A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

domingo, 28 de agosto de 2011

ORÉGANO

Dados Gerais:

O orégano ou orégão (Origanum vulgare) é uma erva perene e aromática, muito utilizada na cozinha do Mediterrâneo. São utilizadas as suas folhas, frescas ou secas, pelo sabor e aroma que dão aos pratos. Considera-se que as folhas secas tem melhor sabor. Variedade da manjerona e parente do tomilho, o orégano é uma erva de diversas espécies, bastante aromática e de sabor forte levemente amargo. Os tipos com sabores mais fortes são considerados os melhores. Sua planta é rasteira de com folhas verde-escuras. Muito utilizado em pratos com tomate fresco ou queijo, molhos a base de tomate, omelete e assados. Era utilizado pelos gregos como óleo pós-banho e, hoje largamente utilizado na cozinha italiana, francesa e grega. Denominado de origanon (erva amarga) por Hipócrates na Grécia Antiga, o orégano é originário do Mediterrâneo, Norte da África e Oriente Médio. Participando da receita da pizza ficou conhecido no mundo todo. Na Idade Média era usado para curar infecções e dores de ouvido e os medievais utilizavam nas magias. Somente o uso da erva na pizza a tornou popular como tempero, sendo cultivado hoje na Europa, Ásia e Américas.

Utilização/Preparo:

O orégano é um dos temperos mais usados na culinária, como em molhos de tomate, berinjela à parmegiana, massas, pizzas, queijos frescos, requeijão, saladas diversas, caldeiradas e alguns tipos de churrasco. Use e abuse do orégano com a maioria dos pratos italianos ou gregos. Utilize-o para temperar saladas, queijos frescos, anchova, caça, ensopados, feijão e legumes em conserva.
Possui várias formas de utilização, mas é como condimento que é mais procurado, principalmente em "pizzas", carnes, etc. Utilizado também em produtos processados. O orégano combina com diversas ervas. Faça com ele uma variação do bouquet garni fresco (ramo de cheiros), substituindo o tomilho. Use 3 ramos de salsa, 1 de orégano e 1 folha de louro.

Experimente também acrescentar orégano à tradicional mistura francesa fines herbes (ervas finas), feita com estragão, cerefólio, salsa e cebolinha.
No México é muito usado com diversos tipos de chile, páprica, alho seco, cebola e cominho.

Conservação:

Fresco: Lave bem as suas folhas e coloque-as em recipientes fechados ou em saquinhos próprios para alimentos e guarde-os na geladeira, por até três dias.

Seco: Coloque-o em recipiente fechado, em lugar protegida da luminosidade e umidade. Use-o antes de completar um ano, pois a partir de então suas propriedades aromáticas começam a se perder.

Cuidados na Compra:

Fresco: Prefira as plantas de melhor aspecto e bem viçosas. Se seus ramos estão danificados, estão escurecidos e murchos, evite-os. 

Seco: Prefira as embalagens mais escuras pois protegem melhor da luz.

Cuidados no Uso:

É uma planta sem contra-indicações e sem efeitos colaterais, porém nenhuma planta deve ser consumida em excesso.

Curiosidades:

A palavra “orégano” tem origem grega, e quer dizer “alegria da montanha”. Para os gregos esta erva possuía a magia de trazer felicidade.

Nos casamentos da Grécia antiga, os noivos se coroavam com orégano e plantavam nos cemitérios para assegurar uma vida feliz no outro mundo.

Apicius, o famoso cozinheiro romano, considerava o orégano essencial no preparo de molhos. Os romanos difundiram o uso do orégano através de seu império. 

Muito confundida com a manjerona, possui cheiro e sabor característico mais acentuado.

Algumas receitas:

Frango com Queijo e Orégano                                    

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes: 
1 1/2 kg de frango inteiro cortado em pedaços médios
sal e pimenta-do-reino branca moída a gosto
3 colheres de sopa de manteiga
1 cebola ralada
2 copos de vinho branco seco
3 colheres de sopa de orégano fresco
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 lata de creme de leite
1 xícara de chá de queijo ralado

Modo de preparo:
Tempere o frango com sal, pimenta e cebola. Derreta 1 colher (sopa) de manteiga e frite o frango, dourando-o bem. Acrescente o vinho, o orégano, abaixe o fogo e deixe cozinhar em fogo baixo, até a carne ficar macia. Separe o frango (conserve-o em local aquecido) do molho. Reserve. Em outra panela, derreta 2 colheres (sopa) de manteiga, acrescente a farinha mexendo com a colher de pau em fogo baixo e deixe engrossar levemente. Junte ao molho reservado (mais ou menos 1 xícara de chá). Junte o creme de leite e retire do fogo. Coloque o frango numa forma refratária e cubra com o molho, polvilhe queijo ralado e leve ao forno para gratinar, por 15 minutos. Sirva a seguir.

Pão de Queijo Recheado com Orégano

Rendimento:
15 a 20 porções

Ingredientes:
1400 g de farinha de trigo
350 g de leite condensado
150g fermento biológico fresco
2 ovos 2
150 g de margarina
400 ml de leite
sal a gosto
orégano a gosto
queijo parmesão ralado a gosto

Modo de preparo:
Misturar todos os ingredientes formando uma massa homogênea, dividir em bolas de 25 a 50 gramas. Abrir a massa rechear com orégano, depois fazer a bola de novo e deixar repousar por 90 minutos. Assar em forno a 200ºc. Retirar do forno dourado, passar manteiga e colocar queijo ralado por cima.

Antepasto de Berinjela

Rendimento:
10 a 12 porções

Ingredientes:
1 berinjela média cortada à juliana
1 cebola cortada à juliana
3/4 xícara de cogumelos fatiados
1/2 xícara de azeitonas picadas
suco de 01 limão
5 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
2 dentes pequenos de alho picados
1 colher de cafezinho de pimenta do reino branca moída
1 colher de cafezinho de pimenta tabasco
1 colher de sopa de orégano
salsa e cebolinha picados a gosto
sal a gosto

Modo de preparo:
Misture bem todos os ingredientes e leve ao forno de micro-ondas por 30 minutos, mexendo a cada 10 minutos. Depois de pronto, salpique salsa e cebolinha picados, para enfeitar.

TABELA DE COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Resultado da busca na Base de Dados de Nutrientes do USDA SR14

Orégano, moído

Nome científico:    Origanum vulgare

NDB No:    02027

Nutrientes

UnidadeValor por 100 g
Relacionados
Águag7.16
Caloriaskcal306
Proteínasg11
Lípides totais (gordura)g10.25
Carboidratos, por diferençag64.43
Fibra total dietéticag42.799999
Cinzasg7.15
Minerais
Cálcio, Camg1576
Ferro, Femg44
Magnésio, Mgmg270
Fósforo, Pmg200
Potássio, Kmg1669
Sódio, Namg15
Zinco, Znmg4.43
Cobre, Cumg0.943
Manganês, Mnmg4.667
Selênio, Semcg5.9
Vitaminas
Vitamina C, ácido ascórbico totalmg50
Tiaminamg0.341
Riboflavinamg0.32
Niacinamg6.22
Ácido pantotênicomg0
Vitamina B6mg1.21
Folato totalmcg274
Vitamina B12mcg0
Vitamina AUI6903
Vitamina A, RAEmcg_RAE345
Lípides
Ácidos graxos, total saturadosg2.66
Ácidos graxos, total mono-insaturadosg0.67
Ácidos graxos, total poli-insaturadosg5.23
Colesterolmg0
Fonte: USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14 (Julho 2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário