A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

sábado, 10 de setembro de 2011

ALHO PORÓ

Dados Gerais:


O alho-poró (Allium porrum), chamado também alho-porro ou alho-francês é uma planta conhecida desde a antiguidade pelos egípcios, gregos e romanos, inclusive com diversas citações bíblicas. Atualmente encontra-se difundido pelo mundo inteiro, com crescente popularização e consumo. É uma planta herbácea, do mesmo gênero que o alho e a cebola. Produz as folhas e o talo no primeiro ano após o plantio e reproduz-se no segundo ano, florescendo e frutificando.
Suas folhas são longas, largas, suculentas e verdes, com bainhas compridas que se sobrepõem recobrindo o falso caule, formando o "talo" tenro, branco e comestível, dilatado na base. Suas raízes são fasciculadas e pouco profundas. As inflorescências grandes e de aspecto esférico, são do tipo umbela  e contém numerosas flores brancas, róseas ou roxas. Após a polinizaçã  o, formam-se os frutos do tipo cápsula trigona e as sementes pequenas, pretas e achatadas, com superfície enrugada, semelhantes às da cebola.
O alho-poró é uma deliciosa hortaliça que pode ser utilizada crua ou cozida fria como salada e em pratos quentes. Seu sabor é mais delicado, doce e suave que o da cebola, e é muito utilizado na culinária francesa e japonesa, geralmente em recheios de quiches e tortas, ou em refogados rápidos de legumes. A parte branca é a mais consumida e com maior variedade de preparações, mas as folhas verdes são também utilizadas para temperar molhos e sopas. A indústria de alimentos aproveita o alho-poró desidratado para a produção de sopas e temperos.

Utilização/Preparo:

Para preparar o alho-poró corte a extremidade da raiz, deixando apenas as partes brancas e verdes claras. Abra-o no sentido do comprimento até o centro e lave-o bem retirando toda a sujidade. Se for cozinhá-lo, coloque o alho-poró em uma panela com água fria e cozinhe por 20 minutos. Em seguida, escorra bem para tirar todo o excesso de água. Se forem cortados em rodelas ou picados, disponha-os em uma peneira ou escorredor e lave sob água corrente, parando o cozimento.
Para refogar o alho-poró limpe, pique e coloque em uma frigideira com um pouco de azeite de oliva e algum caldo (ou água). Para ½ kg de alho-poró use 3 colheres (sopa) de azeite e 5 colheres (sopa) de caldo de carne ou de legumes ou, ainda, água. Tampe a panela e cozinhe até ficarem macios.
Caso prefira o cozimento no vapor, escolha os alho-porós mais novos, assim eles estarão mais macios. Neste método, o cozimento do legume picado é de 5 a 7 minutos.
O alho-poró é usado principalmente no preparo de sopas e ensopados, mas experimente usá-los nos recheios de tortas, carnes e no preparo de molhos para massas. Com certeza a sua preparação vai ganhar um delicioso aroma e sabor.

Conservação:

O alho-poró deve ser armazenado na geladeira, na gaveta apropriada para legumes por até duas semanas. Depois de cozido, este tempo se reduz para dois dias. Se guardar por mais tempo ele começa a deteriorar-se, tornando os seus nutrientes indisponíveis.
O alho-poró pode ser congelado depois de bem higienizado e branqueado por 2 minutos. O tempo de armazenamento desta maneira é de até 3 meses, contudo há uma leve alteração no seu sabor e textura.

Cuidados na Compra:

O alho-poró pode ser encontrado durante o ano todo, mas os meses de safra concentram-se no inverno, quando o legume tem sabor mais suave e adocicado.
Quando for comprar o alho-poró verifique a parte branca do legume: deve estar lisa, sem manchas escuras e firmes. Evite aqueles com a parte branca mole ou enrugada.

Cuidados no Uso:

São contra indicado para pessoas com úlceras gastroduodenais, gastrite e fraqueza estomacal, não é aconselhado para mães que estão amamentando, pois impregna o leite e pode causar cólicas nos bebês.

Curiosidades:

O alho-porro era já utilizado pelos antigos Egípcios, Gregos e Romanos que depois levaram o vegetal a diversas partes da Europa.

É um dos símbolos nacionais do País de Gales, fazendo parte dos rituais do dia de São David, altura em que é tradição os galeses envergarem a planta. De acordo com a mitologia do País de Gales, São David ordenou aos seus soldados galeses, que envergassem a planta nos seus elmos numa batalha contra os Saxões que teria ocorrido num campo de alhos-porros. É provável que esta história tenha sido concebida pelo poeta inglês Michael Drayton mas sabe-se que a planta é um símbolo deste povo desde épocas antigas. Por exemplo, Shakespeare refere-se à tradição de envergar o alho-porro na sua peça Henrique V, onde Henrique diz a Fluellen que está envergando o alho porro "for I am Welsh, you know, good countryman" ("porque sou galês, bem sabes, caro compatriota").

Algumas receitas:

Quiche de Alho-Poró

Rendimento:
6 porções

Ingredientes:
Massa
1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
1 ovo
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de água
Recheio
2 xícaras de chá de creme de leite fresco
2 xícaras de chá de leite
noz-moscada a gosto
pimenta-do-reino branca moída a gosto
4 unidades de ovo
1/2 unidade de alho-poró refogado
20 g de Mussarela
20 g de emmenthal

Modo de preparo:
Massa
Em uma tigela, coloque a farinha, o ovo, a manteiga e mexa bem. Adicione a água e mexa. Coloque em uma bancada e comece a amassar com as mãos. Quando estiver homogênea, leve para descansar na geladeira por 30 minutos. Depois, abra a massa e coloque em uma fôrma, retirando o excesso de massa. Enquanto prepara o recheio, deixe a massa descansar novamente na geladeira.
Recheio
Em uma tigela, coloque o creme de leite fresco, o leite, a noz-moscada, pimenta-do-reino e os ovos. Mexa bem. Retire a fôrma de geladeira e forre a massa com o alho-poró, a mussarela e o emmenthal. Por cima, despeje o recheio. Leve me forno pré-aquecido por 30 minutos.

Alho-Poró Toscano

Rendimento:
4 porções

Ingredientes:
4 unidades de alho-poró (apenas a parte branca)
4 tomates sem pele e sem sementes, cortados em cubos
2 colheres de chá de orégano fresco
100g de mussarela de búfala cortada em cubos
2 colheres de chá de azeite
sal a gosto

Modo de preparo:
Corte o alho-poró em 4 palitos. Misture o alho-poró e o tomate, com o orégano, o azeite e o sal em um refratário e asse por aproximadamente 20 minutos.
Acrescente os cubos de queijo e leve ao forno para gratinar por cerca de 10 minutos.

Creme de Alho-Poró

Ingredientes
2 colheres de manteiga
2 cebolas picadas
4 talos de alho-poró picados
4 batatas cozidas em 1 litro e meio de água
pimenta do reino a gosto
sal a gosto
1/2 litro de creme de leite fresco

Modo de preparo
Refogue na manteiga, as cebolas e o alho-poró.
Adicione as batatas com água. Coloque a pimenta do reino, o sal e o creme de leite. Bata no liquidificador e sirva quente.



TABELA DE COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Resultado da busca na Base de Dados de Nutrientes do USDA SR14

Alho-poró, (bulbo e parte inf. da folha), cru

Nome científico:    Allium ampeloprasum

NDB No:    11246

Nutrientes

UnidadeValor por 100 g
Relacionados
Águag83
Caloriaskcal61
Proteínasg1.5
Lípides totais (gordura)g0.3
Carboidratos, por diferençag14.15
Fibra total dietéticag1.8
Cinzasg1.05
Minerais
Cálcio, Camg59
Ferro, Femg2.1
Magnésio, Mgmg28
Fósforo, Pmg35
Potássio, Kmg180
Sódio, Namg20
Zinco, Znmg0.12
Cobre, Cumg0.12
Manganês, Mnmg0.481
Selênio, Semcg1
Vitaminas
Vitamina C, ácido ascórbico totalmg12
Tiaminamg0.06
Riboflavinamg0.03
Niacinamg0.4
Ácido pantotênicomg0.14
Vitamina B6mg0.233
Folato totalmcg64
Vitamina B12mcg0
Vitamina AUI1667
Vitamina A, RAEmcg_RAE83
Lípides
Ácidos graxos, total saturadosg0.04
Ácidos graxos, total mono-insaturadosg0.004
Ácidos graxos, total poli-insaturadosg0.166
Colesterolmg0
Fonte: USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14 (Julho 2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário