A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

CEBOLA

Dados Gerais: 

A Cebola (Allium cepa) planta herbácea, cuja base aérea pode atingir até 60 cm de altura. Suas folhas são tubulares e ocas, e as flores pequenas e brancas. A parte comestível se constitui no caule subterrâneo, formado pelas bainhas carnosas das folhas, que se sobrepõem umas às outras e são recobertas, exteriormente, por escamas secas de coloração que varia entre o branco, amarelo e toxo, dependendo da variedade.
A cebola é a hortaliça condimentar mais difundida no mundo. Apesar de sua pequena importância nutricional como fonte de vitaminas e sais minerais, apresenta propriedades terapêuticas comprovadas,  como a proteção contra algumas infecções do aparelho digestivo, diminuição do nível de glicose no sangue e proteção contra a arteriosclerose. É uma Aliácea, assim como o alho, a cebolinha e o alho porró.

Utilização/Preparo:

A cebola é usada principalmente como condimento, realçando o sabor dos alimentos. Entretanto, também pode ser utilizada crua em saladas e entradas e no preparo de sopas, patês, pães, biscoitos, ou frita à milanesa.
A cebola assada com casca, no espeto, é um excelente acompanhamento para churrasco.
A cebola congelada somente é adequada para uso em pratos cozidos ou assados. Para descongelar, coloque-a em água fervente com sal, ou diretamente ao fogo, durante o preparo do prato.

Conservação:

A cebola conserva-se por tempo prolongado, 3 a 5 semanas, sem necessidade de refrigeração. Mantenha os bulbos em local seco, fresco, escuro e bem ventilado.
As cebolas de sabor mais suave, ou seja, menos picantes, apresentam menor durabilidade, enquanto as cebolas mais picantes conservam-se por maior período.
As cebolas roxas em geral se conservam por maior tempo do que as cebolas brancas e amarelas.
A cebola picada ou ralada deve ser mantida em geladeira, envolvida por filme plástico ou em vasilha de plástico tampada, por até um dia. A vasilha a ser usada deve ter o tamanho certo para a quantidade a ser conservada; quando se utilizar filme de plástico, este deve ficar bem aderido à cebola picada.
Para congelar a cebola, pique-a ou corte-a em rodelas, coloque as porções sobre uma travessa ou vasilha aberta e leve ao congelador. Quando as porções estiverem congeladas, acondicione-as em recipiente de plástico rígido ou em saco de plástico do qual se retira a maior quantidade possível de ar. Nesta condição a cebola pode ser conservada por até 6 meses.
Outra maneira de conservar a cebola consiste em triturá-la, transformando-a em pasta e adicionando sal e alho para aumentar a sua durabilidade. Deve-se manter 1 parte de alho para 3 partes de cebola para 10 partes de sal. Esta pasta pode ser mantida em condição ambiente por até 25 dias.

Cuidados na Compra:

Quanto à cor, os bulbos são amarelos, brancos ou roxos. Escolha os bulbos com cuidado, sem apertá-los ou jogá-los na banca de exposição. Prefira bulbos firmes, com casca seca e pescoço seco e cicatrizado. Entre bulbos de mesmo tamanho escolha os mais pesados. Evite bulbos brotados, com feridas, áreas amolecidas e mofo.

Cuidados no Uso:

Crua, a cebola não vai bem com os que sofrem de hipercloridria ou flatulência intestinal.

Curiosidades:

A cebola é uma das espécies hortícolas mais antigas, sendo cultivada á pelo menos 5000 anos, teve origem no centro da Ásia, e caminhando para o ocidente, atingiu a Pérsia de onde se irradiou para a África e por todo continente europeu. Daí foi trazida para as Américas, pelos seus primeiros colonizadores.

No Brasil a introdução da cebola se deu principalmente através do Rio Grande do Sul, se espalhando por todo o país.

Algumas receitas:

Cebolas Empanadas

Rendimento:
4 porções

Ingredientes:
3 cebolas cortadas em rodelas
1 xícara de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de cerveja
1 colher de chá de sal
óleo para fritar

Modo de preparo:
Corte as cebolas em rodelas grossas e as deixe de molho em água gelada por 2 horas. Misture a farinha, a cerveja e o sal e deixe descansar por 1 hora. Passe as cebolas nessa massa e frite em óleo bem quente.

Torta de Cebola Especial

Rendimento:
20 porções

Ingredientes:
Massa
1/2 lata de creme de leite
1 ovo
5 colheres de sopa de óleo
5 colheres de sopa de leite
1 colher de chá de fermento químico em pó
1 colher de chá de sal
14 colheres de sopa de farinha de trigo
glutamato monossódico a gosto
Recheio
1/2 xícara de chá de bacon picado
1/2 lata de creme de leite
500 g de cebolas cortadas em rodelas
100 g de queijo parmesão ralado
2 ovo
2 colheres de sopa de margarina

Modo de preparo:
Massa
Misture todos os ingredientes, formando uma massa macia.
Abra a massa em uma fôrma de aro removível de tamanho médio, sem untar e reserve.
Recheio
Frite o bacon na margarina até dourar, então acrescente as cebolas e refogue até ficarem macias. Retire do fogo e junte os demais ingredientes, corrigindo o sal. Despeje sobre a massa e leve ao forno pré-aquecido até dourar.

Aperitivo de Cebola e Pimenta

Rendimento:
1 porção

Ingredientes:
1 cebola média
1 dente de alho grande
1 ovo
1/2 xícara de chá de queijo ralado
1 copo de óleo
1/2 copo de água
1 colher de sopa de fermento químico em pó
1 pimenta dedo de moça
farinha de trigo
Sal a gosto

Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador, menos a água. Junte a água e coloque farinha até dar ponto de enrolar como nhoque. Corte em pedaços e asse ou frite em óleo quente. Guarde em latas.

TABELA DE COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Resultado da busca na Base de Dados de Nutrientes do USDA SR14

Cebola, crua

Nome científico:    Allium cepa

NDB No:    11282

Nutrientes

UnidadeValor por 100 g
Relacionados
Águag88.540001
Caloriaskcal42
Proteínasg0.92
Lípides totais (gordura)g0.08
Carboidratos, por diferençag10.11
Fibra total dietéticag1.4
Cinzasg0.35
Minerais
Cálcio, Camg22
Ferro, Femg0.19
Magnésio, Mgmg10
Fósforo, Pmg27
Potássio, Kmg144
Sódio, Namg3
Zinco, Znmg0.16
Cobre, Cumg0.038
Manganês, Mnmg0.132
Selênio, Semcg0.5
Vitaminas
Vitamina C, ácido ascórbico totalmg6.4
Tiaminamg0.048
Riboflavinamg0.025
Niacinamg0.083
Ácido pantotênicomg0.122
Vitamina B6mg0.147
Folato totalmcg19
Vitamina B12mcg0
Vitamina AUI2
Vitamina A, RAEmcg_RAE0
Lípides
Ácidos graxos, total saturadosg0.026
Ácidos graxos, total mono-insaturadosg0.023
Ácidos graxos, total poli-insaturadosg0.062
Colesterolmg0
Fonte: USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14 (Julho 2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário