A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

CHAT MASALA

Dados Gerais: 


É comum relacionarmos a cozinha indiana ao curry, porém não se encontra na Índia um condimento ou uma mistura com este nome. Para os hindus, curry são ensopados e o que mais se aproxima com o conceito que temos de curry é a masala, uma rica combinação de especiarias que caracteriza a gastronomia indiana. Misturas bem variadas de diversos condimentos,  ervas e plantas aromáticas. Faz parte da identidade da culinária indiana e está presente em diversos pratos.

Utilização/Preparo: 

Uma mistura de pimenta do reino, pimenta malagueta, cominho, ajowan, semente de romã, sal, manga em pó e garam masala. Utilizada em carnes e vegetais.

Chat Masala

Ingredientes: 
4 colheres de chá de pó amchoor (manga desidratada em pó)
3 colheres de chá de sementes de cominho
3 colheres de chá sal
½ colher de chá pimenta do reino preta
1 pitada asafetida em pó (opcional)
1 colher de chá garam masala
1 colher de chá semente de coentro (opcional)
½ colher de chá gengibre em pó (opcional)
½ colher de chá de sementes de erva-doce ou
½ colher de chá de sementes de anis (opcional)
½ colher ajowan 04/01 colher de chá de hortelã seca (opcional)
¼ colher de chá de pimenta malagueta
¼ colher de chá de páprica (opcional)

Modo de preparo:
Coloque o cominho, o coentro, o ajowan e / ou de erva-doce/anis em uma panela o fogo por um minuto ou até que desprendem um aroma delicioso e em seguida, moer bem. Misture todos os ingredientes e guarde em um recipiente hermético, abrigado da luz.

Algumas receitas:

Tomates Recheados à Chat Masala                                    

Rendimento:
4 porções

Ingredientes: 
1/2 xícara de chá de arroz
4 tomates caqui maduros e firmes
1 cebola picada
2 colheres de sopa de azeite
200 g de carne moída
2 colheres de sobremesa de chat masala
sal a gosto

Modo de preparo:
Cozinhe o arroz em água sem tempero. Corte uma tampa dos tomates, retire as polpas e reserve. Doure a cebola no azeite até ficar amarelada. J unte a carne moída, tempere com o Chat Masala, mexa bem e prove o sal. Acrescente a polpa dos tomates e deixe no fogo até que a carne esteja cozida. Reserve.
Aqueça o forno a 180°C, unte uma assadeira com azeite e polvilhe com sal. Recheie os tomates com a carne moída e o arroz. Deixe no forno por 20 minutos. Se for servido frio, enfeite o prato com salada verde regada com molho feito com 2 colheres de chá de Chat Masala, azeite, vinagre e sal.

Aloo chat

Rendimento:
2 a 4 porções

Ingredientes:
3 batatas descascadas
1/2 colher de chá de páprica
1 colher de chá de cominho em pó torrado
1 colher de chá de chat masala
chutney de tamarindo a gosto
2 colheras de sopa folhas de coentro picado
2 colheras de sopa cebola picada
1 tomate grande em juliana 
óleo para fritar

Modo de preparo:
Picar as batatas e cubos grades. Aqueça o óleo em uma panela funda e fritar batatas, até ficarem bem douradas. Escorra em papel. Em uma tigela, coloque as batatas fritas e misture com a páprica, o cominho em pó e o chat masala. Adicionar o chutney de tamarindo acordo com o gosto decorar com folhas de coentro, a cebola e o tomate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário