A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

COMINHO

Dados Gerais: 

O cominho (Cuminum cyminum) é uma planta da família Apiaceae. As sementes dessa planta, na forma de grãos, são utilizadas como especiaria desde a antiguidade, na culinária. É uma planta rica em cálcio. Planta muito antiga sendo utilizada por várias civilizações, desde os celtas antigos, passando pelos romanos e chegando aos árabes. Na Turquia também é muito empregada, principalmente em licores e na própria alimentação. De sabor diferente, ficando entre o da pimenta e o anis, cativou muitos adeptos.

Utilização/Preparo:

O cominho faz parte da composição do curry, é utilizado na cozinha oriental e mediterrânea. Na Alemanha, certos pães são temperados com suas sementes. Alguns queijos, como o gouda e o munster, podem também ser feitos com grãos de cominho em seu interior. Inteiro ou em grão, pode ser usado em molhos, carnes assada, cozida ou de panela, peixes em seus diversos preparos, legumes, ovos, queijos, feijão, hambúrgueres, molhos de tomate ou pão e ainda para condimentar salsichas e embutidos. O cominho também é utilizado moído, em pó, em muitos pratos da culinária árabe.

Conservação:

Guarde na própria embalagem, em local arejado e protegido da luz.

Cuidados na Compra:

As embalagens com cominho em grãos ou moído são encontradas em supermercados ou empórios. Verifique o prazo de validade no momento de comprar.

Cuidados no Uso:

Deve ser evitado o uso por crianças (sob a forma de essência), pois tem efeitos convulsivos.

Curiosidades:

Os romanos empregavam como pimenta; já os celtas temperavam seus peixes e os árabes usavam como condimento para diversos pratos; os alemães moem seus grãos junto com grãos de trigo, fazendo uma farinha especial para a produção de pães condimentados.

A presença de sementes do cominho dentre outros alimentos encontrados no poço funerário de uma mulher da II dinastia do antigo Egito (cerca de 3.700 a c.) nos confirma que esse tempero é conhecido já há bastante tempo.

A palavra cominho vem do latim cuminum, provavelmente com origens semitas. Em países de língua alemã é freqüentemente confundido com o kümmel, mais popular naqueles locais.

Algumas receitas:

Coxas de Frango com Maçã e Cominho

Rendimento:
4 porções

Ingredientes:
4 coxas com sobre coxa de frango
4 maçãs
1 colher de sopa de cominho
180 ml de creme de leite fresco
60 g de manteiga
Sal e pimenta do reino preta a gosto

Modo de preparo:
Derreta metade da manteiga em uma panela, junte as coxas de frango, já temperadas com sal e pimenta, e refogue até dourarem bem. Assim que pegarem cor, baixe bem o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos (se necessário acrescente 1 ou 2 colheres de água, mas normalmente não é preciso). Descasque e corte as maçãs em fatias e, em outra panela, refogue-as na manteiga restante até ficarem levemente douradas. Ao fim do cozimento do frango adicione o creme de leite e o cominho. Misture bem, delicadamente, corrija o tempero e deixe no fogo para reduzir um pouco o molho. Para servir, coloque as coxas em um prato, junte as maçãs douradas em volta e regue com o molho.

Vagens com Cominho

Rendimento:
3 porções

Ingredientes:
200 g de vagem
1 pão francês
4 dentes de alho
1 colher de café de páprica doce
cominho a gosto
azeite a gosto
vinagre de vinho tinto a gosto
sal a gosto

Modo de preparo:
Corte as vagens. Junte em um pilão o miolo do pão, o alho e o cominho. Amasse tudo e junte a páprica. Aqueça o azeite e junte vagem para refogar. Junte os temperos e abaixe fogo. Adicione o vinagre, corrija o sal e sirva.

Picadinho do Nepal

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
900g de acém cortado em cubos de 2,5 cm
Sal e pimenta do reino a gosto
3 colheres de sopa de farinha de trigo
5 colheres de sopa de óleo
1 colher de chá de cominho em pó
1 colher de chá de coentro em pó
½ colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de cúrcuma
¼ colher (chá) de noz-moscada
1 ou 2 pimentas dedo de moça sem sementes bem picadas
2 cebolas picadas
3 dentes de alho picados
10 colheres de sopa de caldo de carne
½ kg de tomate sem pele picado
1/3 xícara de chá de amêndoa picada em lascas
2 colheres de sopa de manteiga
4 xícaras de chá de arroz cozido
1 ramo de coentro para guarnecer

Modo de preparo:
Tempere a carne com sal e pimenta do reino e passe-a na farinha de trigo. Aqueça o óleo e frite a carne, aos poucos, até dourar. Vá retirando e colocando num prato. Junte as especiarias à gordura da frigideira e cozinhe em fogo baixo por 1 minuto. Acrescente a pimenta, a cebola, o alho, a carne e o caldo de carne. Mexa bem, junte o tomate e mais sal e pimenta do reino. Ao levantar fervura, tampe a panela e baixe o fogo; cozinhe por 1 hora e 30 minutos a 2 horas, mexendo de vez em quando. Nos últimos 30 minutos destampe para engrossar o molho. Pouco antes de servir, toste ligeiramente a amêndoa na manteiga. Ponha o arroz cozido numa travessa, arrume a carne por cima e polvilhe com amêndoa. Guarneça com o coentro e sirva.

TABELA DE COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Resultado da busca na Base de Dados de Nutrientes do USDA SR14

Semente de cominho

Nome científico:    Cuminum cyminum

NDB No:    02014

Nutrientes

UnidadeValor por 100 g
Relacionados
Águag8.06
Caloriaskcal375
Proteínasg17.809999
Lípides totais (gordura)g22.27
Carboidratos, por diferençag44.240002
Fibra total dietéticag10.5
Cinzasg7.62
Minerais
Cálcio, Camg931
Ferro, Femg66.360001
Magnésio, Mgmg366
Fósforo, Pmg499
Potássio, Kmg1788
Sódio, Namg168
Zinco, Znmg4.8
Cobre, Cumg0.867
Manganês, Mnmg3.333
Selênio, Semcg5.2
Vitaminas
Vitamina C, ácido ascórbico totalmg7.7
Tiaminamg0.628
Riboflavinamg0.327
Niacinamg4.579
Ácido pantotênicomg0
Vitamina B6mg0.435
Folato totalmcg10
Vitamina B12mcg0
Vitamina AUI1270
Vitamina A, RAEmcg_RAE64
Lípides
Ácidos graxos, total saturadosg1.535
Ácidos graxos, total mono-insaturadosg14.04
Ácidos graxos, total poli-insaturadosg3.279
Colesterolmg0
Fonte: USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14 (Julho 2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário