A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

terça-feira, 6 de setembro de 2011


DOENJANG

Dados Gerais:

O doenjang é uma pasta de soja fermentada tradicional coreana. Seu nome significa literalmente "pasta grossa" em coreano, é um dos condimentos típicos da Coréia. Esta comida, além de ser deliciosa, é um alimento saudável nutritivo tal como quase todas as comidas coreanas. O doenjang coreano é semelhante com o doobanjang da China e o miso do Japão, mas a diferença do doenjang é que o doenjang é um alimento fermentado. Esta fermentação faz que o doenjang tenha efeitos anticancerígenos, por isso hoje em dia muitos turistas compram o doenjang de pre sentes nas sua visitas à Coréia.

Utilização/Preparo:

O doenjang é utilizado para fazer a sopa, mas também para temperar outros tipos de comidas ou as carnes. Mas se consome mais da forma de sopa (sopa de doenjang).

Algumas receitas:

Doenjang Jjigae

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
1 ½  colheres de sopa de doenjang
¼ de  
1 cebola pequena
½  abobrinha de tamanho médio
5 a 7 anchovas secas
1 cebola verde
2 dentes de alho (picados)
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
1/2 xícara de chá de cogumelos
½  batata pequena

Modo de preparo:
Misture o  doenjang com água. Despeje para uma panela e adicione 3 copos de água. (Dependendo de como salgado e espesso que você quer que seja, você pode adicionar menos água ou mais.). Retire as cabeças e intestinos das anchovas secas e coloque-as na panela. Pique os vegetais (cebola, abobrinha, batata e cogumelos). Quando a água ferver, adicione os legumes picados. Corte o tofu em pedaços e pique a cebola verde. Quando os legumes estiverem cozidos, adicione o tofu e cebola verde e o alho. Sirva ainda quente.
 
Porco Satay

Rendimento:
8 a 10 porções

Ingredientes:
1 kg de lombo de porco cortada (5 cm por 2,5 cm)
Marinada
4 dentes de alho esmagados
1 colher de sopa doenjang
1 colher de sopa de molho de caramelo
½  colher de sopa de açúcar ou a gosto
1 colher de chá de vinho de arroz chinês
Suco de 1 pêra
1 colher de sopa de mirin
1 punhado de salsa picada
Punhado de sementes de gergelim torrado

Modo de preparo:
Coloque a carne de porco marinando nos ingredientes listados por cerca de uma hora. Pré-aqueça o forno a cerca de 200 ºC. Monte os espetos com um pedaço de carne de porco em um. Polvilhe um pouco de gergelim torrado sobre os espetos. Equilibrar os espetos em uma bandeja ou prato de forno (sem tocar a carne no prato). Asse por aproximadamente 15 minutos ou até ficar cozido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário