A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

CEREFÓLIO

Dados Gerais: 

O Cerefólio (Anthriscus cerefolium) é uma erva originária da Região Mediterrânea da Europa, sendo conhecido como "folha da alegria". É usada, principalmente, na culinária, devido ao seu sabor e aroma peculiares, que lembra levemente a mirra. Condimento muito conhecido e utilizado na culinária francesa, onde é tão comum quanto a nossa salsa, o cerefólio, entretanto não é muito difundido no Brasil.

Para os franceses ele é considerado indispensável na culinária do dia-a-dia. E, na verdade, o cerefólio se parece muito com a salsa e pode até ser confundido com ela se a pessoa se atentar somente para o formato das folhas e se esquecer de pegar algumas folhinhas e sentir os aromas. O cerefólio possui um sabor fresco, lembrando um pouco o anis.

Utilização/Preparo:

A sutileza é fundamental quando utilizamos o cerefólio na cozinha. Embora, ele nunca domine o sabor de um prato, muitos cozinheiros utilizam para realçar o aroma de outras ervas que o acompanham na receita. Cerefólio compõe a tradicional "fines herbes" francesa, e ingrediente fundamental do clássico molho béarnaise.
Folhas picadas de cerefólio podem ser usadas em sopas e molhos suaves, saladas de folhas, peixes cozidos ou defumados, omeletes e legumes refogados. Guarda boa combinação com frutos do mar, sopas, molhos e ovos. Apresenta semelhanças com a salsinha, mas é mais adocicado e mais aromático. Pode ser usado no frango, peixe, em vegetais refogados, incorporado na manteiga, saladas e ovos mexidos. No entanto, deve-se ter o cuidado de juntar as folhas nos últimos momentos do cozimento para não perderem rapidamente o seu sabor e aroma. Prefira sempre as folhas frescas às secas que são menos aromáticas. Pode-se usar o cerefólio onde normalmente se usa a salsa, ou seja, em praticamente qualquer prato.
Pode-se, também, preparar um delicioso vinagre aromatizado deixando alguns ramos de cerefólio fresco macerando em um vinagre de vinho branco. A erva irá adicionar um flavor agradável e suave ao seu prato.

Conservação:

Fresco - As folhas, assim como caule e a raiz, depois de bem lavados devem ser secos com papel absorvente ou pano e guardados em recipientes fechados ou plásticos próprios para alimentos, conservando-se na geladeira por alguns dias.

Seco (folhas desidratadas) - Guarde em recipiente fechado, em local protegido da luminosidade e umidade.

Cuidados na Compra:

Quando comprar as folhas de cerefólio, prefira as mais frescas de cor verde vivo, sem manchas e com os talos crocantes. Evite os maços com folhas amareladas e com os talos moles.

Cuidados no Uso:

Podem ocorrer reações alérgicas em pessoas sensíveis.

Curiosidades:

Originário do Oriente Médio, Sul da Rússia e do Cáucaso, o cerefólio era conhecido pelos gregos antigos pelos seus usos culinários.

Os romanos a usavam muito e difundiram o seu uso na Europa, principalmente na França e Inglaterra. 

Na Idade Média seus poderes medicinais já eram reconhecidos pela Escola de Salerno.

Algumas receitas:

Chuleta com Ervas

Rendimento:
1 porção

Ingredientes:
1 chuleta pesando aproximadamente 300 gramas
sal grosso triturado
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de chá de salsinha, coentro, manjericão e cerefólio picadas bem miudinhos

Modo de preparo:
Pincelar bem a carne com uma fina camada de azeite. Depois, salpicar dos 2 lados com o sal grosso e as ervas picadas. Deixar marinando por 5 minutos. Para assar, levar à grelha quente mas com fogo já bem acesso a uma distância de 20 cm do braseiro, durante 7 minutos de cada lado. Servir bem quente.

Bisteca de Porco

Rendimento:
4 a 8 porções

Ingredientes:
8 bisteca de porco
50g de manteiga
sal e pimenta do reino a gosto
250 ml de vinho tinto seco
250 ml de creme de leite fresco
1 colher de sopa de mostarda clara
cerefólio a gosto
1 fio de azeite
batata cozida a gosto para acompanha o prato

Modo de preparo:
Retire o excesso de gordura das bistecas. Faça um pequeno corte na gordura que ficou e em volta dela, com um batedor de bife, bater as bistecas e temperar com sal e pimenta de um lado apenas. Aqueça uma frigideira. Coloque manteiga e o azeite. Coloque as bistecas. Grelhe dos dois lados. Retire as bistecas e na mesma panela, coloque o creme de leite, o vinho e a mostarda, mexa e certe o sal. Coloque este molho sobre as bistecas e polvilhe com o cerefólio. Sirva em seguida com as batatas passada na manteiga com ervas.

Frango Condimentado

Rendimento:
3 a 6 porções

Ingredientes:
6 sobrecoxas sem pele
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de tomilho, salsa e cerefólio
8 cebolas bem pequenas
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de vinagre de cidra
8 azeitonas pretas
3 tomastes picados sem as sementes
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de óleo de milho

Modo de preparo:
Tempere os pedaços de frango na véspera com o alho picado misturado com o azeite, o vinagre e as ervas picadas. No dia seguinte, doure o frango no óleo, quando estiver quase cozido acrescente o molho do tempero do frango, o tomate picado, as cebolas inteiras e o sal. Molhe com meia xícara de água. Cozinhe no fogo baixo até o frango ficar bem macio. Se precisar junte mais um pouco de água. Acrescente as azeitonas, e na hora de servir polvilhe mais um pouco de salsa picada e acerte o sal. Acompanhe com batatinhas cozidas.



Resultado da busca na Base de Dados de Nutrientes do USDA SR14

Cerefólio, seco

Nome científico:    Anthriscus cerefolium

NDB No:    02008

Nutrientes

UnidadeValor por 100 g
Relacionados
Águag7.2
Caloriaskcal237
Proteínasg23.200001
Lípides totais (gordura)g3.9
Carboidratos, por diferençag49.099998
Fibra total dietéticag11.3
Cinzasg16.6
Minerais
Cálcio, Camg1346
Ferro, Femg31.950001
Magnésio, Mgmg130
Fósforo, Pmg450
Potássio, Kmg4740
Sódio, Namg83
Zinco, Znmg8.8
Cobre, Cumg0.44
Manganês, Mnmg2.1
Selênio, Semcg29.299999
Vitaminas
Vitamina C, ácido ascórbico totalmg50
Tiaminamg0.38
Riboflavinamg0.68
Niacinamg5.4
Ácido pantotênicomg0
Vitamina B6mg0.93
Folato totalmcg274
Vitamina B12mcg0
Vitamina AUI5850
Vitamina A, RAEmcg_RAE293
Lípides
Ácidos graxos, total saturadosg0.169
Ácidos graxos, total mono-insaturadosg1.399
Ácidos graxos, total poli-insaturadosg1.8
Colesterolmg0
Fonte: USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14 (Julho 2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário