A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

sexta-feira, 26 de agosto de 2011


SOFRITO

Dados Gerais: 

Sofrito é uma mistura de ingredientes aromáticos que serve de base para fazer outras preparações. Os ingredientes devem ser muito bem picados e cozidos em óleo ou azeite. Sua origem é espanhola, lá o sofrito tem como base alho, cebola e tomates. Em outros países o sofrito é feito com outros ingredientes e é utilizado como base também.

Utilização/Preparo:

Sofrito, em espanhol, refere-se simplesmente a todo o molho bem cozido. Em Porto Rico, ele é uma mistura de legumes usada como base para muitos pratos, como sopas e ensopados. Use isso para dar vida nova aos pratos de todo dia ou simplesmente adicione-o ao arroz para preparar um pilaf delicioso.

Sofrito
 
Ingredientes:
6 dentes de alho amassados
1 1/2 cebola grande em pequenos cubos
1 tomate grande em pequenos cubos
1/2 xícara de chá de azeite
1 colher de café de sal
1 colher de café de alecrim seco
pimenta preta moída na hora a gosto
salsinha picada a gosto

Modo de preparo:
Coloque em uma panela grande e funda o azeite, a cebola e o alho. Cozinhe bem por 10 minutos em fogo alto. Adicione o tomate e mexa bem. Tempere com o sal, a pimenta e o alecrim. Abaixe o fogo e cozinhe por 25 a 30 minutos, mexendo sempre. Apague o fogo e adicione a salsinha, misture bem. Espere esfriar e processe o sofrito. Guarde em pote tampado na geladeira.
Rende 1 xícara de chá de sofrito. Conserva-se bem por 2 semanas, sempre em geladeira.

Sofrito Porto-Riquenho
 
Ingredientes:
2 pimentões verdes sem sementes e picados
1 pimentão vermelho sem sementes e picado
10 pimentas biquinho, cabos removidos
25 raminhos de coentro fresco
3 tomates médios picados
4 cebolas cortadas em pedaços grandes
3 cabeças médias de alho descascadas
25 folhas de coentro-bravo
1 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de pimenta-do-reino moída

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes em um processador de alimentos. Bata até que todos os ingredientes estejam bem picados, mas não virem um purê. Utilize a mistura imediatamente em sua sopa ou cozido preferido ou congele em sacos ou potes plásticos.

Sofrito Cubano
 
Ingredientes:
21 tomates cereja picados
2 pimentas verdes picadas
2 cebolas grandes picadas
10 dentes de alho picados
2 folhas de louro
pitada de cominho
pitada de orégano
¾ xícara de cherry
4 colheres de sopa de azeite
sal a gosto

Modo de preparo:
Salteie os tomates, as pimentas, o alho, o louro, o cominho e o orégano no azeite até os ingredientes se misturarem. Adicione o cherry e cozinhe em fogo brando até o volume diminuir pela metade.

Algumas receitas:

Escondidinho de peito de boi

Rendimento:
8 a 10 porções

Ingredientes:
2 colheres de sopa de azeite
200 g de bacon cortado em cubos
1 xícara de chá de sofrito
1 colher de sopa de açúcar
1 1/2 kg de peito de boi limpo e cortado em cubos
1/2 litro de caldo de carne
1 1/2 kg de purê de batata baroa (mandioquinha)
1 copo de requeijão sabor cheddar (250g)
2 gemas para pincelar
250g de queijo coalho ralado

Modo de preparo:
Numa panela de pressão em fogo médio coloque o azeite, o bacon cortado em cubos e polvilhe o açúcar e deixe caramelizar (cerca de 1 minuto). Junte o peito de boi limpo e cortado em cubos e doure também (10 a 15 minutos). Acrescente o caldo de carne e o sofrito. Tampe a panela e cozinhe a carne até ficar macia (cerca de 30 minutos). Depois deste tempo, retire imediatamente a pressão.
Num refratário (30 cm X 20 cm) untado e polvilhado com farinha de rosca coloque metade do purê de batata baroa (mandioquinha), depois o molho feito com a carne e o requeijão tipo cheddar. Complete com a outra metade do purê de batata baroa (mandioquinha) e por último pincele as gemas e salpique o queijo coalho ralado. Leve ao forno pré aquecido a 200°C por 15 minutos ou até gratinar.

Almôndegas com Sofrito
 
Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
500 g de carne moída
2 dentes de alho
salsinha a gosto
mangerona a gosto
sal a gosto
pimenta do reino preta moída a gosto
2 ovos
farinha de rosca
400 g de sofrito

Modo de preparo:
Misturar a carne com todos os ingredientes, menos o sofrito, e formar as bolinhas, fritar as almôndegas no azeite e reservá-las. Aproveitado o azeite onde foram fritas as almôndegas, esquentar o sofrito e depois de bem quente colocar sobre as almôndegas e servi-las.

Ossobuco com Sofrito
 
Rendimento:
1 porção

Ingredientes:
1 ossobuco
½ xícara de chá de sofrito
3 cenouras
2 alhos poro
2 cebolas
1 pimentão vermelho pequeno
1 pimentão amarelo pequeno
200 ml vinho branco
sal e pimenta do reino branca moída a gosto

Modo de preparo:
Picar as verduras temperar com sal e pimenta e refogar numa panela com um pouco de azeite. Acrescentar a carne, dourar u pouco de ambos os lados e colocar o vinho, cobrir com água e deixar ferver até ficar macio. Sirva com arroz e batatas fritas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário