A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

sexta-feira, 9 de setembro de 2011


ANIS ESTRELADO

Dados Gerais:


O anis-estrelado (Illicium verum) é uma árvore que pode chegar a até 10 metros de altura produzindo pequenas flores amarelas. Suas folhas são largas e de verde muito intenso, e o que mais caracteriza esta planta são seus frutos na forma de estrela, sendo que no interior de cada “ponta” existe uma semente.
Esta árvore parece com o pé de eucalipto, e pode produzir até 4.000 frutos por colheita. Possui coloração marrom e forte aroma característico, sendo muito mais forte que a erva-doce ou o funcho.
A parte utilizada do vegetal são os frutos com suas sementes. Muito rico em óleos essenciais, são utilizados principalmente como aromatizantes.
Sua origem é tida como chinesa. Lord Cavendish foi o primeiro a conhecê-la na China, no século XIX, e quem o introduziu na Europa.

Utilização/Preparo:

Devido a sua aparência semelhante à de uma estrela, é usado com frequência decorando pratos e é uma especiaria dura, não se come.  Tem sabor parecido com o do anis (erva-doce) e o encontramos em pratos asiáticos, nos peixes e carnes ensopados, na Bouillabaisse, na carne de panela, no frango com molho de soja e nas frutas assadas e cozidas. Saboreie o gosto peculiar do anis-estrelado, adocicado que chega a ser um colírio para os olhos.
Introduza um pedacinho de anis-estrelado dentro do frango ou pato e adquirirá um delicioso sabor condimentado e adocicado. O anis-estrelado vai bem com gengibre, canela, cravinho, pimenta e molho de soja

Conservação:

Os frutos inteiros devem ser guardados num recipiente que feche hermeticamente, colocado em local escuro e seco para que conserve o seu aroma durante uns anos. Se for moído, o sabor perde-se mais rapidamente.
O anis-estrelado também pode ser guardado em um pote fechado com açúcar por pelo menos um mês. Quando fizer receitas de biscoitos ou bolinho de chuva, polvilhe o açúcar aromatizado.

Cuidados na Compra:

De maneira geral, procure comprar produtos que tenham qualidade e tenham um bom aspecto, de preferência com as “estrelas” inteiras, com pouca quebra, mesmo que a princípio elas tenham um custo maior.

Cuidados no Uso:

Especiaria que tem a forma de uma estrela, com 8 pontas. Deve ser utilizada seca e em pouca quantidade, pois é tóxica.

Curiosidades:

Existe uma grande confusão com o nome "anis". No Brasil refere-se ao anis estrelado, só que no resto do mundo o termo "anis" ou "anis-verde" é empregado quando se refere à planta Pinpinella anisum, que aqui no Brasil é chamada de "erva-doce".

O anis-estrelado não é muito empregado no Brasil, provavelmente devido ao preço um tanto quanto salgado. Não é cultivado em nosso território, sendo importado principalmente da Europa.

Algumas Receitas:

Asas de Galinha Oriental

Rendimento:
4 porções

Ingredientes:
16 asas de galinhas
4 colheres de sopa de xerez seco
250 ml de caldo de galinha
2 colheres de sopa de molho de soja
1 estrela de anis partida
Sal a gosto

Modo de preparo:
Coloque as asas de galinha numa caçarola e regue-as com o xerez. Deixe-as repousar durante 30 minutos, voltando-as de vez em quando.
Junte o caldo ou a água, o molho de soja, e a estrela de Anis; tempere a gosto. Deixe levantar fervura e deixe cozinhar, tapado, em fogo moderado até que a galinha fique tenra.
Prove e retifique os temperos. Sirva como entrada, ou com arroz como prato principal.

Bolo de Batata-Doce

Rendimento:
15 porções

Ingredientes:
400 g de batata-doce
4 ovos
1/2 xícara de chá de açúcar
1 xícara de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de leite
4 colheres de sopa de manteiga
1 colher de café de canela em pó
1 colher de café de anis-estrelado
1 colher de café de noz-moscada
1 colher de café de erva-doce
1 colher de sopa de fermento biológico em pó

Modo de preparo
Lave a batata-doce em água corrente, corte-as ao meio e cozinhe em uma panela de pressão por 10 minutos. Descasque-as e passe-as pelo espremedor para obter um purê. Coloque este purê em uma tigela funda e junte os demais ingredientes misturando com uma colher de pau até obter uma massa homogênea. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma fôrma retangular de 20 x 30 cm. Despeje a massa e asse em forno médio, pré-aquecido, por 20 minutos ou até que, enfiando um palito, ele saia limpo. Desenforme depois de morno, polvilhe com açúcar e corte em pequenos quadrados.

Calda De Tangerina

Rendimento:
1 porção

Ingredientes
2 xícaras de chá de suco de tangerina
2 colheres de chá de amido de milho
1/2 xícara de chá de adoçante em pó
1 unidade de anis-estrelado
gengibre em pó a gosto

Modo de preparo
Numa panela antiaderente, Coloque todos os ingredientes e misture. Leve ao fogo, mexendo, até formar a calda homogênea. Sirva com sorvetes ou frutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário