A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

quarta-feira, 7 de setembro de 2011


BERBERE

Dados Gerais:

É uma mistura feita de pimenta malagueta, cardamomo, pimenta da Jamaica, pimenta do reino preta, cominho, coentro, ajowan, gengibre, feno grego, cravo, noz-moscada e sal.
O nome desta mistura tem origem em uma tribo africana nômade conhecida como Berbere, que, em português, significa "homens livres".
Na Etiópia o berbere leva dias para ficar pronto, pois as pimentas são secas ao sol, moídas e depois secas novamente. Após este processo, a mistura é guardada até três meses.

Utilização/Preparo:

Devemos usá-la em pequenas quantidades para temperar cozidos, ensopados de frango, carnes e cordeiro. Podemos utilizar outras pimentas uma vez que os ingredientes variam dependendo do gosto de cada pessoa.
 
Receita Básica

Ingredientes:
2 colheres de chá semente de cominho
4 cravos
¾ colher de chá de sementes de cardamomo
½ colher de chá de pimenta preta em grão
¼ colher de chá pimenta da Jamaica em grão
1 colher de sopa de semente de feno grego
½ colher de chá de semente de coentro
8 chillis pequenos ou pimenta malagueta
½ colher de chá de gengibre fresco ralado
1 colher de chá de gengibre seco em pó
¼ colher de chá de turmeric
1 colher de chá de sal
2 ½ colheres de sopa de páprica doce
1/8 colher de chá de canela
1/8 colher de chá de cravo moído

Modo de preparo:
Junte todos os ingredientes em uma frigideira e leve ao fogo baixo por 2 min. misturando constantemente. Quando estiver pronto guarde em vidro ou plástico bem fechado. Essa mistura de temperos dá um sabor exótico ao prato.

Algumas receitas:

Frango Etíope

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
1 1/2 kg de frango em pedaços (peito, coxa, sobre coxa)
1/3 xícara (chá) de manteiga
1 dente alho amassado
2 colheres de chá de berbere
3 colheres (chá) de massa de tomate
1/2 colher (chá) de pimenta em grão moída
1/2 xícara (chá) caldo de galinha
3 cebolas grandes picadas
1 ovo duro por pessoa

Modo de preparo:
Tire a pele do frango e dê uns talhos para que o molho penetre. Derreta a manteiga em uma panela grande e doure a cebola e o alho por 5 minutos (ou até estar transparente). Junte 1 colher de sopa de berbere e em seguida a massa de tomate. Cozinhe em fogo bem baixo por 15 minutos. Coloque o frango, 1 pedaço de cada vez, e mexa para que fique todo coberto com o molho. Cozinhe em fogo bem baixo por 20 minutos. Cozinhe os ovos. Arrume em um prato de servir e salpique ovo amassado. Coloque caldo de galinha se começar a secar e o frango não estiver cozido.

Tajine de Carne com Legumes

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
500 g de carne moída
1 colher de chá de páprica picante
25 g de farinha de rosca
2 colheres de sopa de leite
salsinha fresca e cominho fresco a gosto
1 colher de chá de azeite
¼ de cebola picadinha bem miudinha
sal e pimenta-do-reino a gosto
Para o tajine:
2 colheres de sopa de azeite
½ cebola picadinha
3 colheres de sopa de extrato de tomate
2 tomates sem pele e sem semente, cortado em cubinho
1 batata descascada e cortada em fatias bem finas
1 cenoura pequena cortada em rodelas
4 mini-cebolas
1 colher chá de cúrcuma
1 colher chá de berbere
salsinha fresca picadinha a gosto
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo
Almôndegas:
Em um recipiente fundo, misture o leite com a farinha de rosca. Em seguida coloque a carne e o restante dos ingredientes. Amasse bem e faça pequenas almôndegas. Reserve.
TaJine:
Aqueça o azeite e refogue a cebola. Em seguida, coloque o extrato de tomate concentrado diluído em água e mexa bem. Acrescente os tomates, salgue e coloque a cúrcuma, a pimenta do reino e o berbere. Mexa bem e adicione a salsinha picadinha, a batata, a mini-cebola e a cenoura. Deixe cozinhar no fogo médio por aproximadamente 10 minutos. Em seguida, acrescente as almôndegas, tampe e deixe no fogo por aproximadamente 2 horas para a carne e os legumes cozinharem lentamente. Sirva quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário