A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

TOMILHO

Dados Gerais:

O tomilho (Thymus vulgaris) é uma planta que pode atingir de 8 a 45 cm de altura, com folhas pequenas e flores brancas ou rosadas, originária dos países banhados pelo mar Mediterrâneo. Cresce em campos selvagens no calor e em solor áridos e inclinados, típicos das suas regiões nativas, onde é i  nfinitamente mais perfumado e saboroso do que quando plantado em regiões de clima mais frio. O sabor do tomilho selvagem tende a ser mais amadeirado e complexo. Variedades cultivadas possuem caules mais macios e formas mais arredondadas; existem centenas delas, cada uma com um aroma sutilmente diferente. As variedades misturam-se facilmente.  

Utilização/Preparo: 

Ele é essencial tanto nas cozinhas orientais como ocidentais. Ao contrário da maioria das outras ervas, o tomilho aceita longos e lentos cozimentos sem amargar o sabor. Erva extremamente cheirosa de sabor picante e amargo. Por seu sabor marcante, deve ser usado com moderação, ele ressalta o sabor de outras ervas, sem no entando deixá-las exageradamente fortes. Vai bem em caldos, sopas e ensopados e combina muito bem com cebolas, cerveja ou vinho tinto.
É um tempero muito usado pelos franceses, e torna-se um ingrediente indispensável na sopa de ostras. Também é muitíssimo utilizado na culinária espanhola, mexicana e em algumas regiões latino-americanas, onde é muito usado em combinação com pimentas.

Conservação:

As folhas frescas se mantém por cerca de uma semana quando guardadas já lavadas em um pote fechado forrado com papel toalha na geladeira (não precisa ser na parte mais fria da geladeira).
O tomilho desidratado se mantém perfumado por cerca de 3 a 4 meses. Guarde em local seco e arejado.

Cuidados na Compra:

Existem diversas variedades de tomilho sendo vendidas nos mercados e feiras, mas certifique-se de que elas exalem um bom aroma quando esfregar os dedos nas folhas ou ramos. O tomilho comum e o tomilho limão são normalmente os mais fáceis de se encontrar.

Cuidados no Uso:

É possível encontrar pessoas sensíveis às substâncias presentes no tomilho.

Curiosidades:

O nome deriva do grego “thymus” que significa “coragem”.
Nos templos da Grécia antiga era usado como incenso, para os quais representava o símbolo de graça e elegância.

Fazia parte da lista de ingredientes usados pelos Egípcios para embalsamar e mumificar os corpos.

Na Roma antiga, os soldados se banhavam com tomilho, para adquirir coragem.

Muitas vezes é confundido com o orégano, devido à semelhança das folhas.

Algumas receitas:

Coxas de Frango com Tomilho

Rendimento:
4 a 8 porções

Ingredientes:
8 coxas de frango (ou sobre coxas)
3 dentes de alho picados finamente
5 colheres de sopa de azeite
200 l de vinho branco
2 colheres de sopa de massa de pimentão
suco de 1 limão
tomilho picado a gosto
sal e pimenta

Modo de preparo:
Colocar as coxas de frango numa tigela. Juntar o alho picado, a massa de pimentão, o suco de limão, o vinho branco, tomilho picado à gosto, sal e pimenta. Envolver muito bem e cobrir com película transparente. Deixar marinar na geladeira por 1 hora. Pré-aquecer o forno a 180ºC. Escorrer as coxas de frango (resarvar a marinada) e colocá-las numa assadeira. Regar com o azeite e levar ao forno por 40 minutos a 180ºC, regando frequentemente com a marinada.

Pescada Assada com Tomilho

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes
1 kg de pescada branca
3 ramos de tomilho
raiz de gengibre a gosto
suco de 1 limão
sal a gosto

Modo de preparo
Peça para limpar as pescadas, fazer os filés e deixar a pele. São dois filés por pescada. Esprema limão sobre os filés e salgue-os a gosto. Coloque-os numa assadeira forrada com papel alumínio. Com a mão raspe o ramo do tomilho deixando cair às folhas sobre os filés. Acrescente gengibre fatiado bem fininho sobre os filés. Leve ao forno a 220 0C e deixe por 20 minutos. Sirva na assadeira para não quebrar os filés.
Carne Ensopada com Vinho Tinto

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes
6 colheres de sopa de azeite
1.100 g de alcatra cortada em pedaços de 3 cm
1 cebola grande fatiada
2 cenouras picadas
3 colheres de sopa de salsinha fresca picada
2 dentes de alho picados
1 folha de louro
ramos frescos de tomilho
1 colher de café rasa de noz moscada ralada
250 ml de vinho tinto
400 g de tomates picados
120 ml de caldo de carne ou galinha
15 azeitonas pretas sem caroços e cortadas ao meio
Sal e pimenta do reino moída na hora
1 pimentão vermelho cortado em tiras

Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 180° C. Toste a carne, em porções, no óleo em uma caçarola refratária de fundo pesado. Retire da panela e coloque em um prato assim que tostar reserve até, a hora de usar. Adicione o restante do óleo, a cebola e as cenouras á caçarola. Cozinhe em fogo baixo até a cebola amolecer. Adicione a salsinha e o alho e cozinhe por mais 4 minutos. Coloque a carne de volta á caçarola, aumente o fogo e mexa bem para misturar os legumes com a carne. Acrescente a folha de louro, o tomilho e a noz moscada. Junte o vinho, coloque para ferver e cozinhe mexendo por 4 minutos. Junte os tomates, o caldo e as azeitonas, e misture bem. Tempere com sal e pimenta á gosto. Tampe bem a caçarola e coloque no centro do forno pré-aquecido e asse por 1 hora e meia. Retire a caçarola do forno e acrescente as tiras de pimentão. Coloque a caçarola de volta ao forno e cozinhe sem a tampa por mais 30 minutos, ou até a carne amolecer.


TABELA DE COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Resultado da busca na Base de Dados de Nutrientes do USDA SR14

Tomilho, fresco

Nome científico:    Thymus vulgaris

NDB No:    02049

Nutrientes

UnidadeValor por 100 g
Relacionados
Águag65.110001
Caloriaskcal101
Proteínasg5.56
Lípides totais (gordura)g1.68
Carboidratos, por diferençag24.450001
Fibra total dietéticag14
Cinzasg3.2
Minerais
Cálcio, Camg405
Ferro, Femg17.450001
Magnésio, Mgmg160
Fósforo, Pmg106
Potássio, Kmg609
Sódio, Namg9
Zinco, Znmg1.81
Cobre, Cumg0.555
Manganês, Mnmg1.719
Selênio, Semcg0
Vitaminas
Vitamina C, ácido ascórbico totalmg160.100006
Tiaminamg0.048
Riboflavinamg0.471
Niacinamg1.824
Ácido pantotênicomg0.409
Vitamina B6mg0.348
Folato totalmcg45
Vitamina B12mcg0
Vitamina AUI4751
Vitamina A, RAEmcg_RAE238
Lípides
Ácidos graxos, total saturadosg0.467
Ácidos graxos, total mono-insaturadosg0.081
Ácidos graxos, total poli-insaturadosg0.532
Colesterolmg0
Fonte: USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14 (Julho 2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário