A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

ASSAFÉTIDA

Dados Gerais:

Assafétida (Ferula assa-foetida), asafetida ou asafoetida, também conhecido como esterco do diabo, é uma resina de uma planta da família da salsa, originária do Afeganistão e do Irã, com gosto forte semelhante ao da cebola, porém sem ser picante. Por ser muito ativa, recomenda-se o uso de pequena s quantidades como tempero: cerca de ¼ de colher de chá é bastante para uma porção de 2 quilos de alimento. É indicada especialmente para temperar leguminosas e os grãos em geral e pode ser encontrada na forma de pequenos tabletes, em casas especializadas em culinária. . É mais comumente encontrar na forma de pó.
Quando cozida, tem um sabor trufa e como um aroma alho torrado. É utilizada principalmente por suas propriedades digestivas, especialmente no cozimento de feijões e lentilhas, possui a fama de ter propriedades antiflatulencia. Assafétida é um ingrediente importante do lanche chamado cheewra – uma mistura de grãos, frutas secas, e especiarias. Ele pode ser adicionado a pratos de peixe de sabor e vegetais. Uma pitada pode ser frita em óleo quente antes do resto dos ingredientes serem cozidos.

Utilização/Preparo:

Ele está disponível em blocos, de textura semelhante à cera, pedaços ou em pó. Em blocos temos a Assafética mais pura, mas em pó é o mais conveniente para evitar o cheiro desagradável. Use-a em pequenas quantidades, como fazem na cozinha indiana, especialmente a cozinha vegetariana.
Ela dá um sabor delicado aos pratos de peixe fresco e salgado. Cuidado, é um tempero muito forte: use apenas uma pitada ou uma tira, em pequenas quantidades, pois ele tem um sabor amargo. A Assafétida é extremamente desagradável se provado in natura.
Ela pode ser usada para realçar o sabor dos peixes e pratos de legumes. Adicione-a sopa e molhos, ou receitas vegetarianas, como um dahl indiano, um purê feito de lentilhas, grão de bico ou ervilhas, batatas ou pratos picantes. Vão bem com legumes, como as beringelas. É um tempero essencial se você estiver indo para tentado a sua sorte na culinária indiana.

Conservação:

O seu odor, quando crus, é tão forte que ele deve ser armazenado em recipientes hermeticamente fechados, caso contrário o aroma irá contaminar outras especiarias armazenadas nas proximidades.

Algumas Receitas:

Khira Raita (Salada de Pepino com Iogurte)

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
2 Pepinos médios
250 g de iogurte
1/2 colher de chá de semente de cominho
1/2 colher de chá de garam massala
2 colheres de chá de suco de limão
1/4 de colher de chá de pimenta do reino
2 pitadas de assafétida
1/2 colher de chá de sal

Modo de preparo:
Numa panela sem gordura, doure ligeiramente o cominho e triture-o. Descasque e corte o pepino. Junte todos os ingredientes, misture bem e sirva frio.

Dahl (Sopa de Ervilhas Partidas)

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
500g de ervilha partida
1 pimentão verde picado em cubinhos
1/2 couve-flor ou brócolis em florzinhas
3 colheres de sopa de ghi (manteiga clarificada)
2 pimentas vermelhas (dedo de moça)
3 folhas de louro
1 colher de chá de curry
1 colher de chá de cominho
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de sobremesa de gengibre ralado
1 pitada de assafétida
sal marinho a gosto
Modo de preparo:
Cozinhe as ervilhas partidas em uma panela de pressão, com o louro, uma colher de ghi e sal até que os grãos estejam macios.
Aqueça o ghi à parte e em seguida coloque a assafétida. Deixe dourar e exalar perfume. Junte a pimenta, o gengibre e o pimentão, acrescente em seguida a couve-flor, tampe e deixe cozinhar. Coloque menos que a metade de um copo de água e ferva até que a couve-flor esteja macia, e vá acrescentando pouca água. Junte com a ervilha previamente cozida e guarneça com cheiro verde.
Sirva com arroz simples.

Arroz com Ervilha

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
½ xícara de chá de castanhas de caju picadas e torradas
4 colheres de sopa de gengibre fresco ralado
12 colheres de chá de coentro fresco picado
3 colheres de chá de manteiga clarificada
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de chá de cúrcuma
¼ de uma couve-flor cortada em pedacinhos
2 pimentas frescas amassadas
pimenta do reino a gosto
uma pitada de assafétida
200 g de arroz
250 g de ervilha
2 tomates picados
sal marinho a gosto

Modo de preparo:
Ferva a ervilha em água salgada e aromatizada com a cúrcuma, até ficar macio.
Numa outra panela, aqueça a manteiga e nela doure o cominho, a pimenta e o gengibre. Junte a assafétida e a couve-flor e deixe cozinhar por 15 minutos ou até que comecem a aparecer manchas escuras. Coloque o arroz, cubra com água e misture bem. Deixe levantar fervura, baixe o fogo e tampe. Mexa de vez em quando para evitar que grude no fundo da panela.
Cinco minutos antes de retire, misture os tomates, a pimenta-do-reino e as castanhas de caju. Antes de servir, deixe derreter um pedaço de manteiga sobre o arroz e guarneça com coentro picado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário