A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

segunda-feira, 5 de setembro de 2011


LEMON PEPPER

Dados Gerais:

Lemon pepper é uma mistura à base de raspas de limão siciliano e pimenta do reino moída. A ardência e o aroma característicos da pimenta do reino com um leve sabor de li mão é excelente para frangos, peixes, molho para churrascos e saladas.


Utilização/Preparo:

Pode ser encontrada em mercados nas seções de especiarias, e também é relativamente fácil de fazer em casa. Ao fazer este tempero em casa, você pode controlar as proporções dos ingredientes e brincar com as variações que podem incluir ingredientes como pimenta branca ou vermelha.
Para fazer lemon pepper, você precisa fazer raspas de limão siciliano e misturá-las com a pimenta do reino moída. Para obter as raspas de limão, use um ralador de dentes finos ou um zester para remover suavemente a casca exterior de um limão mantendo os se us óleos essenciais. Usando uma colher grande ou um pilão, esmagar os ingredientes juntos, promovendo a integração do óleo essencial que faz dar um toque tão saboroso. Você pode usar este lemon pepper fresco imediatamente, ou secar em um desidratador para remover a umidade de modo que você pode armazená-lo. Se você não tem um desidratador, faça em um forno a graduação baixa, para que seque lentamente.

Algumas receitas: 

Frango com Lemon Pepper

Rendimento:
6 porções

Ingredientes:
6 sobre coxas de frango
1 colher de sopa de lemon pepper
1 colher de sopa de salsinha fresca
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de cebola em flocos
Sal a gosto

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 200° C. Fure os pedaços de frango com um garfo e pincele-os com azeite ou manteiga derretida. Tempere com lemon pepper, alho em pó, cebola em flocos e sal a gosto. Asse em assadeira untada durante 40 ou 50 minutos, virando os pedaços de frango na metade do tempo. Sirva quente.
Salmão com Lemmon Pepper

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
1 filé inteiro de salmão
1 colher de sopa de lemmon pepper
1 colher de sobremesa de sal grosso
suco de 1 limão
4 colheres de sopa de azeite
Molho agridoce
2 colheres de sopa de mostarda
1 colher de chá de mel
2 colheres de sopa de limão
1 colher de sopa de shoyo
1 colher de café de sal
2 colheres de sopa de cebolinha picada

Modo de preparo:
Coloque o filé inteiro em uma assadeira, coloque papel alumínio por baixo para não grudar nada na assadeira, regue com o azeite, o suco de limão, o lemmon pepper e o sal grosso. Leve ao forno médio por 30 minutos. Misture todos os ingredientes do molho e sirva por cima do peixe.

Lagarto ao Molho Marinado com Batatas

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
1 peça de lagarto de aprox. 1 kg
8 a 10 batatas
1 tomate caqui maduro
1 cebola média
1 cenoura média
1 abobrinha média
½ pimentão verde ou vermelho
1 potinho de caldo de carne dissolvido em 600 ml de água filtrada e aquecida
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de sopa de catchup
½ colher de sopa de mostarda
½ colher de sopa de lemon pepper
2 colheres de azeite extra virgem
1 colher de café de pasta de alho
50 ml de vinho branco seco
3 colheres de sopa de óleo de girassol.
1 colher de sopa de colorífico

Modo de preparo:
Prepare na véspera. Limpe bem a peça de lagarto. Corte a cebola e os legumes em cubos. Coloque tudo num recipiente e acrescente todos os temperos, menos o óleo de girassol e o colorifico. Se não cobrir toda a carne complete com água filtrada. No dia seguinte aqueça na panela de pressão o óleo de girassol. Acrescente a carne e doure de todos os lados. Em seguida acrescente toda marinada em que a carne ficou. Se não cobrir toda a carne complete com água. Deixa na pressão por cinquenta minutos. Enquanto isso descasque de oito a 10 batatas médias, deixe num recipiente coberta com água, sal e algumas gotas de azeite. Terminado o cozimento na pressão mantenha-o por mais 30 minutos com a panela destampada. Retire a carne e reserve, mantendo-a aquecida. Prove o molho e corrija o sal se necessário. Cozinhe as batatas nesse molho, acrescentando uma colher de colorífico (o cozimento demora de 30 a 35 minutos). Fatie a carne e coloque-a juntamente com as batatas numa travessa, acrescentando o molho ou parte dele. Sirva com arroz branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário