A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

quinta-feira, 1 de setembro de 2011


CHIMICHURRI

Dados Gerais:


O chimichurri é um molho à base de salsinha, alho, cebola, tomilho, orégano, pimenta vermelha moida, pimentão, louro, pimenta do reino negra, mostarda em pó, salsão, vinagre e azeite de oliva para preparar churrasco ou acompanhar outras comidas.
O molho é tradicional na Argentina e no Uruguai, usado principalmente para fazer churrascos. Pode ser usado tanto para deixar a carne de molho antes de fazer o churrasco (marinada), como para molhar a carne enquanto esta sendo assada, ou mesmo para temperar depois de pronta.
Sobre seus ingredientes, pode haver muitas variações, desde acrescentar ou substituir a salsinha por coentro, acrescentar orégano ou mesmo alfavaca ou manjericão, até acrescentar ou substituir o vinagre por suco de limão. É comum acrescentar alguma pimenta. A mais usual é a pimenta calabresa ou outra semelhante, mas pode ser páprica picante ou mesmo pimenta do reino.

Utilização/Preparo:

Pode ser usado tanto para deixar a carne de molho antes de fazer o churrasco (marinada), como para molhar a carne enquanto esta sendo assada, ou mesmo para temperar depois de pronta.
A base do chimichurri é a salsinha, o alho, o vinagre e o azeite de oliva.
Sobre essa base, pode haver muitas variações, desde acrescentar ou substituir a salsinha por coentro, acrescentar orégano ou mesmo alfavaca ou manjericão, até acrescentar ou substituir o vinagre por suco de limão. É comum acrescentar alguma pimenta. A mais usual é a pimenta calabresa ou outra semelhante, mas pode ser páprica picante ou mesmo pimenta do reino.
Existem os pacotes com o chimichurri pronto pra ser misturado com o vinagre e o azeite e comer. As marcas variam muito as ervas e a quantidade de pimenta, portanto, experimente várias e escolha a que melhor se adaptar ao seu paladar.
Quando se usa para temperar a carne antes de assar (marinada), deixar a carne não mais de duas horas. Senão, o gosto do molho se sobrepõe ao gosto da carne.

Chimichurri - receita básica

Ingredientes:
10 g de alho e cebola desidratados
10 g de pimenta calabresa desidratada e outras pimentas a gosto
600 ml de azeite de oliva
300 ml de vinagre de vinho branco
10 g de cebolinha desidratada
10 g de louro
10 g de orégano desidratado
10 g de pimentão desidratado
10 g de salsinha desidratada

Modo de preparo:
Em tigela, coloque todos os ingredientes, misture, cubra com filme plástico e leve à geladeira para descansar. O resultado será melhor após 3 dias de descanso.

Algumas receitas:

Matambre Recheado

Rendimento:
8 a 10 porções

Ingredientes:
1 peça de matambre de aproximadamente 4 kg
1 copo de suco de abacaxi coado
300 g de lingüiça toscana fresca sem pele
300 g de bacon
300 g de cenoura em tiras
200 g de chimichurri
sal a gosto

Modo de preparo:
Abra o matambre já marinado com chimichurri (por 04 horas , obs: utilize o suco de
abacaxi para amaciar se necessário). Coloque a lingüiça, bacon, cenoura e salgue a gosto. Enrole o matambre como se fosse um rocambole amarre em três partes com o barbante para que ele fique cilíndrico, envolva o matambre no papel celofane de assar e leve ao forno em 250ºC por aproximadamente 01 hora. Depois retire o celofane e volte ao forno ou fogo para dourar.

Sobre Coxas de Frango à Moda Condor

Rendimento:
8 a 10 porções

Ingredientes:
1 kg e 1/2 de sobre coxas desossadas
2 colheres de sopa de chimichurri
2 colheres de sopa de maionese
3 colheres de sopa de azeite de oliva
1/2 lata de cerveja
1 colher de sopa de mostarda
4 colheres de catchup
Sal cebola e alho a gosto
Papel alumínio para cobrir

Modo de preparo:
De véspera colocar a sobre coxas em uma vasilha junto com todos os outros ingredientes. Dê uma boa mexida, fechar bem e deixar na geladeira até o dia seguinte. Aquecer o forno em temperatura média, colocar as sobre coxas em um refratário, cobrir com o alumínio e deixar assar até que estejam macias. Depois tirar o alumínio e deixar dourar. Servir bem quente acompanhado de arroz com cenoura e molho de mostarda.

Purê de Moranga

Rendimento:
3 a 6 porções

Ingredientes:
meia moranga
uma colher de manteiga
uma colher de sobremesa de chimichurri
uma pitada de pimenta chili
1/2 copo de leite
sal a gosto

Modo de preparo:
Cozinhar a moranga com casca, depois bater num liquidificador com os outros ingredientes, menos a pimenta e o chimichurri, levar ao fogo brando, adicionando a pimenta e o chimichurri, para engrossar. Servir quente. Acompanha muito bem carnes assadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário