A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

segunda-feira, 29 de agosto de 2011


MAHALEB

Dados Gerais: 


O pó mahaleb é obtido do caroço do fruto que nasce na árvore prunus mahaleb, trata-se de uma variedade de cerejeira-brava que cresce principalmente na Turquia e no Médio Oriente. O seu fruto é uma variedade de cereja e possui um sabor amargo mas agradável, entre a amêndoa e a cereja. O mahaleb é extraído do núcleo seco do caroço deste fruto. É utilizado moído, principalmente na confecção de pastelaria e doces de colher, sobretudo na Turquia e no Médio Oriente.
Em Tokat, uma província da Turquia é produzido o vinho licoroso de mahaleb, classificado como vermute. Apesar da popularidade desta bebida, a produção do licor de mahaleb tem vindo a decrescer de ano para ano devido à produção cada vez mais escassa de mahaleb.

Utilização/Preparo:

No Oriente Médio e na Turquia, as sementes do mahaleb são utilizadas em pães, biscoitos e massas. Fazem uma grande diferença quando adicionadas à mistura da massa da torta de frutas.

Algumas receitas:

Bolinhos de Mahaleb

Rendimento:
10 a 15 porções

Ingredientes:
Bolinhos
5 colheres de sopa de manteiga sem sal
1/2 xícara de chá de açúcar
raspas de um limão
3 ovos
6 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de sobremesa de mahaleb em pó
sementes de mahaleb para decorar
Calda
suco de duas laranjas
1 colher de sopa de açúcar

Modo de preparo
Bata bem a manteiga com o açúcar e as raspas de limão. Junte os ovos, um a um, batendo sempre, acrescente a farinha com o fermento e o mahaleb e misture bem.
Despeje o preparado em fôrmas individuais untadas com manteiga e polvilhadas com farinha de trigo. Coloque um grão de mahaleb em cada fôrma. Asse os bolinhos em forno preaquecido (180 °C) por 20 a 30 minutos. Desenforme e regue com o suco de laranja misturado com o açúcar. Decore com as sementes.

Pão Armênio (Cheoreg)

Rendimento:
1 pão

Ingredientes:
2 tabletes de fermento para pão
¼ de xícara de chá de água morna
1 xícara de chá de açúcar
½ xícara de chá de manteiga derretida, morna
½ xícara de chá de óleo
1 pitada de sal
3 ovos batidos
1 colher de chá de Mahleb
5 xícaras de farinha de trigo, peneirada.
1 ovo batido com uma colher de chá de açúcar, para pincelar.
Uvas passas (opcional)

Modo de preparo:
Em uma travessa, dissolva o fermento na água morna, junte o açúcar, ovos, manteiga derretida, óleo, Mahleb, sal. Por último vá juntando a farinha de trigo e dando o ponto da massa. Deixe a massa descansar coberta com um pano úmido e outro seco, por 1 h. Em lugar reservado e quentinho.
Retire a massa da travessa, coloque sobre superfície com farinha. A consistência da massa é bem macia, e gostosa de manipular, faça um rolo de aproximadamente, 60cm, dobre ao meio, e faça uma trança de duas pontas, apenas cruzando cada ponta da massa.  Afunde algumas uvas passas. Unte uma assadeira retangular com manteiga. Pincelar o ovo batido. Levar ao forno médio 250° pré aquecido, por aproximadamente 20 min. Depois abaixe o forno e deixe até dourar. Retire e sirva morno ou frio, com café, chá.

Bolo de Páscoa (Paskalya Çöreği-Turquia)

Rendimento:
1 bolo

Ingredientes:
½ copo de leite
1 colher de sopa de mahaleb
15 sementes de cardamomo
2 copos de açúcar
2 de margarina
4 ovos
8,5 copos de farinha
Para a cobertura
1 gema p/ pincelar
25 g de avelãs picadas finas

Modo de preparo:
Dissolva o fermento no leite, junte 2 copos de farinha e misture. Deixe repousar durante 10 minutos em ambiente quente e com o recipiente coberto. Misture o açúcar com os ovos; derreta a margarina e deixe-a esfriar. Ponha o restante da farinha num recipiente, acrescente à mistura do fermento com o leite, a mistura dos ovos com o açúcar, a manteiga derretida, o mahaleb e as sementes de cardamomo moídas. Trabalhe bem a massa com as mãos e deixe repousar em local quente. Separe três porções de massa, faça três rolos e forme com eles uma trança. Coloque-a num tabuleiro untado e polvilhado, pincele com gema de ovo e polvilhe com avelãs. Leve ao forno (pré-aquecido a 180º C) até estar cozido e tostado.

2 comentários:

  1. Comprei Mahaleb em grãos.Não tenho muito conhecimento como usá-lo.
    Posso moer/
    Obrigada
    Dacidalva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na grande maioria das receitas, os grãos mahaleb são utilizados finamente moído. O tempero deve sempre ser comprado como grãos inteiros, porque o pó degenera rapidamente devido ao teor elevado de lípidos. Mesmo as amêndoas inteiras se tornan rançosas, após um ano ou dois.

      Excluir