A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

domingo, 28 de agosto de 2011


PACH PHORON

Dados Gerais:

Panch, em Hindu, significa cinco, sendo a Panch Phoron uma mistura de cinco especiarias (também denominada Bengali Five Spices), usada para dar a alguns pratos, em especial de vegetais, um sabor verdadeiramente indiano. É principalmente usada nos Estados Indianos de Sikkim e Bengala Ocidental, mas também no vizinho Banglaseh.

Utilização/Preparo:

Esta mistura de grãos inteiros é usada em sopas, vegetais refogados e lentilhas. As sementes são, simplesmente, bem misturadas, e guardadas, em sítio fresco, num recipiente opaco, bem fechado. São usadas na medida das necessidades, devendo agitar-se o recipiente antes, para restabelecer a uniformidade da mistura. Ao elaborar o prato, sugere-se uma leve fritura dos grãos em manteiga ou azeite de oliva.

Receita Básica

Ingredientes:
2 colheres de sopa de sementes de mostarda
2 colheres de sopa de sementes de cominho 
1 colher de sopa de sementes de feno grego 
1 colher de sopa de sementes de funcho
1 colher de sopa de nigela

Algumas receitas:

Arroz com Especiarias
 
Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
3 colheres de manteiga clarificada
1 xícara de chá de arroz
2 gengibres ralados fresco
2 pedacinhos de 3 a 5 cm de canela em pau
5 cravos
2 folhas de louro
1 colher de sopa de panch phoron
2 e ½ xícaras de chá de água

Modo de preparo:
Lave bem o arroz e escorra toda a água. Em uma panela média, derreta a manteiga e refogue por 2 minutos o gengibre, a canela, o cravo, o louro e o panch phoron. Coloque a água, juntamente com o arroz. Cozinhe em fogo médio-alto por 20 a 30 minutos, ou até que o arroz esteja macio e seco. Sirva quente.

Burekas de Tomate e Berinjela

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
Massa:
75 g de manteiga derretida
80 ml de azeite
80 ml de água
185 g de farinha de trigo
Sal a gosto
Recheio:
2 berinjelas médias, descascadas e picadas em cubinhos
5 tomates grandes
1 cebola pequena, picada em cubinhos
1 ovo inteiro, batido
1 colher de sopa de coentro fresco, picado em tirinhas
1 colher de chá de panch phoron
2 colheres de sopa de azeite extra-virgem
Sal a gosto

Modo de preparo:
Numa vasilha, misture a manteiga, a água, o azeite e um pouco de sal. Com o auxílio de uma colher, vá misturando a farinha e mexendo, até que se forme uma massa untuosa e granulada. Amasse delicadamente a mistura até que se forme uma massa homogênea. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por, no mínimo, 30 minutos. Retire as cascas e as sementes dos tomates, pique-os em cubos pequenos e reserve. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola até que amoleça. Junte o panch phoron, mexendo com cuidado para não queimar. Acrescente a berinjela e deixe-a cozinhar por, aproximadamente, 10 minutos. Junte o tomate, mexa e aguarde até que toda a água do refogado seque.
Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte 2 formas. Em uma superfície enfarinhada, abra a massa até que fique com 2 ou 3 mm de espessura. Com um cortador redondo ou com a borda de um copo, faça círculos de massa e coloque em cada um deles 2 colheres de chá de recheio. Passe água nas bordas do círculo junte as extremidades e feche com o auxílio de um garfo. Disponha as burekas nas formas untadas, pincele-as com o ovo batido e leve ao forno por 25 minutos, ou até que dourem. Sirva quente.

Legumes ao Panch Phoron

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
2 cebolas médias
4 colheres de sopa de manteiga clarificada ou azeite
2 colheres de sopa de panch phoron
pimenta calabresa em pó a gosto
500 g de vegetais variados cortados
20 folhas de alecrim
1 colher de chá de sal
suco de meio limão

Modo de preparo:
Picar as cebolas e fritá-las na manteiga (ou azeite) por cerca de 2 minutos. Após, acrescentar o panch phoron, fritar mais um pouco e, por último, a pimenta. Quando as cebolas estiverem transparentes, colocar os legumes (obedecendo a seguinte ordem dos tempos de cozimento de cada legume escolhido) acrescentando aos poucos duas xícaras de água fervente. Cozinhar em fogo brando até os legumes ficarem ao dente. Corrigir o sal. Desligar o fogo e, por último, juntar o suco de limão. Mexer delicadamente e servir quente com arroz branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário