo todo. Seu fruto, o tomate, é amplamente utilizado na culinária de diversos países.
O tomate é um fruto do tipo baga, e pode ter o formato, redondo, oblongo, achatado ou piriforme. Sua cor varia do verde, passando pelo amarelo, laranja, rosado, até o vermelho vivo, de acordo com a cultivar, sendo que pode apresentar um padrão liso ou com estrias. Há grande variação também no tamanho dos frutos, que podem ser pequenos, como na variedade cereja ou bem grandes, na coração-de-boi, podendo chegar a 750 gramas. No interior dos frutos carnosos se encontram as sementes, numerosas, pequenas, achatadas, envoltas por uma polpa gelatinosa e separadas em lóculos, que variam em número de acordo com a variedade.
O tomate pode ser dividido de acordo com o formato e a  coloração.

Formato
Os frutos de tomate podem ser identificados pelo formato, o qual pode estar relacionado a sua finalidade de uso. Nos últimos anos tem aumentado em muito a diversidade dos produtos oferecidos, sendo ainda mais comuns os formatos oblongo e redondo. Os tomates são divididos nos seguintes grupos:

GRUPO
UTILIZADO PARA
FORMATO
Santa Cruz
Tradicional na culinária para uso em saladas e molho
Oblongo
Caqui
Saladas e lanches
Redondo
Saladete
Saladas
Redondo
Italiano
Além de poder ser consumido em molhos, também utilizado para saladas.
Oblongo, tipicamente alongado
Cereja
Utilizados juntamente com aperitivos, saladas, etc.
Redondo ou oblongo com tamanho reduzido

Coloração
Normalmente os consumidores relacionam tomates com a coloração vermelha, mas com o aparecimento de novos cultivares (tipos) de tomates, hoje existe a disposição dos consumidores um grupo de coloração de tomates, que é determinada pela cor final ou do fruto maduro, enquadrando nas seguintes colorações:
Vermelho
Rosado
Amarelo
Laranja
ATENÇÃO: Os tomates de coloração laranja e amarelo não são comuns no Brasil. Tomates vermelhos quando submetidos a altas temperaturas podem demonstrar coloração amarelada, característica encontrada facilmente nos meses mais quentes do ano, principalmente no Norte e Nordeste.

Utilização/Preparo: 

O tomate apresenta sabor adocicado e levemente ácido, e pode ser apreciado de diversas maneiras. Ele pode ser consumido cru, cozido, assado ou desidratado; em diversas preparações como em sucos, saladas, molhos, sopas, drinks, polpas, geléias, catchup, tomate seco, etc. Sua cor vibrante e sabor inigualável conquistou o paladar de diversos povos. Rico em licopeno, vitaminas A, B e C, carotenóides e minerais, o tomate é nutritivo e contém propriedades antioxidantes.

Prefira tomates maduros ou de vez, pois o tomate verde não tem valor nutritivo adequado. Os tomates tipo Caqui são mais indicados para salada. Para preparo de molho, purê e geléia prefira os tomates Santa Cruz ou Saladinha que apresentam maior rendimento. O tomate Cereja pode ser usado inteiro como aperitivo ou em saladas.

Quando o tomate é consumido cru, principalmente com casca, é fundamental higienizá-lo bem antes do consumo. Após lavagem em água corrente os frutos são deixados de molho em água filtrada com água sanitária (1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água por 30 minutos). Em seguida, devem ser enxaguados com água filtrada. Deixar os tomates de molho na água com água sanitária ou com vinagre não elimina os resíduos de pesticidas ou agrotóxicos mas elimina microorganismos que possam estar na casca e causar doenças.

Conservação:

Lave e enxugue os tomates antes de guardá-los na gaveta da geladeira própria para legumes. Assim, eles não correm o risco de mofar e podem ser conservados em boas condições durante 1 semana. 0 tomate inteiro não deve ser congelado, apenas o molho de tomate pode ir ao congelador.

Cuidados na Compra:

Nunca compre tomates com manchas escuras, partes podres ou emboloradas. Nem compre os verdes, que amadurecem fora do pé, pois eles têm menos vitaminas que os maduros. Escolha sempre os bem vermelhos, firmes e com a casca lisa. Além disso, leve em conta, na hora de comprar, o modo como você pretende prepará-los: eles precisam ser bem maduros e vermelhos para dar cor e consistência a molhos, sopas, cremes e sucos, mas não há necessidade de que sejam grandes e bonitos.

Cuidados no Uso:

Os tomates meio verdes, são prejudiciais, especialmente para os que sofrem de lesões renais, enfermidade cardíacas, reumatismo, artrite, hidropisia, afecções nervosas, cálculos do fígado ou da bexiga. De modo geral, o tomate não vai bem com as pessoas que sofrem de fermentação no estômago.

Curiosidades:

Na ciência apelidado de Solanum lycopersicum em seu estado selvagem, e de Solanum esculentum na sua versão cultivada, o tomate se originou na costa latino-americana do Pacífico, desde o Peru até o México.

Originário da região do Peru, do Equador e da Bolívia, o tomate chegou ao México, onde era cultivado pelos astecas. Foi levado para a Europa logo depois do Descobrimento da América (1492), sendo usado, no início, como planta ornamental.

Seu uso culinário difundiu-se durante o séc. XIX.
Inicialmente o tomate era tido como venenoso pelos europeus e cultivado apenas para efeitos ornamentais, supostamente por causa de sua conexão com as mandrágoras, variedades de Solanáceas usadas em feitiçaria.

Algumas receitas:

Tomate Recheado

Rendimento:
4 porções

Ingredientes:
4 tomates
250 g de patinho moído
2 lingüiças toscana
1 cebola
2 ovos
100 g de mussarela
azeite para refogar
sal
pimenta do reino preta
salsinha
cominho

Modo de preparo:
Cozinhe ovos e reserve. Retire a carne da lingüiça. Em uma frigideira, adicione o azeite e frite a lingüiça, desmanchando a carne com a ajuda de um garfo. Pique a cebola e adicione à frigideira. Quando a cebola começar a dourar, junte a carne moída e uma pitada de sal. Refogue em fogo baixo até fritar a carne. Adicione o cominho, a pimenta do reino e a salsinha. Pique os ovos e adicione à frigideira. Corte a tampa dos tomates (reserve-as) e retire as sementes. Coloque um pouco de sal nos tomates e recheie metade do tomate. Dobre uma fatia de mussarela e insira no tomate. Acrescente mais recheio e feche-o com a tampa reservada. Leve ao forno médio por 20 minutos.

Tomates Verdes Fritos

Rendimento:
4 porções

Ingredientes
4 tomates verdes
2 ovos batidos
1/2 xícara de chá de leite
1 xícara de chá de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de fubá
1/2 xícara de chá de farinha de rosca
2 colheres de chá de sal
1/2 colher de chá de pimenta do reino branca

Modo de preparo
Corte os tomates em fatias, na largura de um dedo. Tire as sementes. Não use as pontas. Num prato, misture os ovos e o leite. Em outro prato, misture a farinha de rosca e o fubá, temperando com o sal e a pimenta. Passe o tomate na farinha de trigo, nos ovos com leite e. finalize na mistura de farinha de rosca com fubá. Frite um ao lado do outro em óleo quente até dourar. Polvilhe com queijo ralado. Sirva com molho de maionese à gosto.

Filé de Pescada ao Molho de Tomate

Rendimento:
4  porções

Ingredientes
4 filés de pescada branca
1 cebola picada
salsinha
cebolinha verde
1 folha de louro
1/2 colher de sopa de suco de limão
Molho
2 colheres de sopa de manteiga
1 cebola picada
12 azeitonas verde picadas
1 colher de sopa de vinagre branco
1 colher de chá de molho inglês
500 g de tomate picado, sem pele e sem sementes
1 colher de sopa de farinha de trigo
sal
pimenta do reino branca
limão em rodelas

Modo de preparo
Lave bem os filés de peixe, cozinhe-os em água com cebola, salsinha, cebolinha, o louro e o suco do limão de 10 a 15 minutos. Em uma panela coloque a manteiga e deixe aquecer, depois junte a cebola, as azeitonas, o vinagre, o molho inglês e os tomates. Cozinhe junto com um pouco do caldo que cozinhou o peixe, engrosse com a farinha de trigo e tempere com o sal e a pimenta. Arrume o peixe em uma travessa, e jogue por cima o molho de tomate. Enfeite com salsinha e rodelas de limão. Sirva com arroz branco e brócolis alho e óleo.

TABELA DE COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Resultado da busca na Base de Dados de Nutrientes do USDA SR14

Tomate, vermelho, maduro, cru

Nome científico:    Lycopersicon esculentum

NDB No:    11529

Nutrientes

UnidadeValor por 100 g
Relacionados
Águag94.5
Caloriaskcal18
Proteínasg0.88
Lípides totais (gordura)g0.2
Carboidratos, por diferençag3.92
Fibra total dietéticag1.2
Cinzasg0.5
Minerais
Cálcio, Camg10
Ferro, Femg0.27
Magnésio, Mgmg11
Fósforo, Pmg24
Potássio, Kmg237
Sódio, Namg5
Zinco, Znmg0.17
Cobre, Cumg0.059
Manganês, Mnmg0.114
Selênio, Semcg0
Vitaminas
Vitamina C, ácido ascórbico totalmg12.7
Tiaminamg0.037
Riboflavinamg0.019
Niacinamg0.594
Ácido pantotênicomg0.089
Vitamina B6mg0.08
Folato totalmcg15
Vitamina B12mcg0
Vitamina AUI833
Vitamina A, RAEmcg_RAE42
Lípides
Ácidos graxos, total saturadosg0.046
Ácidos graxos, total mono-insaturadosg0.051
Ácidos graxos, total poli-insaturadosg0.135
Colesterolmg0
Fonte: USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14 (Julho 2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário