A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

AZEDINHA

Dados Gerais:



Existem diversas variedades de azedinha, todas muito antigas, tendo seu nome derivado de sua própria acidez. A Azedinha (Rumex acetosa) planta com folhas compridas, lisas e largas e sabor azedo  e a Azedinha Red (Rumex sanguineus) planta com folhas compridas, lisas e largas, de aproximadamente um metro de altura. Esta variedade tem folhas avermelhadas com caule e nervatura vermelha. Ela é  menos azeda do que a rumex acetosa e por isso a preferida dos coziheiros.. São duas das várias espécies cultivadas para serem usadas  como vegetais verdes ou ervas.

Utilização/Preparo:

A azedinha pode ser usada como vegetal verde ou erva. Na França, é muito usada na sopa de azedinhas e no saumon à oseille (salmão com molho de azedinha). A azedinha é facilmente transformada em purê, sendo a base ideal de um excelente molho para acompanhar peixe cozido ou ovos. Devido à sua acidez, atua como um amaciador de carnes e pode ser enrolada em volta de carnes mais rijas, antes de assar. Suas folhas podem ser servidas como salada ou acrescentadas a uma salada mista para conseguir um aroma mais refrescante. As folhas também podem ser picadas e acrescentadas a requeijão e iogurte. A azedinha cai muito bem em molho para salmão ou em sopas.

Conservação:

Como se conserva fresca por pouco tempo deve ser consumida logo após a colheita. Depois de limpa e colocada em saco plástico, pode ficar na gaveta da geladeira durante 2 ou 3 dias, no máximo.

Cuidados na Compra:

Escolha as folhas mais viçosas e que não estejam manchadas nem murchas.

Cuidados no Uso:

Contém ácido oxálico e não deve ser consumido em grandes quantidades.

Curiosidades:

Já eram usadas no Egito dos faraós, e ainda hoje são utilizadas na cozinha moderna egípcia. 

Os antigos gregos e romanos usavam a acidez da azedinha para ajudar na digestão e contrabalançar os efeitos da comida suculenta. 

A azedinha sempre foi uma erva popular em toda a Europa, especialmente na França, onde ainda é grande sua popularidade.

Algumas receitas:

Salada de Pão Amanhecido

Rendimento:
6 porções

Ingredientes:
6 pães francês
3 tomate sem casca e sem sementes
2 xícaras de chá de azedinha picada
2 colheres de sopa de suco de limão
10 azeitonas verde picadas
1 cebola roxa picada
1 maço de salsinha picada
1 xícara de chá de cebolinha verde picada
azeite de oliva e sal a gosto

Modo de preparo:
Corte os pães ao meio e raspe com um garfo o miolo tomando cuidado para não se quebrarem, molhe as cascas dos pães com água até umedecerem, depois de úmidos esprema os pães nas mãos e coloque em uma travessa para salada. Pique a cebola e coloque em uma vasilha com água e gelo por uns quinze minutos. Corte bem miudinho a azeitona, palmito, tomate, salsinha, cebolinha, azedinha e misture tudo com o pão inclusive a cebola. Tempere com o limão, sal e a pimenta do reino a gosto e regue com bastante azeite de oliva. Deixe uma meia hora na geladeira para servir bem fria.

Sopa de Azedinha

Rendimento:
2 a 4 porções

Ingredientes:
2 colheres de sopa de manteiga
250 g de azedinha
sal e pimenta a gosto
½ kg de batatas
1 gema

Modo de preparo:
Refogar a azedinha em metade da manteiga. Juntar 2 litros d'água fria e as batatas cortadas em pedaços pequenos. Cozinhar em fogo lento durante 1 hora e 30 minutos aproximadamente. Passar pela peneira, tornar a levar ao fogo para esquentar. Misturar a gema com uma concha da sopa, colocar no fundo da sopeira, juntamente com a manteiga. Despejar por cima a sopa a ferver e servir.

Receita de Salmão com Azedinha

Rendimento:
4 porções

Ingredientes:
Salmão
04 escalopes de salmão de 100 a 120g cada
Sal e pimenta a gosto
Molho
250 ml de vinho sauvignon blanc
125 ml de vermute ou martini
2 chalotes ou cebolas roxas picadas
375 ml de creme de leite
Folhas de azedinha a gosto
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Tempere o salmão com sal e pimenta. Grelhe rapidamente numa frigideira teflon bem quente, deixando o escalope mal passado. Reserve.
Misture e reduza o vinho, o vermute e a échalote. Coloque o creme de leite e deixe ferver. Tempere com sal e pimenta. Acrescente a azedinha picada.
Coloque o molho cobrindo toda a superfície do prato. Coloque por cima o escalope de salmão. Sirva imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário