A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

domingo, 28 de agosto de 2011

PÁPRICA

Dados Gerais:

É um pó avermelhado obtido a partir da maceração de uma variedade de pimentão doce, originário da Europa; as pápricas mais famosas são de origem espanhola e húngara. Tempero típico da cozinha húngara, a páprica geralmente é feita com o pó extraído do pimentão doce, seco e triturado, ao qual podem ser acrescentados outros tipos de pimentão ou pimenta, sendo então classificada, segundo a dosagem, em páprica doce, meio-doce e picante.
É utilizada no goulash, em sopas de legumes, frango assado ou ensopado, carne, peixe e para dar coloração ao arroz.
Um cientista húngaro ganhou o Prêmio Nobel por pesquisar o conteúdo de vitamina da páprica: uma fonte mais rica em vitamina C do que as frutas cítricas, além de possuir vitamina A.

Utilização/Preparo:

A páprica é uma das três especiarias mais populares. Usada como ornamento colorido para qualquer prato de cor clara. Salpique sobre peixes, carnes, canapés, sopas, batatas, ovos mexidos, molhos. Em quantidades grandes, a páprica é o tempero principal em pratos como o goulash húngaro, e galinha ou vitela, e é freqüentemente usada em cobertura francesa. Bem utilizada na cozinha espanhola, aparece em pratos de arroz, ensopados de carne, pratos de ovos e algumas saladas, podendo ser incorporada a farinha de trigo para preparar frango a milanesa e outras carnes.
O condimento também entra no preparo de recheios e molhos e para aromatizar queijos frescos. Seu sabor característico dá um toque especial ao azeite de oliva (a mistura ideal, proposta por cozinheiros experientes, seria a de uma colher (sopa) de páprica doce em 150 ml de azeite).

Algumas receitas:

Espetinhos de Carne de Porco
 
Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
2 colheres de sopa de páprica
1 colher de chá de semente de coentro moída
1 1/2 colher de chá de cominho em pó
1 colher de chá de orégano
1/4 colher de chá de gengibre moído
1 colher de café de canela em pó
1/2 colher de chá de pimenta caiena
1 colher de café de noz-moscada ralada
1 folha de louro
2 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta-do-reino preta a gosto
450 g de lombo de porco cortados em cubos médios
limão a gosto

Modo de preparo:
Numa tigela, misture todos os ingredientes, exceto a carne de porco e a guarnição. Junte então os cubinhos de carne de porco, misturando bem para que fiquem cobertos pela mistura. Tampe a tigela e deixe no refrigerador por 8 a 12 horas, mexendo ocasionalmente. Pré-aqueça o grill. Coloque os cubinhos de carne de porco em pequenos espetos.
Asse no grill quente por cerca de 7 minutos, virando ocasionalmente, até que a carne esteja bem cozida, mas ainda úmida. Guarneça com as fatias de limão e folhas de louro e sirva quente.

Filé de Frango com Morangos

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
1 kg de filé de frango
2 cebolas
3 dentes de alho
8 folhas de manjericão
2 tomates sem pele e sem sementes
suco de laranja
1 colher de sopa de páprica
1 colher de sopa de orégano
1 folha de louro
8 morangos
1 s cenoura
pimenta-do-reino preta a gosto

Modo de preparo:
Lave bem os filés e seque-os. Coloque os outros ingredientes no processador e bata por alguns segundos. Despeje a mistura numa tigela, junte os filés e deixe marinando por uma hora. Unte uma forma com azeite, enrole os filés formando um rolinho e vá colocando-os um ao lado do outro. Despeje por cima a marinada, tampe e leve ao forno pré-aquecido a 180º C por 40 minutos. Destampe, vire os rolinhos e deixe-os no forno por mais 20 minutos para que dourem por completo e o molho apure.

Sardela

Rendimento:
2 a 4 porções

Ingredientes:
1 pimentão vermelho
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho picados
1 xícara de chá de molho de tomate
1 colher de sopa de páprica doce
1 colher de chá de páprica picante
pimenta-do-reino preta a gosto
6 sardinhas frescas

Modo de preparo:
Pique o pimentão. Coloque o azeite para aquecer numa panela. Junte o alho e o pimentão. Refogue por 5 minutos. Enquanto isso retire o rabo das sardinhas e corte-as em quatro. Tempere-as com sal e adicione ao refogado. Mexa bem. Acrescente o molho de tomate as pápricas, a pimenta-do-reino e mais uma pitada de sal. Misture bem. Cozinhe em fogo bem baixo por aproximadamente 1 hora, com a panela tampada, mexendo de vez em quando. Deixe na geladeira de um dia para o outro para curtir bem, antes de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário