A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

COLORÍFICO -  COLORAU

Dados Gerais: 

Colorau ou colorífico é nome genérico dado a condimentos de cor  avermelhada, preparado à base de uma ou mais espécies vegetais, e usado nos alimentos com a finalidade de realçar as suas cores, alterar-lhes a textura e modificar-lhes o sabor.
Colorífico em pó para molhos vermelhos, cremes, pratos à base tomate, sopas, risotos, massas, panquecas, tempero, frangos, peixes e carnes.
No Brasil, também chamado de Coloral, Colorífico é o produto constituído pela mistura de fubá ou farinha de mandioca com urucum em pó ou extrato oleoso de urucum adicionado ou não de sal e de óleos comestíveis. Em Portugal, por exemplo, Colorau é o mesmo que a Páprica (que vem do Pimentão Vermelho).

Utilização/Preparo:

Usa-se para dar uma atraente coloração vermelho-alaranjada ao arroz e frango. Utiliza-se na confecção de pastas e queijos, molhos cremosos e farofas. É utilizado em sopas, risotos e páes e tem por função principal é dar cor aos alimentos.

Curiosidades:

Usado como corante alimentício, tem também propriedades conservantes. O urucum é um dos únicos corantes que não fazem mal à saúde; contém cálcio, potássio, ferro, fósforo, vitaminas A, B2 e C.Até 1 g pode ser ingerida para repor carotenos e beta carotenos. As sementes verdes dão corante amarelo, as vermelhas dão o corante vermelho conhecido como colorau.

Algumas receitas:

Hindus Fish

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
Tempero do peixe
500g filé de merluza cortado em cubos
5g de tempero para peixe
25 ml óleo
1 ovo
30g amido de milho
10g colorífico
óleo para fritar
Para o preparo
1 fio de óleo
120g cebola frita
40g de ervilha congelada
80g couve-flor
50g cenoura cortada em pequenos losangos
10g castanha de caju
5g curry
150 ml leite de coco
500 ml água
10g sal
1 colher de café de alho picado
1 colher de café de gengibre picado
25 ml amido de milho dissolvido

Modo de preparo:
Misture, em uma vasilha, o tempero para peixe, o óleo, o ovo, o amido de milho e o colorífico. Passe o filé de merluza já cortado em cubos neste tempero e frite no óleo de soja. Reserve.
Aqueça o óleo em uma frigideira e frite o alho e o gengibre picado. Acrescente os legumes, a água, o leite de coco, o curry e o sal. Engrosse o molho com amido de milho e acrescente o peixe frito. Finalize o prato salpicando a castanha de caju por cima.

Macarrão ao Casamenteiro

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
1 pacote de Macarrão Cozido
500g de carne Moída
1 lata de milho verde
1 xícara de chá de vagem picada e cozida
salsinha picada a gosto
100g de bacon bem picadinho
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
¼ de xícara de chá de óleo
½ colher de sopa de colorífico
2 tomates picados
½ pimentão picado
300g de queijo de coalho picado
sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Aqueça bem o óleo e refogue a cebola, o alho, o bacon e o pimentão, coloque em seguida a carne moída a tempere bem com sal, pimenta e colorífico. Frite bem a carne até que ela fique bem soltinha. Acrescente a vagem, o milho verde, a salsinha e os tomates e refogue um pouco mais. Agora misture ao refogado o queijo coalho. Misture o macarrão Cozido com esse delicioso refogado e sirva morno.

Galinhada de Panela de Pressão

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
500g de peito de frango picado
3 caldos de galinha
1 xícara de chá de cenoura em cubinho
1 xícara de chá de vagem picadinha
1 lata de milho verde escorrida
1 cebola grande
2 colheres de sopa de colorau
2 xícaras de arroz lavado e escorrido
sal, alho, vinagre p/ temperar o peito de frango
3 colheres de sopa de óleo
água até cobrir
cebolinha p/ finalizar

Modo de preparo:
Tempere o frango com sal, alho, vinagre a gosto. Numa panela de pressão coloque o óleo para aquecer e frite o frango e deixe até corar, em seguida coloque a cebola, refogue; coloque o colorau e refogue mais um pouco, depois coloque na sequencia o caldo de frango, o milho, a cenoura, a vagem, o arroz e a água até cobrir todos os ingredientes, misture e tampe a panela. Espere até começar a chiar a panela, conte 5 minutos e apague o fogo. Só destampe a panela quando a pressão acabar. Finalize colocando em uma travessa e salpicando cebolinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário