A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

terça-feira, 6 de setembro de 2011


CHIPOTLE

Dados Gerais:

Chipotle é um tipo de pimenta seca (às vezes também chamado de chilpoctle ou chilpotle em espanhol). A palavra raiz, chilpoctli (ou também pochilli), surgiu inicialmente entre os falantes de Náhuatl, um dos muitos idiomas autóctones ainda vivos no México. Sendo que o termo chil = chile e poctli = fumaça. Portanto, essencialmente, este termo significa chile defumado.
Normalmente utiliza-se a varie dade jalapenho de Capsicum annuum, mas outros tipos também podem e são utilizados em sua confecção. A cor do chipotle é de um característico marrom pronunciadamente escuro. Comercialmente, o chipotle pode ser encontrado em pó, como pasta ou mesmo com as pimentas inteiras em molho chipotle, tanto em jarras de vidro como enlatados.

Utilização/Preparo:

O Chipotle é utilizado em pratos de carne, como a carne de frango, de porco e de vaca. Ele também pode ser utilizado em certos pratos de peixe, por exemplo, misturado-o com maionese e atum (enlatado) na confecção de sanduíches diferenciados.

Algumas receitas:

Molho Chipotle do Subway

Rendimento:
½ copo de olho

Ingredientes:
1/2 copo de maionese
2 colheres de chá de suco de limão
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de coentro fresco picado
1/2 colher de chá de páprica
1/2 colher de chá de vinagre branco
1/2 colher de chá de água
1/4 colher de chá de sal
1/4 colher de chá de alho triturado
1/4 colher de chá de Chipotle moída
1 pitada de tomilho seco
1 pitada de cominho moído

Modo de preparo:
Misture bem todos os ingredientes numa pequena vasilha até formar uma mistura homogênea. Cubra a vasilha e deixe descansar na geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir.

Salada de Frango Caribenha

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
1 kg de batata doce cozida
1/4 xícara de chá de suco de limão
6 gotas de molho de pimenta vermelha
600 g de filé de frango
1 pepino sem casca e sem semente
1 manga
3/4 xícara de chá de chipotle
2 colheres de sopa de cebolinha verde picada
3 colheres de sopa de azeite
4 xícaras de chá de alface romana em tiras
5 colheres de sopa de amendoim picado e sem pele
sal a gosto

Modo de preparo:
Cozinhe a batata doce até ficar macia. Escorra e deixe esfriar. Enquanto isso, aqueça uma grelha. Numa tigela grande, misture o chipotle, o suco de limão e o molho de pimenta, experimente e tempere com sal. Retire 3 colheres de sopa desta mistura e reserve o resto. Coloque o frango na grelha e pincele com as 3 colheres de sopa da mistura. Grelhe o frango durante uns 4 minutos ou até assar. Transfira-o para uma tábua de cozinha e corte-o em fatias diagonais. Corte as mangas em cubos de 3 cm e a alface em tira de 3 cm também. Junte todos os ingredientes inclusive o molho que tinha sido reservado (menos o amendoim e a alface) em uma travessa misture bem cubra e leve a geladeira até a hora de servir. Use amendoim torrado. Divida a alface em 4 pratos, distribua a salada sobre elas. Salpique o amendoim e sirva.

Medalhão Marinado em Chipotle

Rendimento:
6 porções

Ingredientes:
6 medalhões de filé mignon
sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres de sopa de óleo
1 colheres de sopa de chipotle triturado
azeite
½ colher de sopa de vinagre de vinho branco
½ cebola média bem picada
2 colheres de sopa de pimentão vermelho picado
2 tomates sem sementes em cubos bem pequenos
4 colheres de sopa de grãos de milho verde

Modo de preparo:
Tempere cada medalhão com sal. Aqueça o óleo em uma frigideira não anti-aderente e doure os medalhões até que cheguem até quase o ponto desejado. Retire e cubra com papel alumínio. Na mesma frigideira, acrescente a cebola e o pimentão e frite-os. Quando estiverem dourados, acrescente  o chipotle e o vinagre soltando as raspas do fundo da frigideira. Acrescente o milho, retire do fogo e acrescente os tomates. Corrija o sal, regue com um fio de azeite e sirva sobre os filés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário