A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

TAMARINDO 

Dados Gerais:

O tamarindeiro ou tamarineiro (Tamarindus indica L., Sp. Pl. 1: 34. 1753), é originário das savanas africanas, embora seja cultivado principalmente na Índia. No Brasil, o fruto é bastante consumido no Norte e Nordeste do Brasil. Árvore bastante decorativa, sua altura pode chegar aos 25 metros. O tronco devide-se em numerosos ramos curvados, formando copa densa e ornamental; as folhas são compostas e sensíveis (fecham por ação do frio), flores hermafroditas amarelas ou levemente avermelhadas (com estrias rosadas ou roxas) que se reúnem em pequenos cachos axilares. O fruto - tamarindo ou tamarino - é uma vagem alongada com 5 a 15 cm. de comprimento, com casca pardo-escura, lenhosa e quebradiça; as sementes em númer os de 3 a 8 estão envolvidas por uma polpa parda e ácida contendo açucares (33%), ácido tartárico (11%), ácido acético, ácido cítrico, tem um gosto a fruta amarga, que adiciona um sabor mais complexo do que o do limão aos pratos de caril, a outros pratos condimentados e às sopas.
Geralmente vendido em forma compacta ou seco, é um ingrediente vital em chutneys e em muitos pratos indianos e do Extremo Oriente.

Utilização/Preparo: 

A polpa, com sabor agridoce, é usada no preparo de doces, bolos, sorvetes, xaropes, bebidas, licores, refrescos, sucos concentrados e ainda como tempero para arroz, carne, peixe e outros alimentos. Para fazer a água de tamarindo, mergulhe um bloco em 300 ml de água fervendo durante dez minutos; faça sair o suco castanho ácido, espremendo, e filtre.As fatias secas devem ser mergulhadas em água para que o aroma se desenvolva. O concentrado, muito usado pelos indianos no exterior, é uma pasta espessa e de cor escura, com gosto ácido e cheiro de melaço. De aroma ligeiramente açucarado, sabor ácido e frutado, na Índia, o tamarindo é usado nos molhos, nos picles, nas razam e nos chutneys. 
Na Tailândia, é um condimento para as sopas ácidas e picantes; nas Antilhas e no Brasil, uma bebida refrescante é feita de xarope de tamarindo. Na Jamaica. o fruto ácido é juntado ao arroz, aos pratos de cozimento lento e a sobremesas; a pectina extraída do fruto é igualmente usada nas geléias. No Ocidente, o tamarindo importado serve para fabricar condimentos como o molho Worcestershire. As folhas dão tinturas vermelhas e amarelas.

Conservação:

O tamarindo se conserva muito bem quando não lhe é retirada a casca, desde que não esteja danificada.

Cuidados na Compra:

Escolha as frutas com casca inteira, preferindo as mais pesadas. Evite comprar frutas verdes, cujas cascas não são quebradiças.

Cuidados no Uso:

O tamarindo consumido em excesso pode soltar o intestino e provocar diarréia.

Curiosidades:

Provavelmente, foi introduzido na Europa não apenas pelos árabes, mas também pelos Cruzados. 

Na Inglaterra, na época Tudor, foi reputado por suas propriedades refrescantes. No século XVII, os espanhóis o transplantaram para as Antilhas, onde hoje é cultivado em grande escala.

Apesar de também ser conhecido por “Tâmara da Índia” o tamarindo é originário das savanas da África.

O tamarindo foi introduzido na Europa, mais precisamente na península Ibérica, pelos árabes e no Brasil pelos portugueses, com sementes trazidas da Índia.

Apesar de conhecermos o tamarindo como uma fruta, ele é classificado como legume por se tratar de uma vagem.

Devido a capacidade de estimular o funcionamento dos intestinos, o tamarindo se torna um excelente laxativo.

Algumas receitas:

Chutney de Tamarindo                                     

Rendimento:
1 porção

Ingredientes: 
400 g de poupa de tamarindo congelada
1 xícara de passas sem caroço ou tâmaras picadas
2/3 de xícara de chá de açúcar mascavo
2/3 de xícara de chá de açúcar refinado
1 colher de chá de pimenta vermelha em pó
1 colher de chá de sementes de funcho em pó (ou erva doce)
1 colher de chá de gengibre ralado

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo. Quando ferver abaixe o fogo e cozinhe mexendo bem por aproximadamente 40 minutos ou até que o chutney escureça e fique com consistência de geléia.

Caril de Frango

Rendimento:
6 a 8 porções
Ingredientes:
1 frango cortado em pedaços
Sal a gosto
1 colher de sopa de pó de caril (Curry)
2 colheres de sopa de azeite
2 pimentas malaguetas inteiras
250 ml de vinho branco
2 colheres de sopa de margarina
1 cebola média ralada
½ kg de polpa de tomate sem pele e sem sementes
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 vidros de leite de coco, dos pequenos
1 colher de sopa de tamarindo

Modo de preparo:
Tempere o frango com o sal, pó de caril, azeite, malaguetas e vinho, e deixe assim de um dia para o outro, ou pelo menos por algumas horas. Leve ao fogo, depois de bem escorrido, com a margarina e a cebola. Refogue até alourar. Acrescente o tomate, reduza o fogo e tampe a panela para criar caldo e cozinhar. Se precisar, vá acrescentando água aos poucos. Quando estiver bem apurado, acrescente o leite de coco misturado com a água e a farinha. Deixe ferver para engrossar, verifique o tempero e adicione o tamarindo (batido com um pouco de água e coado), ou o suco de limão. Sirva com arroz branco.

Bife com Tamarindo e Especiarias

Rendimento:
3 porções

Ingredientes:
3 bifes
110 ml de caldo de carne
1 colher de sobremesa de café solúvel
60 g de açúcar amarelo
2 colheres de sopa de pasta de tamarindo
3 colheres de sopa de salsa picada
1 dente de alho
1 colher de sopa de amido de milho
1 colher de café de cominho em pó
2 colheres de sopa de caju sem sal
sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Dissolva o café no caldo de carne quente. Coloque numa frigideira de fundo espesso o caldo, o açúcar, a pasta de tamarindo, 2 colheres de salsa picada, o alho, os cominhos e o amido de milho. Tempere com sal e pimenta a gosto e aqueça. Depois de levantar fervura mantenha no fogo durante cerca de 1 minuto. Apague o fogão e deixe esfriar. Cubra a carne com o molho frio e deixe-a marinar durante, pelo menos, 1 a 2 horas, na geladeira. Coloque os bifes num pequeno tabuleiro de barro, com a marinada salpique-os com os cajus picados e o resto da salsa picada, e asse em forno quente (200ºC) durante 30 minutos. Na metade do tempo vire os bifes. Sirva a carne com o molho que ficou no tabuleiro.


TABELA DE COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Resultado da busca na Base de Dados de Nutrientes do USDA SR14

Tamarindo, cru

Nome científico:    Tamarindus indica

NDB No:    09322

Nutrientes

UnidadeValor por 100 g
Relacionados
Águag31.4
Caloriaskcal239
Proteínasg2.8
Lípides totais (gordura)g0.6
Carboidratos, por diferençag62.5
Fibra total dietéticag5.1
Cinzasg2.7
Minerais
Cálcio, Camg74
Ferro, Femg2.8
Magnésio, Mgmg92
Fósforo, Pmg113
Potássio, Kmg628
Sódio, Namg28
Zinco, Znmg0.1
Cobre, Cumg0.086
Manganês, Mnmg0
Selênio, Semcg1.3
Vitaminas
Vitamina C, ácido ascórbico totalmg3.5
Tiaminamg0.428
Riboflavinamg0.152
Niacinamg1.938
Ácido pantotênicomg0.143
Vitamina B6mg0.066
Folato totalmcg14
Vitamina B12mcg0
Vitamina AUI30
Vitamina A, RAEmcg_RAE2
Lípides
Ácidos graxos, total saturadosg0.272
Ácidos graxos, total mono-insaturadosg0.181
Ácidos graxos, total poli-insaturadosg0.059
Colesterolmg0
Fonte: USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14 (Julho 2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário