A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

COENTRO

Dados Gerais: 

O coentro (Coriadrum Sativum) provém da família Umbelliferae, parente da salsinha, o que explica o fato dele também ser conhecido por salsinha chinesa. É uma planta herbácea, de origem egípcia, de caule cilíndrico, folhas verdes e brilhantes, flores brancas ou rosadas e frutos de cor vermelha  ou marrom. As folhas frescas e os frutos secos são usados como condimentos. Do coentro podem ser utilizadas as folhas na forma fresca ou seca, o caule e a raiz frescos, e sementes secas.

Utilização/Preparo:

O coentro fresco pode ser usado em peixes, mariscos, camarões, guisados, arroz, feijão, saladas, sopas, molhos e legumes. Os grãos inteiros são usados na preparação de salsichas, lingüiças, conservas e picles. Já os grãos moídos ou socados constituem um condimento agradável para o preparo de carnes, aves, sopas, pães e doces. O óleo das sementes pode ser utilizado em perfumes, licores e até mesmo no gim.
No Brasil, o coentro fresco é tempero indispensável na elaboração de peixes e frutos do mar, especialmente no Norte e no Nordeste, onde não se faz moqueca sem essa erva. É um dos ingredientes do garam masala, uma mistura de especiarias de origem indiana. As sementes podem também ser usadas no preparo de chá, com função digestiva e hepática.
É um ingrediente indispensável na brasileiríssima moqueca. Para aproveitar ao máximo o sabor do coentro, pique-o somente pouco antes de usar e adicione no final da preparação. O coentro combina bem com limão, gengibre e cebolinha verde.
As sementes têm sabor mais adocicado do que a erva fresca. Inteiras, podem ser usadas no preparo de peixe, bolos, pães e massas, e para aromatizar conservas, vinagres e lingüiça. Trituradas, são mais indicadas para o uso em molhos que acompanham carnes vermelhas, mas dá bons resultados em risotos e pães. Também podem ser usadas em molhos e caldas, associadas a outras especiarias.
O uso da raiz, de aroma acentuado, é pouco conhecido por aqui, mas muito comum no sudeste Asiático (na Tailândia, é cozida com alho e empregada como tempero).

Conservação:

Quando fresco, as folhas, assim como o caule e a raiz, depois de bem lavados e secos, devem ser guardados em recipiente fechado ou em sacola plástica transparente própria para alimentos, conservando-se na geladeira por até dois dias.
Quando seco, guarde em recipiente fechado, em local protegido da luminosidade e umidade.

Cuidados na Compra:

Quando comprar as folhas de coentro, prefira as mais frescas de cor verde vivo, sem manchas e com os talos crocantes. Evite os maços com folhas amareladas e com os talos moles. O ideal é consumir o coentro logo após a colheita.

Cuidados no Uso:

Pode provocar perturbações e lesões renais, quando usada em doses excessivas.

Curiosidades:

O nome dessa planta tem origem grega "Koriandron", que significa percevejo, pois as folhas e as sementes ainda verdes possuem um cheiro semelhante àquele encontrado nas roupas de cama infestadas pelo inseto; porém, uma vez que as sementes amadurecem perdem este odor característico; no entanto as folhas não, infelizmente.

Esta erva é cultivada na medicina e culinária há pelo menos, três mil anos.

Foram trazidos para Europa pelos Romanos. Os chineses chegaram a acreditar que a planta conferia a imortalidade, e na Idade Média faziam parte dos elixires do amor, como afrodisíacos.

Algumas receitas:

Batatas com Coentro

Rendimento:
5 porções

Ingredientes:
1 kg de batata com cascas
1 xícara de chá de óleo
1/2 xícara de chá de vinho tinto
2 colheres de sopa de semente de coentro amassadas
sal e pimenta do reino branca a gosto

Modo de preparo:
Lave muito bem as batatas e depois as seque com o pano de prato. Pegue uma faca e dê um corte, não muito profundo, em cada batata. Esquente bem o óleo e depois acrescente as batatas. Vez por outra agite a frigideira, para que as batatas adquiram uma coloração homogênea. Elas deverão ficar com um tom marrom levemente dourado. Esse processo dura pouco tempo, em alguns minutos consegue-se a coloração desejada. Estando as batatas no ponto ideal, retire a maior parte do óleo e adicione o vinho, o sal, a pimenta e o coentro. Cubra a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por mais 15 minutos. Sirva este prato acompanhado por peixe.

Arrumadinho

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
1 kg de feijão verde
sal a gosto
5 dentes de alho picados
1 cebola média picada
1/2 kg de charque
1/2 kg de carne do sol
1/2 kg de lingüiça
óleo a gosto
farinha de mandioca
coentro, tomate e cebola a gosto, picados e temperados com sal e vinagre

Modo de preparo:
Cozinhe o feijão em água temperada com pouco sal, mantenha por mais um tempo na água, deixando inchar os caroços. Escorra-o e refogue com o alho e a cebola. Escalde o charque, a carne do sol e a lingüiça para tirar o excesso de sal. Corte as carnes em tirinhas e a lingüiça em pedacinhos e frite no óleo em uma frigideira grande. Reserve uma parte das carnes para colocar sobre o prato. Misture o restante ao feijão, acrescentando o coentro, o tomate e a cebola, além da farinha de mandioca (a quantidade da farinha não deixar o feijão seco e sim um pouco molhadinho).

Croquetes de Atum

Rendimento:
15 a 20 porções

Ingredientes:
2 latas de atum ralado
3 colheres de sopa de manteiga
1 cebola ralada
1 xícara de chá de leite morno
5 colheres de sopa de farinha de trigo
sal a gosto
1 colher de sopa de coentro picado.
5 colheres de sopa de farinha de trigo
2 ovos
farinha de rosca o suficiente para empanar

Modo de preparo:
Refogue a cebola na manteiga por 3 minutos em fogo baixo. Acrescente o atum e deixe por mais 2 minutos em fogo mais alto. Acrescente a salsinha ou coentro e o sal. Coloque a farinha de trigo. Mexa até soltar da panela. Acrescente o leite morno mexa até desprender da panela. Se estiver grudando, coloque mais um pouco de farinha de trigo mas não muito para não rachar os croquetes. Tire do fogo, faça os rolinhos ao comprido, passe cada um na farinha de trigo, depois no ovo e depois na farinha de rosca. Coloque para fritar em óleo quente.
TABELA DE COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Resultado da busca na Base de Dados de Nutrientes do USDA SR14

Folha de coentro, crua

Nome científico:    Coriandrum sativum

NDB No:    11165

Nutrientes

UnidadeValor por 100 g
Relacionados
Águag92.209999
Caloriaskcal23
Proteínasg2.13
Lípides totais (gordura)g0.52
Carboidratos, por diferençag3.67
Fibra total dietéticag2.8
Cinzasg1.47
Minerais
Cálcio, Camg67
Ferro, Femg1.77
Magnésio, Mgmg26
Fósforo, Pmg48
Potássio, Kmg521
Sódio, Namg46
Zinco, Znmg0.5
Cobre, Cumg0.225
Manganês, Mnmg0.426
Selênio, Semcg0.9
Vitaminas
Vitamina C, ácido ascórbico totalmg27
Tiaminamg0.067
Riboflavinamg0.162
Niacinamg1.114
Ácido pantotênicomg0.57
Vitamina B6mg0.149
Folato totalmcg62
Vitamina B12mcg0
Vitamina AUI6748
Vitamina A, RAEmcg_RAE337
Lípides
Ácidos graxos, total saturadosg0.014
Ácidos graxos, total mono-insaturadosg0.275
Ácidos graxos, total poli-insaturadosg0.04
Colesterolmg0
Fonte: USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14 (Julho 2001)

Semente de coentro

Nome científico:    Coriandrum sativum

NDB No:    02013

Nutrientes

UnidadeValor por 100 g
Relacionados
Águag8.86
Caloriaskcal298
Proteínasg12.37
Lípides totais (gordura)g17.77
Carboidratos, por diferençag54.990002
Fibra total dietéticag41.900002
Cinzasg6.02
Minerais
Cálcio, Camg709
Ferro, Femg16.32
Magnésio, Mgmg330
Fósforo, Pmg409
Potássio, Kmg1267
Sódio, Namg35
Zinco, Znmg4.7
Cobre, Cumg0.975
Manganês, Mnmg1.9
Selênio, Semcg26.200001
Vitaminas
Vitamina C, ácido ascórbico totalmg21
Tiaminamg0.239
Riboflavinamg0.29
Niacinamg2.13
Ácido pantotênicomg0
Vitamina B6mg0
Folato totalmcg0
Vitamina B12mcg0
Vitamina AUI0
Vitamina A, RAEmcg_RAE0
Lípides
Ácidos graxos, total saturadosg0.99
Ácidos graxos, total mono-insaturadosg13.58
Ácidos graxos, total poli-insaturadosg1.75
Colesterolmg0
Fonte: USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14 (Julho 2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário