A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

sexta-feira, 9 de setembro de 2011


AMCHOOR

Dados Gerais: 


Originária da Índia, a manga é um dos frutos tropicais mais desejados e populares. O pó de manga, ou amchoor, é preparado com mangas verdes (não amadurecidas) secadas ao sol e depois cortadas em fatias e moídas.
Usado como agente de acrimônia, dá um gosto acre e picante à comida. No Ocidente, é encontrado em especiarias orientais. As fatias de mangas secas são de cor marrom-amarelado claro; o pó é cor de areia e tem um gosto nítido e ácido, lembrando o limão.

Utilização/Preparo: 

Uso como condimento: Substituição de lima, limão ou polpa de tamarindo. Amchoor é usado para adicionar um sabor frutado azedo picante nos pratos como caril, sopas, saladas, fritos, marinados, peixe, frango, lentilhas.

Algumas receitas:

Aloo Gobi com Ervilhas                                   

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes: 
1/2 couve-flor (raminhos separados)
2 batatas grandes cortadas em cubos grandes
1/2 xícara de chá de ervilhas frescas ou congeladas
2 colheres de chá de sementes de coentro em pó
1/4 colher de chá de cúrcuma
1/4 colher de chá de pimenta vermelha em pó
1 colher de chá de amchoor
1/2 colher de chá de sementes de cominho inteiras
2 pimentas malaguetas cortadas ao meio
1 1/2 colher de chá de gengibre ralado
1 folha de louro
1 colher de sopa de óleo
sal a gosto

Modo de preparo:
Junte a cúrcuma, a pimenta em pó, o coentro e o amchoor, com de água suficiente para formar uma mistura rala. Aqueça o óleo e coloque as sementes de cominho, quando começarem a estalar, adicione a pimenta malagueta e o gengibre. Em seguida, acrescente a mistura de especiarias e a folha de louro. Deixe ferver e secar um pouco e as especiarias começarem a ficar aromáticas. Adicione primeiro as batatas. Misture bem e coloque um pouquinho de água quente só para que cozinhem devagar no vaporzinho. Tampe e deixe em fogo baixo mexendo esporadicamente. Quando estiverem quase amaciando, na metade do cozimento, coloque a couve-flor, mexa, tampe e deixe cozinhar até amaciar a gosto. Antes de retirar do fogo, coloque as ervilhas, dando tempo suficiente para que cozinhem.

Pakoras

Rendimento:
12 porções

Ingredientes:
2 cebolas grandes picadas grossas
150 g de farinha de grão
1/2 colher de chá de sementes de ajowan
1/2 colher de chá de garam masala
1/4 colher de chá de assafétida
1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de cominho em pó
1/2 colher de chá de coentro em pó
1/2 colher de chá de pimenta vermelha em pó
1/2 colher de chá de amchoor
1      colher de sopa de suco de limão
1/2 colher de chá de cúrcuma em pó
1      colher de chá de pasta ou raspa de gengibre
1/2 colher de chá de alho em pó
água para misturar
sal a gosto
óleo para fritura

Modo de preparo:
Peneire a farinha de grão em uma tigela média. Misture todos os ingredientes exceto a cebola. Faça um buraco no centro, aos poucos despeje a água e misture até formar uma massa grossa e lisa. Deixe repousar aproximadamente 10 minutos, em seguida adicione a cebola e misture bem, ter a certeza que a cebola esteja bem revestida. Aqueça o óleo em uma frigideira profunda ou um wok em fogo médio 375 graus  ( F 190 graus C ) Levante um montão da massa com uma colher e frite em pequenos lotes até dourar - cerca de 4 a 5 minutos. Retire com uma escumadeira. Escorra em papel da cozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário