A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

CRAVO-DA-ÍNDIA

Dados Gerais: 


O cravo-da-Índia (Caryophyllus aromaticus) é o botão seco da flor de uma árvore do mesmo nome da família Myrtaceae. Cravo-da-Índia é originário da Indonésia e usado como tempero na culinária de todo o mundo. Ele é colhido principalmente em Zanzibar, Indonésia e Madagascar, sendo tam bém cultivado no Paquistão, Índia e Sri Lanka.
O cravo-da-Índia é ser usado como tempero mundialmente na culinária. Historicamente o cravo-da-Índia tem sido bastante usado na culinária indiana e mexicana. Na culinária do norte da índia o cravo-da-Índia é usado em quase todos os molhos ou acompanhamentos. Cravo-da-Índia pode ser utilizado como ingredientes de chás. Outro uso do cravo-da-Índia é na fitoterapia e medicinas tradicionais da Índia e China.   O cravo-da-Índia também  é fumado como um tipo de cigarro no Indonésia.

Utilização/Preparo:

O cravo-da-índia é um condimento versátil que pode ser usado tanto em pratos doces como em pratos salgados. É normalmente empregado no preparo de caldos, ensopados, doces, pudins, bolos, tortas de maçã, pães, vinhos e ponches quentes e licores. O eugenol, presente no óleo essencial, tem ação bactericida, o que o torna útil para preservar e prolongar a validade de compotas e conservas. Em alguns países, costuma-se introduzí-lo juntamente com dentes de alho dentro de pernis e presuntos. Na Europa, é muito usado para condimentar carnes e salames. Já no Brasil, o cravo-da-índia é usado mesmo para pratos doces, hábito adquirido da nossa colonização portuguesa.
Os cravios devem ser usados em pequenas quantidades. Se utilizar os cravos moído, faça-o com moderação. Eles ligam bem com outros condimentos fortes, tais como gengibre, pimenta e cardamomo.

Conservação:

É preferível guardar os cravos inteiros do que moídos, devido ao fato dos óleos essenciais evaporarem rapidamente. Podem guardar-se durante dois ou três anos num recipiente seco, opaco e hermeticamente fechado.

Cuidados na Compra:

As embalagens de cravo da índia inteiros ou moídos são encontradas em supermercados ou empórios. Verifique o prazo de validade no momento de comprar. Faça um "teste de natação" aos cravinhos: se a qualidade for boa, eles flutuarão com a cabeça para cima e o caule virado para baixo. Se flutuarem numa posição horizontal, a qualidade é deficiente.

Cuidados no Uso:

Não se deve exagerar no consumo do cravo. Ele pode irritar a mucosa da boca. Além disso, quem tem o estômago mais sensível também deve usá-lo com moderação. Deve ser evitado pelas gestantes, por promover contrações musculares no útero.

Curiosidades:

Os romanos empregavam como pimenta; já os celtas temperavam seus peixes e os árabes usavam como condimento para diversos pratos; os alemães moem seus grãos junto com grãos de trigo, fazendo uma farinha especial para a produção de pães condimentados.

A presença de sementes do cominho dentre outros alimentos encontrados no poço funerário de uma mulher da II dinastia do antigo Egito (cerca de 3.700 a c.) nos confirma que esse tempero é conhecido já há bastante tempo.

A palavra cominho vem do latim cuminum, provavelmente com origens semitas. Em países de língua alemã é freqüentemente confundido com o kümmel, mais popular naqueles locais.

Algumas receitas:

Camarões Ao Vinho Tinto

Rendimento:
4 porções

Ingredientes:
2 dentes de alho amassados
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de suco de limão
1 colher de chá de gengibre em pó
cravo-da-índia em pó a gosto
sal a gosto
400 g de camarão rosa
1/2 xícara de chá de vinho tinto
2 tomate picados
Salsinha e cebolinha verde a gosto

Modo de preparo:
Numa frigideira antiaderente, frite o camarão no azeite, até ficar rosa. Adicione o gengibre, o cravo, o louro, o limão e o sal. Mexa. Regue com o vinho e deixe ferver alguns minutos (no fogo forte, para que o vinho evapore mais rápido). Adicione o tomate, a salsa e a cebolinha. Mexa rapidamente e sirva salpicado com mais cebolinha.

Carne ao Molho de Laranja

Rendimento:
8 porções

Ingredientes:
1 1/2 kg de lagarto
1 1/2 litros de suco de laranja
Sal a gosto
1 colher de sopa de pimenta preta em grãos
6 cravo-da-índia
2 folhas de louro
3 cebolas cortadas em rodelas
salsinha para decorar

Modo de preparo:
Em uma tigela, coloque a carne, o suco de laranja e os temperos (com exceção das cebolas, alho e salsinha). Deixe a carne marinando por cerca de 1 hora. Em uma panela de pressão, acrescente a carne, com o suco de laranja e os temperos. Cozinhe por 45 minutos, ou até amaciar. Retire-a da panela de pressão, espere esfriar e coloque-a na geladeira, envolta num filme plástico ou em um saco plástico fechado. Coloque as cebolas e os dentes de alho, na panela e cozinhe até o caldo engrossar. Depois de gelada, fatie a carne. Um pouco antes do momento de servir, aqueça a carne juntamente com o molho. Coloque-a em uma travessa e decore com a salsinha. Sirva acompanhada de arroz ou massa. Dica: A carne não deve ser fatiada quente, pois ela desfia.

Frango à Moda Indiana

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
1 kg de peito de frango sem osso e sem pele
1 cebola picada
1 tomate picado, sem pele e sem sementes
6 cravo-da-índia
1 canela em pau
1 colher de sobremesa de gengibre ralado
3 dentes de alho amassados
1/2 copo de iogurte natural
1 colher de sopa de curry em pó
1 vidro de leite de coco pequeno

Modo de preparo:
Corte o frango em pedaços. Tempere o frango com sal, alho e gengibre, deixando tomar gosto por 2 horas. Refogue a cebola e o tomate com 3 colheres de sopa de óleo, adicionando o cravo e a canela. Mexa bastante acrescentando os pedaços do frango deixando cozinhar sem colocar nenhuma água até que fique sequinho. Bata ligeiramente, no liquidificador, o leite de coco com o iogurte, acrescente o curry, juntando ao frango e deixando ferver. Sirva bem quente com arroz branco e batatas cozidas cortadas em cubos salpicadas com coentro ou salsinha picada.

TABELA DE COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Resultado da busca na Base de Dados de Nutrientes do USDA SR14

Cravo-da-índia, moído

Nome científico:    Syzyghum aromaticum

NDB No:    02011

Nutrientes

UnidadeValor por 100 g
Relacionados
Águag6.86
Caloriaskcal323
Proteínasg5.98
Lípides totais (gordura)g20.07
Carboidratos, por diferençag61.209999
Fibra total dietéticag34.200001
Cinzasg5.88
Minerais
Cálcio, Camg646
Ferro, Femg8.68
Magnésio, Mgmg264
Fósforo, Pmg105
Potássio, Kmg1102
Sódio, Namg243
Zinco, Znmg1.09
Cobre, Cumg0.347
Manganês, Mnmg30.033001
Selênio, Semcg5.9
Vitaminas
Vitamina C, ácido ascórbico totalmg80.800003
Tiaminamg0.115
Riboflavinamg0.267
Niacinamg1.458
Ácido pantotênicomg0
Vitamina B6mg0.59
Folato totalmcg93
Vitamina B12mcg0
Vitamina AUI530
Vitamina A, RAEmcg_RAE27
Lípides
Ácidos graxos, total saturadosg5.438
Ácidos graxos, total mono-insaturadosg1.471
Ácidos graxos, total poli-insaturadosg7.088
Colesterolmg0
Fonte: USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14 (Julho 2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário