A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

BICARBONATO DE AMÔNIA

Dados Gerais:

Bicarbonato de amônia ou sal de amoníaco é o composto químico de fórmula NH4HCO3, foi utilizado antes do advento do bicarbonato de sódio e do fermento em pó. É um agente de fermentação químico originalmente feito dos chifres de veados.
Quando aquecido, o bicarbonato de amônia se decompõe em amônia (NH3), água e dióxido de carbono. É um fermento utilizado no preparo de pães, bolos e biscoitos, para dar crocância.




Utilização/Preparo:

O Bicarbonato de Amônia é um fermento de ação rápida, a propriado para biscoitos e bolachas, deixando-os mais crocantes e leves

Conservação:

Mantenha o produto em embalagens perfeitamente fechadas e em locais ventilados e secos. Evite armazená-lo em locais quentes. Por possuir um odor característico, recomenda-se não deixá-lo próximo a alimentos que absorvam odores do ambiente.

Cuidados na Compra:

Tome cuidado ao pesquisar ou comprar, pois existem produtos com nomes parecidos e que são prejudiciais à saúde, por exemplo, o carbonato de amônia não é para fins alimentícios.

Cuidados no Uso:

O pó pode causar irritação do nariz, garganta e pulmões. Vapores de amônia liberados mediante a decomposição podem provocar irritação das vias respiratórias superiores, com tosse, vômito e vermelhidão nas mucosas. Grandes doses orais podem causar irritação ao trato gastrointestinal.

Curiosidades:

O Bicarbonato de Amônia é o agente de crescimento preferido na produção de biscoitos e crackers. 

O bicarbonato de amônia reage rapidamente na presença de umidade e/ou de calor liberando os gases NH3 + CO2, os quais fazem crescer a massa. 

O Bicarbonato de Amônia aumenta a expansão dos biscoitos, ajuda a formar um aspecto mais uniforme.

Algumas receitas:

Biscoitos Palito
 
Rendimento:
10 porções

Ingredientes:
1 colher de sopa rasa de bicarbonato de amônia
2 colheres de sopa de gordura vegetal
1 colher de café de sal
2 e ½ copo americano de farinha de trigo
½ copo de água
1 ovo

Modo de preparo:
Misturar tudo, sovar bem, deixar descansar por 15 minutos e fazer os biscoitos. Assar em fogo moderado até que os biscoitos fiquem bem coradinhos.

Rosquinhas de amoníaco

Rendimento:
60 porções

Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo
2 colheres de sopa bem cheias de bicarbonato de amônia
2 colheres de sopa de margarina
7 colheres de sopa  de açúcar
1 colher de sobremesa de sal
5 ovos
Leite suficiente para o ponto de enrolar as rosquinhas

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes, colocando o leite até dar ponto para enrolar as rosquinhas. Coloque em tabuleiro untado e leve ao forno ate corar, cerca de 20 minutos no forno à 180 oC.

Biscoito de Polvilho Doce

Rendimento:
8 a 10 porções

Ingredientes:
½ kg de polvilho doce
1 ¼ de copo de óleo
1 copo de água
1 colher de sobremesa de bicarbonato de amônia
6 ovos

Modo de preparo:
Misture tudo, enrole os biscoitinhos e ponha para assar em forno à 180 oC, por cerca de 20 a 30 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário