A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

TAHINE 

Dados Gerais:

Tahine, Tahin ou Tahini é uma pasta feita de sementes de gergelim (sésamo) muito usada na cozinha do Oriente Médio, sendo usado como complemento de muitos pratos árabes e também doces.
A primeira menção conhecida do Tahini provém do século 13, como ingrediente de uma receita de Hummus Kasa, no livro de receitas árabe Kitab Wasf al-Atima al-Mutada.
. Rico em cálcio e sem glúten, ele pode ser consumido por pessoas com alergia ao leite, intolerância à lactose e celíacos. O Tahine tem gosto levemente salgado, muito parecido com o sabor de amendoim e bastante cremoso. Acredita-se que as sementes de gergelim são uma das especiarias mais antigas da civilização. Hoje ele é usado em saladas, molhos, pratos doces e salgados

Utilização/Preparo: 

Existem duas variedades de tahine: a feita com sementes descascadas de gergelim ou sementes integrais (não-descascadas). Este último é bastante mais amargo, mas em compensação, possui maior quantidade de vitaminas, cálcio e proteínas. Esta pasta é bastante oleosa e calórica e deve ser usada com equilíbrio para não se sobrepor aos outros sabores.
O modo de preparo é muito simples: toste na frigideira 1 xícara de gergelim sem pele. Espere esfriar e bata no processador, ligando e desligando, até obter uma farofa. Bata por mais alguns minutos para que o óleo das sementes se solte e adquira consistência de pasta.

Algumas receitas:

Homus Tahine

Rendimento:
15 porções

Ingredientes:
1 kg de grão de bico
4 colheres de sopa de tahine
2 dentes de alho amassados
Suco de limão a gosto
Azeite
Sal a gosto

Modo de preparo:
Deixar o grão de bico de molho de um dia para outro No dia seguinte trocar a água e colocar para cozinhar em pressão, ou não, até ficar macio. Passar no liquidificador com um pouco da água do cozimento, não deve ficar um creme mole. Reserve. Desmanche o molho tahine com o limão, misture o sal e o alho amassado. Bata com um garfo até ficar um mingau, se precisar acrescente um pouco de água. Misture o azeite, junte com o creme de grão de bico misturando bem, prove o sal e o limão. Regue com mais um pouco de azeite e enfeite com folhas de hortelã ou salsinha picada. Sirva com pão sírio, italiano ou torradas.

Babaganouch

Rendimento:
1 porção

Ingredientes:
2 berinjelas
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de salsinha picada finamente
suco de 1 limão
3 colheres de sopa de tahine
sal a gosto

Modo de preparo
Espete um garfo em cada berinjela e coloque-as individualmente na chama do fogão até a casca escurecer bem. Corte as berinjelas ao meio e retire a polpa de cada uma com uma colher, descartando as cascas. Coloque as polpas numa peneira fina para escorrer a água. Numa tigela, coloque a tahine e, mexendo sempre, acrescente o suco de limão, até a mistura ficar com uma consistência pastosa. Junte o alho picado, sal, a salsinha, a polpa de berinjela, a pasta de tahine e misture muito bem. Coloque a mistura num processador de alimentos ou num liquidificador para formar uma pasta bem homogênea. Conserve na geladeira até a hora de servir.

Esfiha

Rendimento:
12 a 15 porções

Ingredientes:
Massa:
2 1/2 copos de leite em temperatura ambiente
70 g de fermento biológico
1/2 copo de óleo
1 colher de sopa rasa de sal
2 ½ colheres de sopa de açúcar
1 kg de farinha de trigo
Recheio de carne:
1 kg de carne moída
1/2 kg tomates salada picados em cubos pequenos
1/2 kg de cebolas brancas bem picadas
2 colheres de sopa de tahine
1 copo de suco de limão
1 colher de sopa tempero árabe
Sal a gosto
Recheio de queijo:
1 kg de queijo fresco branco tipo minas moído
1/2 maço de salsinha picada

Modo de preparo
Recheio de carne: Misturar todos os ingredientes com as mãos e rechear. Recheio de queijo: Misturar todos os ingredientes e rechear.
Esfiha: Numa vasilha misture o leite, o fermento, o óleo, o sal e o açúcar. Vá colocando a farinha de trigo, e misture bem com as mãos até que a massa fique homogênea. Numa bancada, polvilhe farinha e abra a massa (sem descansar) com um rolo. Corte a massa com um aro de metal redondo ou uma tigela, recheie com carne, queijo, ou verdura. Feche no formato de flor ou de triângulo. Coloque em uma assadeira levemente untada, tomando o cuidado de deixar as esfihas separadas. Deixe descansar por 10 minutos aproximadamente. Levar ao forno para assar a uma temperatura de 250ºC por cerca de 10 minutos ou até ficarem douradas. Obs.: Esta massa serve para todos os tipos de recheio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário