A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

quinta-feira, 25 de agosto de 2011


SUMAGRE

Dados Gerais:


O Sumagre (Rhus corioria), também conhecido como sumac ou sumak, este pó tem gosto ácido de fruta silvestre. Com folhas que assumem uma linda cor vermelha no outono, o sumagre é um arbusto altamente decorativo. 
Cresce como planta selvagem por todo o Oriente Médio. Enquanto no Ocidente os cultivadores o consideram apenas ornamental, os cozinheiros do Líbano, Síria, Turquia e Irã têm em grande conta as espigas das brilhantes bagas vermelhas que ele produz. Essas bagas, quando secas, têm cor vermelho-ti  jolo e são usadas, inteiras ou moídas, em grande número de pratos. As bagas são amargas, e têm sabor bastante adstringente e a acidez própria da fruta, mas sem a aspereza do vinagre ou do sumo de limão.

Utilização/Preparo: 

É usada para temperar saladas e pastas, só para pratos frios por ter o gosto parecido com o do limão. Misturada com iogurte e ervas aromáticas, faz um molho leve e refrescante. Sendo atualmente uma especiaria pouco comum na cozinha européia, o sumagre é fácil de ser adquirido em estabelecimentos especializados em produtos do Oriente Médio.
O sumagre é um dos ingredientes do zahtar, junto com sementes de gergelim torradas e tomilho moído, que pode ser espalhado sobre almôndegas de carne ou vegetais. Misturado com azeite, pode ser servido com pão para aperitivo. Vai bem com peixe, saladas vegetais, arroz, frangos e pratos de carne.

Conservação:

Manter em recipiente bem fechado e protegido da luz.

Cuidados na Compra:

Ao comprar verifica a procedência e data de validade.

Cuidados no Uso:

Se tiver contato direto com o Sumagre evitar a exposição ao sol, pois suas propriedades adstringentes podem causar manchas, assim como o limão.
Embora a Rhus coriaria seja saborosa, outras plantas da mesma família são extremamente tóxicas. Algumas variedades, como a Rhus toxicodendron, comum nos Estados Unidos, possuem uma substância chamada urushiol, que pode causar dermatite de contato e fortes alergias"

Curiosidades:

Foi usada pelos romanos antes de os limões terem chegado à Europa.

Algumas receitas:

Frango Trípoli

Rendimento:
4 a 6 porções
Ingredientes:
6 sobre coxas de frango sem pele
sal
½ copo de vinho branco
8 cebolas
3 dentes de alho
2 copos de iogurte natural
pimenta do reino
azeite
3 colheres de chá de sumagre

Modo de preparo:
Tempere o frango com sal e alho. Refogue o frango no azeite e quando dourar acrescente o vinho branco. Reserve o frango com o caldo formado pelo vinho. Corte em fatias as cebolas e refogue com azeite e alho por 2 minutos. Reserve. Em uma assadeira, disponha o frango e cubra-o com as cebolas e o iogurte. Tempere com o sumagre e a pimenta do reino moída na hora. Leve ao forno forno pré-aquecido por 30 minutos à 200ºC. Sirva com arroz feito com caldo de frango e uvas passas.

Salada de Pepinos ao Sumagre

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes
2 pepinos de tamanho grande
sal a gosto
1 colher de sopa de azeite
3 copos de iogurte
2 dentes de alho
1 colher de chá de sumagre

Modo de preparo
Descasque os pepinos e corte em cubos bem pequenos. Salgue e deixe descansar. Junte ao iogurte, a mistura de azeite e alho amassado. Misture o iogurte temperado ao pepino e acrescente o sumagre. Guarde na geladeira até a hora de servir.

Quibe de bandeja

Rendimento:
8 a 10 porções

Ingredientes
1 kg de carne moída sem gordura
1 xícara de chá de trigo para quibe
3 colheres de sopa de hortelã fresca picada
1 colher de chá de sumagre
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1/2 colher de chá de cominho em pó
1 colher de chá de tempero sírio
1 cebola grande picadinha
1/2 xícara de chá de azeite

Modo de preparo
Deixe o trigo de molho em água por no mínimo 2 horas, escorra bem e reserve. Unte um tabuleiro pequeno com parte do azeite e reserve. Misture bem a carne com todos os temperos e duas colheres de sopa de azeite e amasse bem. Distribua a carne no tabuleiro e regue com o restante do azeite. Leve ao forno moderado por aproximadamente 30 minutos ou até que cozinhe e doure ligeiramente. Corte e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário