A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

quinta-feira, 8 de setembro de 2011


AZEITE DE DENDÊ

Dados Gerais: 

O dendezeiro (Elaeis guineensis), também conhecido como palmeira-de-óleo-africana, aabora, aavora, palma-de-guiné, palma, dendém (em Angola), palmeira-dendém ou coqueiro-de-dendê, é uma palmeira originária da Costa Ocidental da África (Golfo da Guiné). Seu fruto é conhecido como dendê, e seu óleo como azeite de dendê ou óleo de palma. Essa palmeira foi introduzida, adaptada e naturalizada em todas as regiões tropicais do globo. No Brasil, as primeiras sementes do dendezeiro foram trazidas há mais de três séculos, pelos antigos escravos africanos. Atualmente, as maiores plantações de dendê estão concentradas no Pará, no Amazona s, no Amapá, em Minas e na Bahia.

Com sabor doce, aroma forte, consistência densa o azeite-de-dendê  é rico em provitaminas. Como ingrediente da culinária baiana, o azeite-de-dendê foi empregado com sabedoria ancestral, de origem sagrada, nascida nos candomblés da África negra. Até os dias atuais, este elemento tem sido parte fundamental na elaboração dos principais pratos da cozinha baiana. É, no entanto, nos efeitos para a saúde do homem que os defensores do dendê encontram seus principais argumentos. Enquanto a extração e refino do óleo de palma são feitos de forma física (natural), os da soja, por exemplo, dão-se por meios químicos. Para produzir gorduras sólidas, a soja requer hidrogenação do óleo de modo artificial, o que acaba resultando num produto semelhante ao de origem animal.

Utilização/Preparo:

O azeite de dendê, azeite de dendém ou óleo de palma é um azeite popular nas culinárias brasileira e angolana e, também, no candomblé. Indispensável na cozinha afro-brasileira, é utilizado em pratos como caruru, vatapá, acarajé, bobó de camarão, abará, entre outros. Em Angola, é usado, por exemplo, na preparação da moamba de galinha.

Conservação:

Guarde na própria embalagem, em local fresco, arejado e seco.

Cuidados na Compra:

O azeite de dendê é excelente para a saúde porque é riquíssimo em vitamina A, mas é necessário que esteja cru e seja de boa procedência, ao adquirir o azeite procure se certificar sobre sua acidez, que deverá ser baixa.

Cuidados no Uso:

De ser usado moderadamente, pois é tão calórico quanto os demais óleos vegetais.

Curiosidades:

Acredita-se que o dendezeiro foi introduzido no Brasil pelos negros escravizados. 

Dele extrai-se também o vinho de dendê ou vinho de palma, de cor branquicenta, espumante e agridoce, o que se dá por meio de uma incisão na parte superior do espique ou logo abaixo da inserção das espatas do dendezeiro. 

Hoje anda distante da mesa afro-brasileira e desaparecido dos rituais religiosos nos terreiros de candomblé, mas no Brasil escravocrata era comercializado nos tabuleiros e bancas das “vendedeiras de rua”.

O dendezeiro é a planta produtora de óleo com melhor rendimento. Produz 2 vezes mais óleo que o coco e, 10 vezes mais que a soja. Sua manteiga pode ser usada na fabricação do chocolate em substituição à de cacau.

A amêndoa de dendê é usada pela farmacêutica doméstica para aliviar edemas das pernas, cólicas abdominais e cansaço das vistas.

Algumas receitas:

Bobó de Abóbora

Rendimento:
6 porções

Ingredientes:
1 kg de camarão rosa
Sal e pimenta do reino branca a gosto
2 colheres de sopa de suco de limão
1 1/2 kg de abóbora moranga cozida e espremida
2 vidros de leite de coco
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de azeite de dendê
2 cebola picadas
2 dentes de alho amassados
2 tomate picados
1 pimentão verde picado
1/2 xícara de chá de cheiro-verde picado
Uma pitada glutamato monossódico

Modo de preparo:
Tempere o camarão com sal, glutamato monossódico, pimenta e suco de limão.
Cozinhe a abóbora e bata no liquidificador com o leite de coco. Aqueça os azeites e refogue a cebola, o alho, os tomates e o pimentão. Junte o camarão e cozinhe por 15 minutos. Acrescente a massa da abóbora e cozinhe por mais 2 minutos sem parar de mexer. Sirva com arroz e batata palha.

Farofa de Dendê

Rendimento:
4 porções

Ingredientes:
3 colheres de sopa de azeite de dendê
200 g de farinha de mandioca crua
sal a gosto

Modo de preparo:
Leve o dendê ao fogo. Quando estiver quente, misture a farinha e vá mexendo para que fique bem amarelinha por inteiro. Salgue a gosto.

Frango ao Molho de Amendoim

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
1 kg de amendoim torrado
1 kg de coxa com sobre coxa de frango
4 colheres de sopa de azeite de dendê
4 cebola picadas
sal a gosto

Modo de preparo:
Frite as cebolas no azeite dendê até dourar. Em seguida, coloque o frango (bem lavado e sem pele). Frite o frango com a cebola e sal a gosto, até ficar bem frito. Bata no liquidificador o amendoim com um pouco de água (o creme pode ficar mais grosso ou não, dependendo da quantidade de água). Despeje o amendoim batido em cima do frango e deixe em fogo baixo por 15 minutos. Sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário